Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ A desinformação que ameaça o Pampa, o PIB das cidades gaúchas e mais notícias desta quinta

Edição #1554

✉️ A desinformação que ameaça o Pampa, o PIB das cidades gaúchas e mais notícias desta quinta
Pecuária extensiva é essencial para manutenção dos campos nativos; proposta de Unidade de Conservação prevê valorizar pecuaristas. Foto: Giovanna Palazzi/ICMBio (Reprodução Projeto Colabora)

Bom dia! Compartilhamos hoje a denúncia do Projeto Colabora sobre uma campanha de desinformação que afeta diretamente a preservação do Pampa, bioma típico do RS que vem sendo afetado pelo avanço da agricultura nas últimas décadas.

Também estamos de olho no caso do homem em surto que foi morto por policiais em setembro, o que dizem os PIBs municipais do estado e o troca-troca de partidos na Assembleia Legislativa meses antes das eleições.

Nosso time de colunistas de hoje conta com Cláudia Tajes, alguém que, assim como muitos de nós, estava de olho nos números da Mega da Virada, e Juremir Machado, que escreve sobre a relação da esquerda e da direita com ditaduras.

Na cultura, destacamos o 14º Festival Internacional Sesc de Música. Hoje à tarde, os assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a News do Roger, com conteúdos de cultura em primeira mão.

🌦️
Previsão do tempo: Pancadas de chuva ocorrem hoje à tarde. Antes disso, a temperatura bate nos 30°C.

Campanha de desinformação movida pela extrema direita ameaça conservação do Pampa

A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Campos Missioneiros, no Rio Grande do Sul, enfrenta uma campanha de desinformação liderada por setores da extrema-direita vinculados ao agronegócio, como o senador Luis Carlos Heinze (PP) e um assessor da Farsul, Luís Fernando Cavalheiro Pires, conforme reportagem do Colabora. O projeto, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), visa proteger o Pampa, que perdeu 2,1 milhões de hectares só para o agro desde 1985, segundo o MapBiomas. O Pampa também é um dos menos protegido do país – possui apenas 3% de seu território resguardado por unidades de conservação. 

A campanha contra a APA utiliza as redes sociais para espalhar o pânico entre produtores rurais, baseando-se em narrativas mentirosas sobre desapropriações forçadas e perda de terras com a criação da unidade. A estratégia também inclui omitir a existência de processos de consulta pública e alegar, sem base verídica, que haveria proibição de lavouras ou perda de acesso ao crédito rural. A proposta, porém, não prevê nenhuma desapropriação e, mesmo na área mais restrita de refúgio de vida silvestre, existe a permissão de atividades econômicas. 

“A despeito de ser de proteção integral, permite agricultura de baixo impacto, pesquisa, visitação, produção florestal e extrativismo, ou seja, a compatibilização com a atividade produtiva, desde que não prejudique os objetivos da unidade”, descreve  Marcia Strapazzon, analista ambiental do ICMBio

A área estimada da APA Campos Missioneiros é de 160 mil hectares, abrangendo os municípios de Santiago, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Itacurubi e Unistalda, na região das Missões. A unidade, em debate desde 2007, se encontra em fase consultiva. Se efetivada, permitirá a continuidade da produção agropecuária, especialmente a pecuária extensiva, considerada essencial para a manutenção dos campos nativos. O foco é preservar espécies endêmicas e raras, como o capim barba-de-bode, o espinilho, as matas de pau-ferro e animais como o bugio preto.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Justiça determina reabertura de caso de homem em surto morto por policiais

O caso Herick Vargas, morto em ação de policiais militares chamados para contê-lo durante um surto de esquizofrenia em setembro passado, será reaberto por determinação judicial. A medida foi ordenada pela juíza Anna Alice da Rosa Schuh, do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre. O Ministério Público havia solicitado o arquivamento do caso, alegando legítima defesa dos policiais envolvidos. No entanto, a magistrada entendeu que ainda existem dúvidas relevantes sobre a versão apresentada pelos agentes. Para arquivar, é necessário que não haja controvérsias.

O Sul21 teve acesso ao documento assinado pela juíza. Nele, a transcrição dos vídeos das imagens captadas pela câmera do PM Leandro Dutra Machado indica que o policial, mesmo antes de chegar ao local, afirmou “vou ter que fritar esse louco”. Machado também admite que disparou em regiões fatais. No processo, os policiais envolvidos na morte de Herick alegam que a vítima partiu para agressão e gerou risco.

Comércio atacadista faz participação da capital no PIB do RS avançar

A participação de Porto Alegre no PIB do Rio Grande do Sul avançou entre 2021 e 2023, conforme dados do IBGE. A participação da economia da capital saltou de 14,03% para 16,11%. O impulso se deu, em especial, pelo comércio, principalmente no setor atacadista, cuja característica é se concentrar em municípios maiores. Depois de Porto Alegre, completam o top-5 dos maiores PIBs municipais gaúchos: Caxias do Sul, Canoas, Gravataí – nova integrante neste recorte – e Rio Grande.

