Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Aniversário do Theatro São Pedro, prédio da ocupação Lanceiros Negros sem plano para reforma, fraudes nos contratos de lixo: as notícias desta sexta-feira

Edição #1667

Aniversário do Theatro São Pedro, prédio da ocupação Lanceiros Negros sem plano para reforma, fraudes nos contratos de lixo: as notícias desta sexta-feira

Olá! Fechado para reformas, o Theatro São Pedro faz aniversário neste final de semana – e as obras não vão impedir a celebração recheada de eventos culturais gratuitos, que ocorrem no Multipalco Eva Sopher. Vale inserir na agenda do seu final de semana. E mais:

🏚️ Prédio da ocupação Lanceiros Negros completa três anos sob gestão da Sedac sem plano para reforma

🗑️ MP apura fraudes em contratos de resíduos sólidos em 15 municípios gaúchos

✊🏿 Quilombo dos Teixeiras celebra 200 anos em evento na UFRGS

📺 Juremir questiona os novos modelos de coberturas esportivas

🎙️ Podcast Movida: o papo da semana foi com os curadores do Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira

A Tudo É Gênero chega logo mais para os assinantes dos planos Completo e Comunidade. Na edição de hoje, Marcela Donini escreve sobre como as questões de gênero aparecem na Copa. E amanhã a Parêntese chega com uma entrevista com Paulo de Tarso Riccordi, que em julho lança um livro-reportagem sobre os brasileiros exilados no Chile entre 1964 e 1974. Além, é claro, das costumeiras crônicas, ensaios, folhetim e mais! Bom final de semana!

🌤️
Previsão do tempo: A boa nova é que a semana terminará com tempo firme em Porto Alegre. Sextou com sol, pouca (ou quase nenhuma) presença de nuvens e o frio característico da estação, com mínima de 5ºC e máxima de 18ºC. Aproveite, pois pode voltar a chover no domingo.

Programação gratuita com orquestra, ópera e dança celebra aniversário do Theatro São Pedro

Neste sábado (27), o teatro mais antigo de Porto Alegre completa 168 anos. Enquanto está fechado para obras de reforma e restauro, o convite ao público é para conferir a mostra Theatro São Pedro para Sempre no Multipalco Eva Sopher – complexo cultural construído em terreno anexo ao prédio histórico. Em cartaz até o dia 2 de agosto, com entrada franca todos os dias da semana, das 10h às 20h, a exposição reúne uma série de documentos de memória, de fotografias a antigos programas de espetáculos.

Mas as obras não vão impedir os festejos de aniversário: o evento O Multipalco É Seu ocorre neste domingo (28), no Multipalco Eva Sopher, das 14h às 19h, e celebra também os 40 anos da Associação Amigos do Theatro São Pedro. A iniciativa apresenta o espaço cultural por meio de uma programação recheada de apresentações e ensaios abertos de orquestra, ópera, dança e capoeira, além de visitas guiadas pelo complexo. O dia se encerra com o espetáculo Música para não virar robô, com Saulo Fietz e banda e participação de Hique Gomez, às 18h.

E para matar a curiosidade do público ansioso para retornar ao Theatro, que reabre as portas em novembro, a série de vídeos Diário de Obra será divulgada nas redes sociais, trazendo bastidores da reforma. Com investimento superior a R$ 20 milhões do governo estadual, as obras contemplam ações de restauração, modernização, acessibilidade e implantação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Leia a reportagem completa:

Theatro São Pedro comemora 168 anos com visitação ao Multipalco Eva Sopher
Um dos principais cartões-postais da capital gaúcha faz aniversário neste sábado (27); no domingo (28), o Multipalco recebe o público com atividades


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Três anos após assumir prédio da ocupação Lanceiros Negros, Sedac não tem plano para recuperar o espaço

O prédio da antiga Ocupação Lanceiros Negros, localizado na esquisa das ruas General Câmara e Andrade Neves, segue sem perspectiva de reforma e reabertura. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que em abril de 2023 anunciou que tornaria o edifício um anexo da Biblioteca Pública do Estado, afirmou ao Sul21 que ainda não tem um plano para viabilizar as obras no local, estimadas em R$ 25 milhões. 

