Bom dia! Estamos de volta com as energias renovadas e sempre gratos pela audiência e apoio de vocês, leitores e leitoras, que incentivam e apoiam o jornalismo local e independente!
Hoje, além de tratar de pautas que marcam o início de 2026 – como o aporte de mais recursos públicos no South Summit, as ideias do prefeito Melo sobre a distribuição de marmitas na rua e os cortes no orçamento na UFRGS – recuperamos assuntos e notícias do fim de 2025 que ainda vão ecoar, como a contestação de cientistas ao texto do Piratini sobre o despejo de esgoto no Rio Tramandaí e a cassação de políticos da capital e da Região Metropolitana.
Na cultura, preparamos um especial sobre o Porto Verão Alegre, que tem início nesta semana. Também trazemos a análise de Juremir Machado da Silva sobre a operação norte-americana que tirou Nicolás Maduro do poder na Venezuela, assim como a crítica de Nando Gross à elitização do futebol.
Boa leitura e bom ano!
Se você acredita que a Matinal é importante para Porto Alegre, considere nos apoiar. Produzimos jornalismo para quem se importa com a cidade.
Gestão Leite vai pagar 10 milhões de reais para usar marca South Summit por mais dois anos
O South Summit já está garantido para o próximo mês de março, em Porto Alegre. Mais que isso, o governo de Eduardo Leite (PSD) firmou um contrato de 10 milhões de reais com a Spain Startup and Investor Services para manter a compra dos direitos da marca para este ano e 2027.
O valor é quase meio milhão mais caro que o pago pelo evento em 2024. A verba deve englobar custos de uso de marca, planejamento do evento, consultoria técnica, treinamento de equipe, ações de promoção e captação de patrocínios. O contrato ainda prevê que a empresa forneça wi-fi, computadores, tendas e painéis de LED para o South Summit de Porto Alegre, que, em 2026, está agendado para o período entre 25 e 27 de março, no Cais Mauá.
E o valor ainda pode crescer: nas duas últimas edições, o contrato estava fixado em 756 mil euros, o que equivale a 4,8 milhões de reais. Mas em 2025, foi feita uma alteração posterior, adicionando 84 mil euros no valor do contrato. Essa última edição foi a mais cara até então, custando mais de 5 milhões de reais ao governo do estado.
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, disse que há o interesse em firmar um acordo para realizar o evento até 2030. A justificativa da pasta para o investimento são os retornos que o South Summit dá ao país, por se tratar de um evento internacional. À reportagem, a secretaria mencionou estudo da consultoria privada Alvarez e Marsal, que indica que cada real investido no South Summit garante o retorno de 4,10 reais à economia nacional.
Leia a reportagem completa:
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Melo quer regular distribuição de marmitas e evitar vinda de população de rua do interior para Porto Alegre
Em uma entrevista à Rádio Gaúcha no último dia do ano, o prefeito Sebastião Melo (MDB) deu destaque à forma como pretende resolver a problemática da crescente população de rua em Porto Alegre: “Nós somos um governo humanista, mas eu acho que colocar comida na rua da maneira que é colocada hoje estimula as pessoas a ficarem na rua”, afirmou. O assunto permeia a esfera do município há mais de dois anos, como já mostrou a Matinal. Agora, alinhado com o projeto de lei protocolado pela vereadora Comandante Nádia (PL) na Câmara, ele pretende regulamentar a distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua. A ideia seria criar um aplicativo que mostra onde podem ser entregues marmitas. “Não é proibir, mas organizar. E separar definitivamente o que é morador de rua e o que está misturado, que são pessoas que praticam crime”, explicou. Melo ainda diz que irá propor a abertura de restaurantes populares noturnos.
Apesar de dizer que não tomará atitudes autoritárias, as respostas de Melo lembraram o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), que organizou ações para “devolver” pessoas em situação de rua que chegavam à capital catarinense para suas cidades de origem. “A dor não tem fronteira, mas o que tem de gente do Interior que vem pra cá e não volta... Tenho conversado com meus colegas prefeitos e temos que ter uma política humanista coletiva”, disse Melo.
À Gaúcha, o prefeito ainda afirmou que vai fechar bares dos bairros Cidade Baixa e Rio Branco onde há “balbúrdia na rua”. Além disso, adiantou que a passagem de ônibus irá aumentar, mesmo que a prefeitura siga aportando recursos.
Limpeza ou RU? UFRGS encara cortes de orçamento para 2026
O ano começou com cortes no orçamento do ensino superior no país, em razão da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que reduziu em 488 milhões de reais o previsto para as universidades federais brasileiras – somente as federais gaúchas terão 44,1 milhões cortados.
Dentre as instituições afetadas no estado, a UFRGS foi a mais atingida e deve deixar de receber 14 milhões. À Rádio Gaúcha, a reitora da UFRGS, Marcia Barbosa, apontou que haverá comprometimento nas atividades da universidade. Segundo ela, cortes terão de ser feitos ou nos serviços de limpeza, segurança e fornecimento de energia elétrica ou nos Restaurantes Universitários. Na entrevista, ela disse esperar que a medida seja revista.
As universidades podem receber verbas extraordinárias, mas estas devem ser usadas em projetos de pesquisa – os recursos do PLOA são discricionários e devem ser destinados para cobrir as despesas de luz e água, as bolsas acadêmicas, a compra de equipamentos e os insumos para pesquisa.