Em nível estadual, no período, a dinâmica econômica gaúcha foi afetada por eventos climáticos – no caso, as estiagens. Os indicadores também apontaram quedas expressivas em cidades dependentes da indústria petrolífera, em razão da redução nos preços do barril de petróleo, que chegou a cair 10% do valor observado em 2022. Triunfo, com isso, deixou de ser a quinta maior economia do RS para figurar na 16ª colocação.

Dança das cadeiras pode extinguir duas bancadas na Assembleia

Neste início de ano eleitoral, um levantamento do Correio do Povo indicou que até 14 deputados estaduais poderão trocar de partido. A tendência observada aponta para uma possível extinção da bancada do Podemos e do PSDB na Casa – quatro dos cinco parlamentares tucanos já confirmaram que seguirão o govenador Eduardo Leite e migrarão para o PSD. Por outro lado, o PL, no melhor dos cenários, poderia abrigar até cinco novos integrantes, dobrando de tamanho. A janela partidária neste ano ocorrerá no período entre o início de março e de abril, seis meses antes do primeiro turno das eleições.


🐭
Mamífero ameaçado pela urbanização é visto no litoral do RS

Parente das capivaras, preás e ratões-do-banhado, um pequeno roedor ameaçado de extinção foi avistado no fim de 2025 em meio às dunas de Imbé, no Litoral Norte. Chamado de tuco-tuco-das-dunas, o mamífero figura como a espécie que corre maior risco, dentre as sete existentes no país, e sua população está distribuída na região costeira gaúcha, do Chuí a Arroio Teixeira. 

A urbanização nas praias acaba por ser um fator de risco ao bichano. Outro fator que prejudica seu habitat natural é o pisoteio, já que eles vivem em galerias subterrâneas. Para evitar maiores danos, um projeto de preservação da UFRGS passou a sinalizar a presença dos animais por meio de placas.

No final do ano passado, um estudo mostrou como a conectividade entre fragmentos de campo nativo do Pampa é essencial para a existência de outro roedor similar, que habita áreas arenosas próximas a Porto Alegre, o tuco-tuco-do-lami

OUTRAS NOTÍCIAS
A Secretaria Municipal de Educação publicou uma instrução normativa sobre casos e denúncias de violência em escolas da rede. O protocolo define situações e estabelece as ações iniciais para casos do tipo.
A prefeitura de Porto Alegre prorrogou por mais seis meses o prazo para a circulação dos carrinhos de tração humana, utilizados por catadores e recicladores.
Os tapumes que prejudicam a circulação de pedestres no Viaduto Otávio Rocha já poderiam ter sido retirados há quase um mês, informa o jornalista Jocimar Farina. O município, porém, mantém a barreira em razão de acabamentos no local.
O padre Sérgio Eduardo Mariucci seguirá como reitor da Unisinos por mais um mandato, até 2029. A cerimônia de posse foi realizada na manhã de ontem.
Começa hoje o Porto Verão Alegre, festival cultural com mais de 140 atrações espalhadas por 17 palcos da capital. Confira os primeiros eventos abaixo.
Também hoje, a partir das 18h, um ato ocorrerá em defesa da democracia, da soberania nacional e da autodeterminação dos povos da América Latina. A manifestação será na Esquina Democrática.
Em Canoas, o passe livre deve se tornar uma política pública permanente a partir de março deste ano, segundo o prefeito Airton Souza, do PL.
A UFPel deixará de usar o Sisu para o ingresso em 15 cursos, incluindo Medicina. As vagas serão mantidas e serão distribuídas a partir de processo próprio. A medida seria para reduzir a evasão.
Juremir: “Esquerda e direita sempre têm seus ditadores de estimação. A esquerda passava pano para Nicolás Maduro. A direita senta à mesa com os tiranos da Arábia Saudita”.

Pela bola 9

A fortuna não veio na última noite de 2025 por problemas técnicos. A Mega da Virada teve seu sorteio adiado e logo começaram as versões, “é culpa do Lula”, “armaram para o Lulinha ganhar a bolada” e etc. Já eu continuei relax. Depois de viver tantas décadas na pobreza, poderia esperar mais doze horas para tirar o pé da lama.

Leia a coluna completa


CULTURA

Festival Internacional Sesc de Música terá programação recorde em Pelotas

Foto: Paulo Rossi

Grandes homenagens, uma superprodução da Companhia de Ópera do RS e um concerto especial de Renato Teixeira com orquestra estão entre os destaques da programação do 14º Festival Internacional Sesc de Música, que será realizado de 19 a 30 de janeiro, em Pelotas. Serão mais de 115 apresentações gratuitas, entre concertos, recitais, espetáculos e ações comunitárias que ocuparão teatros, praças, hospitais, igrejas e outros espaços icônicos da cidade. Saiba mais aqui.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!