Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ A alta na morte de ciclistas, os crimes no litoral e outras notícias desta terça

Edição #1557

✉️ A alta na morte de ciclistas, os crimes no litoral e outras notícias desta terça
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Bom dia! O ciclista que morreu após ser atropelado na Cidade Baixa, no final do ano passado, recebe nesta noite uma homenagem organizada por grupos ligados ao pedal. O caso se soma a outros episódios que, juntos, fizeram de 2025 o ano mais violento para quem usa bicicleta em Porto Alegre, como mostra a reportagem de Tiago Medina. Você vai ler também como o desinteresse político ajudou a manter no papel um plano robusto de ciclovias.

Nesta edição, trazemos ainda os dados de criminalidade registrados no litoral durante o verão, e repercutimos uma denúncia envolvendo a Secretaria da Mulher.

Na cultura, Roger Lerina publica hoje a resenha do filme norueguês Valor Sentimental, pré-selecionado ao Oscar e vencedor de um Globo de Ouro.

Mais tarde, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a newsletter de Juremir Machado da Silva, com a coluna do dia em primeira mão e conteúdos exclusivos para apoiadores.

☀️
Previsão do tempo: O sol predomina hoje na capital, embora haja o aumento de nuvens. No fim da tarde, há risco de pancadas de chuvas. Chega a fazer 32°C.

Ano de 2025 foi o mais letal para ciclistas em Porto Alegre

A morte de Carlos Leandro Trindade da Silva, de 51 anos, no último dia 30 de dezembro, virou um triste epílogo de um 2025 trágico para ciclistas em Porto Alegre. O ano que terminou foi o mais violento para quem opta pela bicicleta como meio de transporte na capital gaúcha. Ao todo, de acordo com dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram nove mortes. 

Os dados, contudo, ainda podem estar defasados, já que a EPTC fecha os números de 2025 apenas no fim de janeiro. Pode haver outros que sequer entrarão na contagem, como o próprio caso de Silva, tratado inicialmente não como um sinistro de trânsito, e sim como um possível homicídio, com o carro tendo sido usado como arma – duas semanas após a morte e quase um mês da ocorrência, a Polícia Civil ainda apura as circunstâncias.

Ao comentar o crescimento dos casos envolvendo mortes de ciclistas em 2025, a EPTC contextualizou que houve um “crescimento significativo” dos usuários de bikes em Porto Alegre, um modal que, segundo a empresa, deixou de ser usado apenas como lazer, mas também para deslocamento no cotidiano urbano. “A maior presença de ciclistas nas vias amplia a exposição a riscos e ajuda a explicar o volume de ocorrências registrado no ano.” 

Especialistas ouvidos pela Matinal apontam que, apesar de avanços, o trânsito permanece hostil a ciclistas na capital e lembram da descontinuidade do Plano Diretor Cicloviário Integrado, aprovado em 2009, mas que, até agora, não atingiu nem 20% de sua meta.

“De 15 anos para cá, o trânsito relacionado à bicicleta melhorou. Hoje eu sinto agressividade, mas menos do que antes”, comentou o ciclista Eduardo Macedo, antes de refletir: “O trânsito nada mais é que o reflexo da sociedade, e a gente ainda pega casos de gente muito ignorante”.
Leia a reportagem completa:

Ano de 2025 foi o mais letal para ciclistas em Porto Alegre
EPTC registrou nove óbitos em acidentes de trânsito. Cidade conta com Plano Cicloviário que empacou por conta de decisão política


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Roubos a lojas e casas aumentam no litoral

Primeiro balanço da Operação Verão Total apontou uma elevação nos índices de roubos a estabelecimentos comerciais e residências no litoral gaúcho entre 20 de dezembro e 6 de janeiro em um levantamento a partir de 38 municípios. No comércio, o aumento passou de dois para cinco, enquanto os registros de crimes em casas passou de sete para nove. A maioria das ocorrências foi na região Sul do estado.

As ocorrências destoam dos indicadores relacionados a crimes contra a vida, como homicídios dolosos, latrocínios, lesões seguidas de morte e feminicídios, que reduziram de 18 no verão passado para sete no atual. Estelionatos, roubos a pedestres e de veículos também tiveram queda. Cerca de 3,3 mil servidores da segurança atuam na região do litoral. Parte deles também atua nas orlas, onde 305 pessoas já foram salvas nas águas ao longo deste veraneio.