Ciclista morto após ser atropelado na Cidade Baixa será homenageado
Ciclistas da capital organizam um ato para homenagear Carlos Leandro Trindade da Silva, que morreu aos 51 anos no último dia 30 de dezembro. Ele havia sido atropelado duas semanas antes, após uma discussão com um motorista, na Cidade Baixa. O objetivo do ato será conscientizar sobre a violência no trânsito. A manifestação deve ocorrer no dia 13 de janeiro, às 18h30, no Largo da Epatur. Os ciclistas vão pendurar uma ‘ghost bike’ em memória de Carlos. “É uma forma de homenagem e também um símbolo de que ali morreu um ciclista, uma forma de alertar que ali se foi uma vida”, conta Eduardo Macedo, organizador do ato. “Cuidar do outro, no trânsito ou fora dele, é uma das maneiras mais urgentes e simples de preservar vidas”, conclui.
Vídeos e imagens registraram o momento do atropelamento de Carlos. Momentos depois da discussão, o motorista de um Hyundai Creta atingiu o ciclista por trás. O motorista do carro chegou a ser levado ao Palácio da Polícia e autuado por lesão corporal, mas foi liberado. O veículo tinha licenças vencidas. Carlos, que trabalhava como eletromecânico, foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) e internado no Hospital Independência. Segundo a família contou ao Correio do Povo, ele estava próximo de receber alta quando faleceu – os médicos suspeitam de trombose. Os familiares contestam a autuação por lesão corporal do motorista, e agora pedem por uma investigação de homicídio.
OUTRAS NOTÍCIAS
Estamos em janeiro e não custa lembrar: a emissão das guias para o pagamento do IPTU pode ser feita a partir de hoje. Já quem for quitar o IPVA ainda em janeiro, garante algum desconto.
Logo antes do Natal, os vereadores de Porto Alegre aprovaram a cassação do mandato de Gilvani Gringo (Republicanos), por quebra de decoro parlamentar. A punição ainda o torna inelegível por oito anos.
Após a cassação, desfecho ocorrido pela segunda vez na história da Casa, Gringo foi à Justiça e tentou retomar o mandato. Não obteve êxito. Ele será substituído pelo suplente Professor Tovi, atual secretário de Esportes da capital.
Ainda na Câmara: hoje toma posse o novo presidente, Moisés Barboza (PSDB). À jornalista Rosane de Oliveira, ele informou que irá colocar o Plano Diretor em pauta no mês que vem.
E falando em Plano Diretor: no apagar das luzes de dezembro, o TCE advertiu formalmente a prefeitura sobre a condução do processo de revisão. O MPC havia requerido a suspensão da revisão, alegando possíveis vícios jurídicos.
Em um documento técnico, professores da UFRGS contestaram o governo do estado sobre o despejo de esgoto no Rio Tramandaí.
Os vereadores de Cachoeirinha aprovaram o impeachment do prefeito Cristian Wasem (MDB) e do vice, João Paulo Martins (Progressistas). A votação ocorreu no dia 3. Wasem e Martins ficam inelegíveis por oito anos.
As 11 vítimas de um acidente entre um ônibus e uma carreta em Pelotas, que ocorreu no dia 2, foram identificadas. Segundo a polícia, o motorista do caminhão foi responsável pelo acidente e deve responder por homicídios culposos.
E, dentre as últimas polêmicas do ano passado, a UCS devolveu à prefeitura de Bento o memorial Ernesto Geisel, que havia motivado ação civil pública do MPF contra a universidade.
Já em ano de Copa do Mundo, Nando Gross lamenta que o futebol tenha se transformado em produto de luxo: “A arquibancada deixou de misturar gente e passou a separar renda”.

Operação Venezuela
O filme é inevitável. Quantos Oscar ganhará? Quem interpretará Nicolás Maduro? A invasão da Venezuela pelos Estados Unidos e o sequestro de Maduro, neste começo de ano, deixaram o mundo perplexo e assustado.
O editorial do prestigioso jornal francês Le Monde foi preciso: “O retorno do imperialismo predador dos Estados Unidos”. O editorial do ainda mais prestigioso New York Times foi direto ao ponto em relação aos ataques do Sr. Trump à Venezuela, “eles violam o direito internacional”.
Ficou claro para o mundo e especialmente para a América Latina que Trump invadirá qualquer país com riquezas de interesse dos Estados Unidos se elas não ficarem disponíveis para exploração em parceira com os EUA.
Reconhecimento: Academia Rio-Grandense de Letras premia a Casa da Memória Unimed Federação/RS
Espaço idealizado por Nilson Luiz May celebra seis anos com a conquista do Prêmio Olinto de Oliveira, consolidando sua trajetória como um espaço multifacetado de cultura.
CULTURA
Porto Verão Alegre terá mais de 140 atrações em 17 palcos

O Porto Verão Alegre chega à sua 27ª edição entre os dias 8 de janeiro e 8 de fevereiro. Um dos mais representativos festivais multiculturais do Brasil, o evento ocupará 17 palcos ao longo de 32 dias de programação. Serão mais de 140 atrações, divididas em peças de teatro, shows musicais e performances de dança. Entre os espaços participantes, há três novidades: o Galpão Floresta Cultural, o Teatro Simões Lopes Neto e o Grezz – que receberá o Palco Petrobras. Saiba mais sobre o festival aqui.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!

