Bom dia! 🎠 Já em ritmo de carnaval, o repórter João Neto conversa com a historiadora e professora da UFRGS Fernanda Oliveira, uma das autoras do samba-enredo da Portela. A tradicional escola de samba carioca vai levar à avenida histórias da negritude gaúcha.
Também sobre carnaval, fica o convite para você acessar o nosso guia de blocos de rua e das escolas de samba de Porto Alegre, elaborado por Mariana Dawas. Já numa pauta bem menos festiva, Luiz Antônio Araújo conta das justificativas do ICE para prender um empresário gaúcho que reside nos Estados Unidos.
No espaço da Parêntese, José Damico levanta questionamentos acerca da cultura. O texto integra os materiais da edição deste final de semana da revista, que também traz ensaios, resenhas e muito mais. Amanhã, a edição da revista cultural da Matinal chega cedinho aos assinantes.
Em razão da folia do momo, a próxima edição da Matinal News sai na quarta-feira de cinzas. Até lá, boa festa e divirta-se!
Se você acredita que a Matinal é importante para Porto Alegre, considere nos apoiar. Produzimos jornalismo para quem se importa com a cidade.
Do Pampa à Sapucaí, Portela celebra a cultura afro-gaúcha domingo
Alupô, Bará! Agora faltam menos de 48 horas para a Portela mostrar que o Pampa é uma terra negra em sua essência. A escola de samba entra na Marquês de Sapucaí, sendo a terceira a desfilar, nas primeiras horas de segunda-feira, entre 0h55 e 1h15. Inspirado na história do Príncipe Custódio, do batuque e na lenda do Negrinho do Pastoreio, o enredo homenageia a cultura afro-gaúcha. Tal como o Bará, orixá das encruzilhadas, abre caminho para novos imaginários para o Rio Grande do Sul.
Conhecida como Majestade do Samba, a Portela contará com mais de 3 mil componentes, entre 25 alas, cinco carros alegóricos, três tripés (estruturas menores do que carros, com até duas pessoas), 320 percussionistas e 100 passistas. As discussões sobre o samba-enredo tiveram início em maio de 2025, e o projeto foi anunciado em junho do mesmo ano. A escrita ficou a cargo de João Vitor Silveira, Marcelo David Macedo, o carnavalesco André Rodrigues e Fernanda Oliveira, historiadora e professora da UFRGS.
Nascida em Pelotas, um dos berços do batuque no sul, Oliveira conta que as últimas semanas têm sido marcadas por grande expectativa quanto ao desempenho da Portela. Caso tenha sucesso, a águia estampada no símbolo da escola passará a carregar 23 estrelas, se consolidando como a maior vencedora do carnaval carioca.
“A Portela é a escola mais antiga, com muita tradição, é muito bonito ver a comunidade abraçando esse enredo. Tive a oportunidade de estar no último ensaio técnico e foi emocionante. Não há palavras para descrever o samba na ponta da língua, as pessoas dançando, cantando.”Leia a reportagem completa:

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Autoridades de migração dos EUA afirmam que gaúcho preso pelo ICE tinha “histórico criminal”
Preso em 28 de janeiro nos Estados Unidos, onde mora, o empresário gaúcho Maximiliano Fernandes foi acusado pelo ICE, a polícia migratória do governo Donald Trump, de ter histórico criminal, incluindo importunação sexual, agressão e sequestro. A informação constou em publicação do escritório do ICE em Boston. A Matinal tentou confirmar a informação, mas não obteve resposta junto a autoridades norte-americanas, tampouco com o Consulado do país na capital gaúcha. Por e-mail, o senador estadual de Massachusetts Jamie Eldridge, do Partido Democrata, afirmou que o brasileiro tem status legal nos Estados Unidos.
O senador afirmou que, desde a posse de Trump em seu segundo mandato, recebe uma ligação quase toda semana sobre eleitores presos pelo ICE: “A vasta maioria desses eleitores é brasileira, e quase 100% são latinos”, revelou.