Ex-servidoras denunciam práticas da secretária da Mulher, Fábia Richter

Uma reportagem do Sul21 traz denúncias de ex-servidoras da Secretaria da Mulher do RS contra a titular da pasta, Fábia Richter, por práticas religiosas durante o expediente e pela adoção de procedimentos questionados por falta de embasamento científico no atendimento às vítimas. O caso foi levado ao Ministério Público do Estado (MPRS) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que confirmou ter recebido as denúncias. Segundo os relatos, houve ao menos cinco momentos de oração em cerca de dois meses de trabalho. Richter afirma que as dinâmicas foram pontuais e que a participação era opcional, versão que diverge do que dizem as denunciantes.

Outro ponto citado é a iniciativa de “mapeamento de agressores”, que incluiria contatos feitos pela equipe com familiares, conhecidos e locais de trabalho dos homens envolvidos nos casos, antes de haver qualquer desfecho judicial. As ex-servidoras afirmam que a medida aumentava a sensação de risco e teria sido implementada sem debate prévio com a equipe e sem metodologia definida. A secretária defende que o objetivo é identificar padrões para prevenir novas violências e diz que a pasta ainda está estruturando protocolos de atendimento.


🏄‍♀️
Surfe na Ilha dos Lobos, em Torres, pode voltar a ser permitido

Considerada um refúgio para mamíferos aquáticos como lobos, focas e leões-marinhos, a Ilha dos Lobos, localizada a 1,8 quilômetro do litoral de Torres, pode voltar a receber visitantes de uma outra espécie. Proibida há 23 anos, a possibilidade da prática de surfe no local está em análise pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conforme GZH. De julho a outubro, a região serve de repouso para animais que saem de colônias reprodutivas na Argentina e no Uruguai, rumo ao Brasil.

Os estudos que podem liberar a ilha para o esporte devem começar após o verão, segundo o ICMBio, e ainda não há prazo para a conclusão. Quem bancará os custos da pesquisa será a construtora R Dimer, ligada ao mercado imobiliário de Torres, e outras empresas nacionais e internacionais, cujos nomes não foram divulgados. Em 2025, o instituto já havia liberado passeios no mar, no entorno da ilha.

OUTRAS NOTÍCIAS
Vira o ano e o quadro se repete: emergências superlotadas em Porto Alegre fazem com que hospitais que atendem pelo SUS restrinjam atendimentos a casos mais graves.
A revitalização da orla de Ipanema, prevista para o Natal de 2025, deve ficar pronta somente em março deste ano, conforme a Smamus. Por meio de uma contrapartida, a empresa Multiplan investiu 12,2 milhões de reais na reforma.
Uma nova casa de passagem para homens em situação de rua foi aberta ontem na capital. A estrutura, a quarta do tipo na cidade, terá capacidade para receber 50 pessoas.
Atual secretário de Esporte e Lazer, Professor Tovi (Republicanos) deverá permanecer na Câmara após a cassação de Gilvani Gringo, abrindo espaço no primeiro escalão da prefeitura.
Diversos espaços públicos da capital oferecem programação cultural neste verão, entre mostras artísticas, sessões de cinema, contação de histórias e apresentações musicais e teatrais. Confira aqui as principais atrações.
O governo do RS conseguiu a liberação de 50 milhões de reais em recursos que estavam em recuperação, desde a extinção da Companhia de Habitação do estado (Cohab), o que permitirá a construção de mais de 600 novas casas.
Em 2025, 661 crianças foram adotadas no RS, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do estado.
A Fepam concedeu licença de operação para uma planta de produção de biometano em São Leopoldo. O combustível é considerado menos nocivo ao meio ambiente, e a estrutura será a segunda do tipo no Rio Grande do Sul.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

CULTURA

“Valor Sentimental” retrata dolorosa reconciliação familiar

Foto: Retrato Filmes

Pré-selecionado ao Oscar em três categorias e com oito indicações no Globo de Ouro, o filme norueguês Valor Sentimental (2025) é mais um grande filme do diretor e roteirista Joachim Trier. O novo drama do realizador dinamarquês ecoa o mestre Ingmar Bergman no retrato de uma dolorosa tentativa de reconciliação familiar de duas irmãs com o pai cineasta ⎯ explorando memórias, ausências e o papel da arte na reparação. Leia a resenha de Roger Lerina.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!