A pasta disse “buscar alternativas” para bancar a obra e não descarta uso de recursos públicos, financiamento ou parceria com a iniciativa privada. Os R$ 12 milhões destinados à reforma da Biblioteca, com conclusão prevista para 2027, não serão utilizados no prédio vizinho. 

Em três anos, nenhuma proposta de restauração foi apresentada. Em 2023, a pasta considerou promover um concurso arquitetônico para escolher um projeto para o local, mas o plano não saiu do papel. A Sedac garante apenas que “permanece inalterado o plano de ocupação do imóvel”.

RELEMBRE O CASO
O prédio, antigo escritório do Ministério Público, estava ocioso há nove anos quando o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) o ocupou, em novembro de 2015. Cerca de 300 pessoas participaram do ato de ocupação. O governo de José Ivo Sartori (MDB) promoveu cinco tentativas de reintegração de posse: na última, em junho de 2017, a Brigada Militar removeu os moradores com uso de força. O imóvel está vazio desde então – o estado pretendia destinar o local para a Empresa Gaúcha de Rodovias e, depois, para a Junta Comercial do RS, mas ambas propostas foram abandonadas.

Ministério Público apura fraudes em contratos de manejo de lixo em 15 municípios gaúchos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou ontem a Operação Reciclagem, que investiga fraudes em licitações e contratos de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos em 15 prefeituras do estado. 

Segundo apuração do MP-RS, nove pessoas são suspeitas de simular concorrência, usando empresas interligadas para participar dos certames e garantir a contratação, e criar situações emergenciais falsas para obter dispensas de licitação.

A investigação aponta ainda cobranças em duplicidade, registro de serviços não realizados, uso de “laranjas” e lavagem de dinheiro. Uma ex-agente pública está entre os investigados por direcionar as contratações e, depois, passar a trabalhar em empresas do grupo.

Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos com apoio da Brigada Militar. Os contratos suspeitos envolvem os municípios de Rosário do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Rolante, Terra de Areia, Bom Jesus, Nova Santa Rita, Caraá, São Leopoldo, Três Forquilhas, Bom Princípio, Novo Hamburgo, Silveira Martins, Nova Hartz e Xangri-Lá. Os valores desviados ainda estão sendo apurados e medidas cautelares já foram aplicadas para impedir a participação do grupo em certames enquanto corre a operação.


Comunidades participam de celebração aos 200 anos do Quilombo dos Teixeiras na UFRGS

O compromisso com a memória, a cultura e a luta pelo reconhecimento de povos quilombolas no RS permeia uma série de atividades que serão realizadas na UFRGS hoje. Elas integram o evento Quilombo dos Teixeiras: quando a ancestralidade encontra a universidade, que comemora os 200 anos de existência da comunidade no litoral sul gaúcho, entre Mostardas e Tavares. 

Com início às 10h, a celebração conta com visita guiada por espaços da instituição de ensino, feira de agricultura familiar em frente à Faculdade de Educação (Faced) e sessão de cinema gratuita com debate, às 15h, na Sala Redenção – um dos curta-metragens programados, que aborda também o contexto do Quilombo da Casca, retrata a história de Antônio “Seu Negrinho” de Lima Gomes, uma das lideranças do local. 

Imagem: Reprodução / Documentário Quilombo dos Teixeiras, dirigido por Guilherme Suman e produzido por Márcio Carneiro.


