De olho na revisão do Plano Diretor, Pedro Pereira e Tiago Medina analisaram os temas das mais de 500 emendas ao texto da prefeitura. O resultado você lê na edição de hoje.
Ainda da Câmara, contamos sobre a aprovação do projeto que acaba com a eleição para diretores e vices na rede municipal. Ainda tratamos da resolução do Contran sobre a CNH e suas esperadas consequências e aplicações no RS.
Hoje, Roger Lerina escreve sobre o filme Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe, que trata do cotidiano na bombardeada Faixa de Gaza.
Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem em primeira mão a Newsletter do Juremir, que conta os perrengues do seu retorno da França ao Brasil, entre outros assuntos.
Precisamos de você para fechar 2025 no azul! O seu apoio é fundamental para que possamos seguir com o nosso jornalismo independente. Faça a sua assinatura hoje, mesmo! Não pode assinar agora? Doe qualquer valor para a chave Pix bomdia@matinal.news e nos ajude a chegar aos 50 mil reais até o dia 19/12!
Oposição protocolou maioria das emendas ao Plano Diretor
Mobilidade urbana, meio ambiente e habitação. Esses foram os temas que mais apareceram nas emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto que cria o Plano Diretor Urbano Sustentável. O texto, protocolado na Câmara em setembro, tramita em uma comissão especial ao lado da proposta da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que integra o mesmo pacote de revisão. Em conjunto, as matérias receberam 518 sugestões dos parlamentares, 399 para o Plano Diretor.
Maior do que nas últimas revisões de Plano Diretor, o volume de emendas dificultou a votação do projeto neste ano, cronograma previsto pela presidente da Casa, Comandante Nádia (PL). De acordo com o sucessor de Nádia, Moisés Barboza (PSDB), serão necessárias mais de 250 horas de sessão apenas para discutir as sugestões expostas nas emendas.
No total, a oposição protocolou 231 emendas. Autor da maioria das sugestões, o vereador Giovani Culau (PCdoB) aponta “omissões e contradições” na redação do Plano Diretor apresentada pela prefeitura.
Leia a reportagem completa:
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Câmara aprova projeto que acaba com eleições diretas para diretores nas escolas
A Câmara Municipal aprovou ontem, por 22 votos a 10, o projeto de lei que acaba com as eleições diretas para diretores e vice-diretores na rede da prefeitura, estabelecendo um novo critério para a homologação aos cargos. Desde o início do ano, amparada por uma liminar, a prefeitura já vinha nomeando os gestores, prática que é criticada por especialistas.
Em fevereiro, a Matinal reportou as duas primeiras destituições de gestores que haviam sido eleitos pela comunidade local e que ainda tinham mais tempo a cumprir na função. Há poucos dias, a reportagem mostrou que a Secretaria Municipal da Educação corrigiu um próprio edital para a seleção de diretores, assumindo que, na prática, a pasta será a responsável por escolher quem dentre os candidatos ocupará as direções das escolas.
Novas regras para CNH inspiram “cuidadoso período de transição”
Após a aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) da retirada da obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) pregou um “cuidadoso e necessário período de transição” para as novas regras, que vão entrar em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União, ainda sem previsão. Com a mudança, há risco de 9 mil demissões no estado, segundo o Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos no Comércio do RS estimou ao Correio do Povo.
De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o objetivo da resolução é um custo menor em autoescolas, redução que pode ser de cerca de 80%. Em levantamento de agosto, o RS figurou como o estado onde mais se gasta para obter o documento.
Não só a poluição é um fator de risco de se viver em metrópoles. Reportagem de GZH mostra como situações cotidianas e cenários comuns em grandes cidades, como engarrafamentos ou emaranhados de fios, afetam a saúde mental. Tratam-se de estímulos, como explicam pesquisadores da UFRGS, que afetam o lobo frontal do cérebro, liberando doses de adrenalina e, na prática, tornam-se uma porta de entrada para problemas relacionados à ansiedade e à pressão arterial.
Mesmo os prédios altos, que são incentivados na proposta do Plano Diretor, podem representar prejuízos à saúde ao sobrecarregar o lobo frontal do cérebro. Como medidas mitigatórias, a criação de um sentimento de pertencimento às cidades e a ampliação de áreas verdes melhoram a percepção de bem-estar.
OUTRAS NOTÍCIAS
Já estamos em dezembro, mas o secretário André Flores mantém para este ano a expectativa de conclusão das obras no viaduto Otávio Rocha.
A prefeitura publicou um edital para concurso sem menções a cotas para Pessoas Trans, como prevê a Lei Municipal nº 14.325/2025. Autora da lei, a vereadora Natasha Ferreira (PT) acionou o MP.
Com cinco grandes incêndios registrados em novembro, o Sindicato dos Engenheiros alertou para cuidados com a rede elétrica. Ano passado, o RS teve 96 ocorrências desse tipo.
Foi concluído o cercamento do palco do Anfiteatro Pôr do Sol. Os tapumes foram instalados no local por recomendação do Ministério Público.
A UFRGS já disponibilizou a versão digital das provas do Vestibular 2026. Também foram lançados os gabaritos preliminares. O listão com os aprovados será divulgado em 22 de dezembro.
A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava Conrado Paulino da Rosa, professor de Direito. Ele foi indiciado por suspeita de crimes sexuais, como estupros, agressões durante relações sexuais e violência psicológica.
CULTURA

Documentário registra o cotidiano de Gaza bombardeada

Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe (2025) é um filme devastador, porém necessário. Exibido no Festival de Cannes deste ano, o documentário dirigido por Sepideh Farsi traz o relato da cineasta iraniana que se conecta com uma mulher palestina na Faixa de Gaza, registrando a vida da população sob os constantes bombardeios israelenses iniciados a partir dos atentados do grupo Hamas em 7 de outubro de 2023.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!
