Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

As dispensas na Smed e os números da segurança: as notícias desta sexta

Edição #1560

As dispensas na Smed e os números da segurança: as notícias desta sexta
Novos diretores serão nomeados já no formato idealizado pela administração Sebastião Melo | Foto: Alex Rocha / PMPA

Bom dia! O Diário Oficial desta semana trouxe uma mudança incomum: a dispensa de todos os diretores e vice-diretores da rede municipal. A Matinal foi entender o que motivou a decisão, e os repórteres Tiago Medina e Valentina Bressan explicam o motivo e o que diz a Secretaria Municipal de Educação.

Na segurança pública, a edição repercute a morte de um produtor rural em uma ação da Brigada Militar, em Pelotas. No mesmo dia, o governo do estado divulgou os indicadores de criminalidade de 2025.

Na cultura, Ricardo Romanoff escreve sobre a próxima exposição que vai ocupar a Fundação Iberê. Juremir Machado da Silva comenta Sonhos de trem, filme do diretor americano Clint Bentley.

E amanhã tem mais: a edição de fim de semana da Parêntese chega com a estreia de uma série de crônicas do cineasta Carlos Gerbase, além de resenhas e ensaios.

🌦️
Previsão do tempo: A sexta terá um período de forte calor, de até 34°C no começo da tarde. Porém, há alerta para temporal em Porto Alegre. O tempo vira no fim de semana.

Smed dispensa diretores de escolas para se adequar à nova lei; promessa é renomear “a maioria”

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) dispensou diretores e vice-diretores de escolas da rede municipal. A medida, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre, foi justificada como uma adequação à Lei 14.445, sancionada em 7 de janeiro pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). A pasta afirma que os gestores foram informados previamente por e-mail.

Segundo a Smed, a lei cria novas Funções Gratificadas (FGs) para diretores, ainda pendentes de formalização. Por isso, explicou a secretaria, foi necessário dispensar os atuais ocupantes para renomeá-los já com os novos valores incorporados ao salário. A pasta garantiu que não haverá prejuízo financeiro.

A dispensa em massa ocorre em meio à mudança nas regras de escolha dos gestores escolares: com a nova lei, a prefeitura passa a poder nomear diretores e vices, que antes eram eleitos pela comunidade escolar. A Smed confirmou que haverá alterações no quadro, mas disse que ainda não definiu a quantidade de substituições. Até ontem, não havia nomeações formalizadas nem prazo para a reposição. A mudança foi criticada por professores, especialistas e entidades de classe.

Leia a reportagem completa:
Prefeitura de Porto Alegre dispensa diretores de toda a rede de ensino municipal
Mudança integra ações para adequação à nova lei, que acabou com a eleição direta para os cargos. Escolha de novos diretores fica a critério da gestão

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Após seguir pista errada, BM mata produtor rural por engano em Pelotas

Em uma nova ação com condutas questionáveis, o produtor rural Marcos Daniel Nörnberg, de 48 anos, foi morto em ação da Brigada Militar em Pelotas, durante a madrugada de ontem. Os policiais estariam buscando suspeitos de integrar uma quadrilha na região. Os agentes cercaram a residência do agricultor enquanto ele e a esposa dormiam. Marcos teria saído da residência armado ao perceber a movimentação no local, acreditando se tratar de um assalto. Neste momento, ele foi alvejado. A viúva do produtor, Raquel Nörnberg, disse em entrevista à RBS TV que o casal acreditou estar diante de bandidos, em razão da truculência e do linguajar usado pelos policiais na abordagem:

“Abriram meu roupão, debocharam de mim, mandaram eu me ajoelhar em cima do lugar que estava cheio de caco de vidro. Foi uma brutalidade.”

A Polícia Civil já investiga o caso. Conforme a jornalista Andressa Xavier, a Brigada Militar – que mobilizou 18 policiais – seguiu uma pista errada para chegar à residência de Nörnberg. A informação foi repassada por criminosos que, dois dias antes, haviam mantido um caseiro em cárcere privado nas redondezas. A Brigada buscava desmantelar um depósito de drogas e armas. 

O governador Eduardo Leite (PSD) prometeu consequências caso erros sejam detectados na operação. “Nossas polícias são bem treinadas, capacitadas, mas são seres humanos em condições que eventualmente podem errar”, afirmou.