OUTRAS NOTÍCIAS
A campanha extraordinária de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul termina na próxima terça-feira, dia 30, mas quase 6 mil jovens de 15 a 19 ainda não se imunizaram. O objetivo da estratégia é resgatar aqueles que não tiveram acesso à vacina na idade recomendada, de 9 a 14 anos. Em Porto Alegre, é possível se vacinar em todas as 132 unidades de saúde.
Aliás: neste final de semana, 11 unidades de saúde estarão disponibilizando vacinas contra a gripe. Bora se proteger?
Na Lomba do Pinheiro e no Santa Tereza, unidades móveis da Secretaria de Saúde estarão atendendo a comunidade hoje. Veja os horários específicos para cada local. 
Começam hoje as obras de proteção contra as cheias na região entre os bairros Sarandi e Anchieta, com conclusão prevista para o final de agosto – tendo em vista a previsão de El Niño deste ano.
A posse do terreno que abrigava o Esqueletão, no Centro, não foi cedida à prefeitura. Com a decisão da Vara do Meio Ambiente, o município terá que ingressar com ação de desapropriação do espaço. 
Vereadores da capital aprovaram um projeto de lei que garante o uso de nome social de pessoas trans em cerimônias fúnebres e lápides de túmulos. De autoria de Natasha Ferreira (PT), o texto também vale para registros de sepultamento. 
Hoje, acontece um encontro online para tirar dúvidas sobre o programa Mulheres na Justiça, que selecionará 30 participantes para uma formação de dez meses que visa impulsionar a presença de mulheres em cargos nas magistraturas, no Ministério Público e nas defensorias.
Caso esteja pensando em adotar uma espécie companheira: sete cães e dois gatos resgatados por maus-tratos estarão disponíveis neste sábado, em evento no Abrigo Municipal, das 13h às 17h. 
Levantamento apresentado ontem indica que cerca de 94% dos jovens gaúchos deixariam o RS para buscar melhores oportunidades de trabalho. Apesar do ímpeto, 45% carrega o desejo de ainda construir uma vida no estado. Participaram do questionário 950 pessoas entre 18 e 32 anos, e entrevistas em profundidade foram feitas com 54 jovens e especialistas. 
O leilão de 98 escolas estaduais promovido pela gestão Leite foi tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, reunindo parlamentares, técnicos do governo e lideranças da pauta educacional. No encontro, a presidente do Cpers, Rosane Zan, afirmou que o estado está “entregando a escola pública para empresas privadas”. 
A proposta de parceria público-privada das escolas estaduais também será motivo de ato convocado pelo Cpers hoje, em frente ao Palácio Piratini, às 10h. Apesar da mudança da data do leilão para 23 de julho, a greve de profissionais da educação está mantida hoje. 
Seguem abertas, até a próxima segunda-feira (29), as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede de ensino estadual do RS. Também é possível optar por outra modalidade: a EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (Ejatec). Para se matricular, clique aqui
Ontem, a Venezuela foi atingida por terremotos consecutivos, um deles de 7,5 graus de magnitude. Para auxiliar o país vizinho durante medidas de contenção ao desastre, o Brasil colocou à disposição insumos e equipes de saúde.
Após a saída de Jaques Wagner (PT) – investigado pela Polícia Federal em razão do envolvimento com o banqueiro Daniel Vorcaro – do cargo, Teresa Leitão (PT), será a nova líder do governo no Senado. 
Juremir questiona se, ao acompanharmos jogos por novas plataformas, não estamos em busca de uma “cobertura esportiva TikTok”.
🗳️
RADAR POLÍTICO
Hoje, oito pré-candidatos ao Senado pelo RS se reúnem para discutir estratégias de governo com foco na região metropolitana. O encontro ocorre a partir das 13h15, confira onde acompanhar

Cazé TV, novidade ou recauchutagem?

Nas transmissões, não vi grandes diferenças, salvo por algum narrador de voz mais esganiçada e pela gritaria. Trabalhei muito tempo em debates esportivos de rádio. Não vejo diferença entre o estilo tradicional das mesas de futebol e a chamada irreverência da Cazé TV. Nas narrações, então, tudo me parece muito semelhante ao que se escuta na velha televisão, exceto uma frase aqui ou ali mais descontraída ou uma opinião de seguidor.

Leia a coluna completa.


CULTURA

Roger Lerina e Marcelo Perrone conversam com os curadores Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo sobre o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira, festival que está chegando a sua 16ª edição. Outro festival comentado no programa é a 8½ Festa do Cinema Italiano por Generali, que vai exibir 10 filmes italianos recentes.


Cine Esquema Novo exibe a arte audiovisual brasileira em mostras gratuitas

Foto: Tiago Coelho e Jaime Marques

O 16º Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira começou ontem e segue até 5 de julho, reunindo 130 obras em sete mostras, com programação gratuita em cinco espaços: Cinemateca Capitólio, Goethe-Institut, Cinemateca Paulo Amorim, MACRS e Instituto Remanso. Neste sábado (27/6), às 19h, o Capitólio exibe uma sessão estendida de filmes da artista convidada do festival, Leticia Ramos, incluindo a cópia rara em 35mm de [VOSTOK], seguido de conversa com Ramos – saiba mais detalhes sobre as obras nos Cadernos de Artista do evento. Confira aqui mais destaques da programação.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!