Ministério da Educação credencia primeira faculdade do MST em Viamão
O Ministério da Educação (MEC) publicou na quarta-feira a portaria que credencia a Faculdade Josué de Castro, instalada no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, e vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A instituição de ensino superior é um desdobramento do Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), criado em 1995. Na ocasião, o objetivo era ofertar ensino médio e formação técnica a jovens e adultos oriundos de assentamentos.
Ao Brasil de Fato, Miguel Stédile, coordenador geral da instituição, celebrou o credenciamento e valorizou o conhecimento propagado pelo movimento. “Essa faculdade materializa tudo que o MST acumulou nas escolas itinerantes, nas escolas de assentamento, na pedagogia sem terra, na utilização de métodos com a pedagogia da alternância”, comemora.
Com o credenciamento, o MEC também autorizou o primeiro curso: Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, com 60 vagas mensais. De acordo com Stédile, o curso será voltado às empresas sociais, cooperativas da reforma agrária e empreendimentos sociais, como as cozinhas comunitárias.
Também tem folia na Ilha da Pintada: dada a proximidade com o carnaval, o Nonada publicou perfil sobre uma das principais lideranças da região, que também está retratada em um imenso mural da Cidade Baixa. Conhecida como Mãe Bia de Iemanjá, Beatriz Gonçalves Pereira preside a Escola de Samba Unidos do Pôr do Sol, e desde 1999 mobiliza recursos dentro e fora do bairro Arquipélago para que o carnaval aconteça.
Dirigente espiritual de um terreiro com mais de 60 filhos e filhas de santo e líder de duas instituições sem fins lucrativos, Bia conta que teve de enfrentar o racismo enquanto crescia na ilha, o que a levou a ter uma cabeça diferente. A ideia de criar uma escola de samba no local faz parte dessa trajetória, como lembra uma de suas filhas, hoje rainha da organização: “No início, era a criançada aqui na frente da casa da mãe que ficava tocando. Foi difícil, porque a comunidade não tinha a cultura de Carnaval. Aos poucos, foram aceitando e querendo participar”.
Vale lembrar: Mãe Bia estampa a fachada do prédio do Daer, arte que esteve para ser retirada no ano passado, mas que será mantida, como a Matinal contou.
OUTRAS NOTÍCIAS
Em março e abril, a UFRGS promoverá aulas especiais com Ailton Krenak e a ministra do STF Cármen Lúcia.
A prefeitura abriu ontem consulta pública para coletar opiniões sobre melhorias no Marinha do Brasil no trecho 3 da Orla. O objetivo é elaborar uma PPP para os locais.
Os vereadores da capital aprovaram a criação da Secretaria Municipal de Fiscalização, proposta pela prefeitura. A Matinal falou a respeito nesta reportagem.
A Defensoria Pública do Estado passará a utilizar dois imóveis cedidos pelo governo federal no RS, um em Porto Alegre e outro em Santa Maria.
A PRF apreendeu um carro com quase 700 tartarugas na BR 290, em Porto Alegre. O veículo seguia para Itajaí e não tinha licença ou autorização para transportar os animais.
O atual diretor-presidente da CEEE Equatorial afirmou que o bloqueio da Avenida Ipiranga na última quarta-feira foi um “grande mal-entendido”. Um trecho da via ficou isolado por seis horas, após possível energização.
Após recentes pesquisas em Caçapava do Sul e na região central do estado, o RS passou a entrar no mapa das terras raras no Brasil. Porém, o caminho até a extração dos elementos químicos ainda é longo, segundo especialistas.
Juremir traz um trecho de sua recente tradução de Uma temporada no inferno, de Rimbaud.
Nem toda mistura é boa
por José Damico
Não é mistura ou intercambio cultural. São, na verdade, relações de poder desiguais, onde a cultura hegemônica se apropria do que considera exótico, perpetuando estereótipos e a opressão. Ou seja, uma apropriação cultural onde o uso de elementos de uma cultura minorizada ou marginalizada por membros de uma cultura dominante, sem o devido contexto, respeito ou reconhecimento, acaba por esvaziar o significado original para fins estéticos, comerciais ou de fruição. Enquanto isso, o grupo originário continua sendo discriminado.
Leia o texto completo →CULTURA
Blocos de Carnaval ocupam ruas em cinco regiões de Porto Alegre

Nesta sexta-feira, a partir das 18h, o Bloco das Pretas leva o Carnaval para a Orla do Guaíba, com início na Usina do Gasômetro. A partir de amanhã (14) até terça-feira (17), o Circuito Oficial dos Blocos do Carnaval de Rua reúne 18 blocos em cinco regiões da cidade: Zona Norte, Cruzeiro/Santa Tereza, Restinga, Cidade Baixa e Orla do Guaíba. Acesse o guia com a programação completa elaborado pela repórter Mariana Dawas.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!

