Pular para o conteúdo

✉️ Câmara aprova fim das eleições para diretores de escolas: veja mais notícias

Edição #1537

✉️ Câmara aprova fim das eleições para diretores de escolas: veja mais notícias
Movimentação no plenário | Foto: Ana Terra Firmino/CMPA

De olho na revisão do Plano Diretor, Pedro Pereira e Tiago Medina analisaram os temas das mais de 500 emendas ao texto da prefeitura. O resultado você lê na edição de hoje.

Ainda da Câmara, contamos sobre a aprovação do projeto que acaba com a eleição para diretores e vices na rede municipal. Ainda tratamos da resolução do Contran sobre a CNH e suas esperadas consequências e aplicações no RS.

Hoje, Roger Lerina escreve sobre o filme Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe, que trata do cotidiano na bombardeada Faixa de Gaza.

Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem em primeira mão a Newsletter do Juremir, que conta os perrengues do seu retorno da França ao Brasil, entre outros assuntos.

🌦️
Previsão do tempo: Faz sol, mas com algum risco de chuva em Porto Alegre hoje. A máxima chega aos 30°C.

Oposição protocolou maioria das emendas ao Plano Diretor

Mobilidade urbana, meio ambiente e habitação. Esses foram os temas que mais apareceram nas emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto que cria o Plano Diretor Urbano Sustentável. O texto, protocolado na Câmara em setembro, tramita em uma comissão especial ao lado da proposta da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que integra o mesmo pacote de revisão. Em conjunto, as matérias receberam 518 sugestões dos parlamentares, 399 para o Plano Diretor.

Maior do que nas últimas revisões de Plano Diretor, o volume de emendas dificultou a votação do projeto neste ano, cronograma previsto pela presidente da Casa, Comandante Nádia (PL). De acordo com o sucessor de Nádia, Moisés Barboza (PSDB), serão necessárias mais de 250 horas de sessão apenas para discutir as sugestões expostas nas emendas. 

No total, a oposição protocolou 231 emendas. Autor da maioria das sugestões, o vereador Giovani Culau (PCdoB) aponta “omissões e contradições” na redação do Plano Diretor apresentada pela prefeitura.

Leia a reportagem completa:

Mobilidade e meio ambiente são tema da maioria das emendas ao Plano Diretor
Projeto recebeu, ao todo, 399 emendas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Oposição fez maior parte das sugestões no texto

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Câmara aprova projeto que acaba com eleições diretas para diretores nas escolas
A Câmara Municipal aprovou ontem, por 22 votos a 10, o projeto de lei que acaba com as eleições diretas para diretores e vice-diretores na rede da prefeitura, estabelecendo um novo critério para a homologação aos cargos. Desde o início do ano, amparada por uma liminar, a prefeitura já vinha nomeando os gestores, prática que é criticada por especialistas.

Em fevereiro, a Matinal reportou as duas primeiras destituições de gestores que haviam sido eleitos pela comunidade local e que ainda tinham mais tempo a cumprir na função. Há poucos dias, a reportagem mostrou que a Secretaria Municipal da Educação corrigiu um próprio edital para a seleção de diretores, assumindo que, na prática, a pasta será a responsável por escolher quem dentre os candidatos ocupará as direções das escolas.

Novas regras para CNH inspiram “cuidadoso período de transição”
Após a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) da retirada da obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) pregou um “cuidadoso e necessário período de transição” para as novas regras, que vão entrar em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União, ainda sem previsão. Com a mudança, há risco de 9 mil demissões no estado, segundo o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do RS estimou ao Correio do Povo.

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o objetivo da resolução é um custo menor em autoescolas, redução que pode ser de cerca de 80%. Em levantamento de agosto, o RS figurou como o estado onde mais se gasta para obter o documento.


🚗
As cidades e a saúde mental

Não só a poluição é um fator de risco de se viver em metrópoles. Reportagem de GZH mostra como situações cotidianas e cenários comuns em grandes cidades, como engarrafamentos ou emaranhados de fios, afetam a saúde mental. Tratam-se de estímulos, como explicam pesquisadores da UFRGS, que afetam o lobo frontal do cérebro, liberando doses de adrenalina e, na prática, tornam-se uma porta de entrada para problemas relacionados à ansiedade e à pressão arterial.

Mesmo os prédios altos, que são incentivados na proposta do Plano Diretor, podem representar prejuízos à saúde ao sobrecarregar o lobo frontal do cérebro. Como medidas mitigatórias, a criação de um sentimento de pertencimento às cidades e a ampliação de áreas verdes melhoram a percepção de bem-estar.

OUTRAS NOTÍCIAS
Já estamos em dezembro, mas o secretário André Flores mantém para este ano a expectativa de conclusão das obras no viaduto Otávio Rocha.
A prefeitura publicou um edital para concurso sem menções a cotas para Pessoas Trans, como prevê a Lei Municipal nº 14.325/2025. Autora da lei, a vereadora Natasha Ferreira (PT) acionou o MP.
Com cinco grandes incêndios registrados em novembro, o Sindicato dos Engenheiros alertou para cuidados com a rede elétrica. Ano passado, o RS teve 96 ocorrências desse tipo.
Foi concluído o cercamento do palco do Anfiteatro Pôr do Sol. Os tapumes foram instalados no local por recomendação do Ministério Público.
A UFRGS já disponibilizou a versão digital das provas do Vestibular 2026. Também foram lançados os gabaritos preliminares. O listão com os aprovados será divulgado em 22 de dezembro.
A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava Conrado Paulino da Rosa, professor de Direito. Ele foi indiciado por suspeita de crimes sexuais, como estupros, agressões durante relações sexuais e violência psicológica.

CULTURA

Documentário registra o cotidiano de Gaza bombardeada

Foto: Filmes do Estação

Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe (2025) é um filme devastador, porém necessário. Exibido no Festival de Cannes deste ano, o documentário dirigido por Sepideh Farsi traz o relato da cineasta iraniana que se conecta com uma mulher palestina na Faixa de Gaza, registrando a vida da população sob os constantes bombardeios israelenses iniciados a partir dos atentados do grupo Hamas em 7 de outubro de 2023.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!