Homicídios caem à mínima da série histórica no RS, enquanto feminicídios voltam a crescer

Ofuscada pela trágica ação da Brigada de horas antes, a divulgação dos dados da criminalidade no Rio Grande do Sul trouxe dois cenários distintos: a mínima da série histórica de homicídios e um alerta em relação aos feminicídios. A quantidade de homicídios dolosos no ano passado foi de 1.307, 27% menos do que em 2024 – na comparação com o ano mais violento da série, 2017, quando houve 2.990 crimes do tipo, a redução chega a 56%. Latrocínios também seguiram tendência de queda, com 30 casos. 

Por outro lado, os feminicídios reverteram o ciclo de baixa e tiveram alta, passando de 73 para 80. Secretário de Segurança Pública, Mário Ikeda, disse que mais portas de acesso estão sendo abertas para vítimas registrarem ameaças. “Precisamos que as vítimas peçam socorro”, disse ele.


🦟
Hospital da PUCRS precisa de voluntários para pesquisa sobre a vacina da dengue em idosos

Um estudo clínico inédito no Brasil está prestes a tomar forma no Rio Grande do Sul. Em parceria com o Instituto Butantan, o Hospital São Lucas da PUCRS pretende ampliar a faixa etária que pode receber a vacina da dengue, contemplando agora pessoas entre 60 e 79 anos. Até o momento, a vacinação ainda não contempla essa faixa etária no país, ainda que seja a mais vulnerável à doença. 

A pesquisa vai ocorrer em cinco centros da região sul, e contará com a participação de 997 voluntários. Para fazer parte, é preciso estar dentro da faixa etária alvo do novo imunizante, e não ter se inscrito em outros estudos de vacina contra a dengue. Cada participante será monitorado ao longo de 12 meses, com visitas periódicas e coletas de sangue. Confira aqui os detalhes para se inscrever.

OUTRAS NOTÍCIAS
Após fiscalizar 438 ônibus do transporte público da capital neste início do ano, a EPTC autuou 12 veículos que operavam sem ar-condicionado. O uso do equipamento no município é obrigatório quando as temperaturas ultrapassam 24ºC.
Começam neste domingo em Porto Alegre as festividades em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, com uma caminhada em ruas do 4º Distrito e do Centro Histórico. 
Vale relembrar o texto de Dilermando Cattaneo na revista Parêntese sobre o percurso que celebra a santidade. 
Aliás, atendendo a demandas do mercado, as navegações noturnas e de longo curso no porto da capital devem voltar a ocorrer. A liberação foi assinada ontem, no Palácio Piratini.
O transporte intermunicipal gaúcho pode estar em crise: 14 rodoviárias fecharam no RS em 2025, e outras quatro deixaram de operar nas duas primeiras semanas de 2026. 
Interditada desde 2023, a plataforma marítima localizada em Xangri-lá está abandonada, devido a um impasse judicial. O local já foi um dos principais pontos turísticos do litoral gaúcho.
Neste ano 13,5 mil vagas em instituições de ensino gaúchas serão ofertadas via Sisu. Do total, 12,4 mil serão disponibilizadas por universidades federais, enquanto 503 pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e 584 pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
E para quem está de olho na pós-graduação, a Uergs abriu inscrições para oito cursos de especialização, em sete unidades espalhadas pelo estado. 
Um falcão-peregrino, considerado uma das aves mais rápidas do mundo, foi resgatado em Novo Hamburgo depois de levar um tiro na asa direita.

"Sonhos de trem", o filme

Sonhos de trem é triste, mas não mórbido; melancólico, não sombrio; humano, tão humano quanto pode ser um filme que trata de grandes perdas, dessas perdas irreparáveis. Tem algo de crônica, de conto, de um modo narrativo sem grandiloquência nem desfecho. Poderia até se chamar Vida que segue.

A vida segue, claro, com outro ritmo, outra pegada, aparentemente sem propósito, salvo o de viver. Somos movidos por um vitalismo poderoso. Apesar de tudo, em geral, queremos viver. Há esperança em algum lugar.

Leia a coluna na íntegra.


CULTURA

Marco Maggi convida a desacelerar o olhar na Fundação Iberê

Foto: Anderson Astor

O aparente vazio do segundo piso da Fundação Iberê sugere uma exposição ainda em montagem, à espera das obras do uruguaio Marco Maggi. Ao percorrer o espaço, a mostra La Economía de la Atención revela suas sutilezas e convida o público a refletir sobre os desafios da atenção em um mundo acelerado e repleto de telas. “A economia da atenção é a que vivemos hoje, com as grandes plataformas buscando captar nossa atenção. Eu utilizo a expressão no sentido contrário, de economizar a atenção, a única forma de resistência que temos para não nos dispersarmos”, afirma o artista. Leia a matéria de Ricardo Romanoff.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!