Pular para o conteúdo

✉️ Capital tem alerta de chuva intensa e ventos fortes

Matinal News #1521

✉️ Capital tem alerta de chuva intensa e ventos fortes
Centro de Porto Alegre no dia 22/8/2025 | Foto: Alex Rocha/PMPA

Olá! Amanhecemos sob alertas climáticos em função de um ciclone que deve causar transtornos em grande parte do estado, incluindo região metropolitana, mas de forma mais severa na metade norte.

Até a tarde de ontem, a Feira do Livro de Porto Alegre mantinha sua programação, apesar da chuva que se aproxima. Vale ficar de olho nas redes do evento.

Dentre as atividades, destacamos o lançamento da edição especial da Revista Tição, publicação idealizada nos anos 1970 pelo movimento negro de Porto Alegre e que ficou 45 anos sem sair às ruas. A reportagem é de Mariana Dawas.

Na Cultura, além de uma extensa programação para o fim de semana, que vai além da Praça da Alfândega, também temos novo episódio do Cineclube Matinal, com Roger Lerina.

Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a Tudo É Gênero, newsletter editada por Marcela Donini, com histórias da Feira do Livro em primeira mão, inclusive a novidade de uma marceneira que pode ter sido pioneira no evento. A reportagem é de Olívia Geyer.

Na Parêntese deste sábado, publicamos o primeiro capítulo do folhetim A guerra do sono, de Cristiano Fretta, e também um ensaio fotográfico de Humberto Cavalcanti e considerações sobre a bela vida e a estranha morte de Lô Borges.

⛈️
Previsão do tempo: A chuva, que deve ser forte, aperta no fim da tarde em Porto Alegre. A temperatura fica entre 15°C e 18°C. Saiba mais a seguir.

Chance de granizo e ventos acima de 80km/h na capital


Boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo região metropolitana, está sob alertas climáticos nesta sexta-feira em razão de um ciclone extratropical. A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta “laranja” para chuva intensa, válido desde as 6h de hoje até o meio-dia de amanhã. Estão previstos acumulados 70 milímetros de acumulado de chuva, sendo 60 milímetros concentrados na sexta-feira.

Há chance de queda de granizo e rajadas de vento que podem superar 80 km/h, com possibilidade de picos de até 100 km/h em alguns pontos. Além disso, a Defesa Civil menciona o risco de elevação rápida do nível do Guaíba, em razão do acumulado de água nas cabeceiras da bacia. 

Conforme a MetSul, a tendência é que, ao longo desta sexta, uma linha de instabilidade se forme entre o noroeste e o norte do estado. Essas linhas causam tempestades, com ventos que ganham bastante velocidade ao atingir o solo, com potencial de transtornos como quedas de árvores, postes e estruturas frágeis. Quando eventos desse tipo são intensos, há o risco de formação de tornados. 

O impacto maior do fenômeno deve ser no norte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho, de “grande perigo”, para esta faixa que vai da região metropolitana ao noroeste. O volume de chuva esperado pode ultrapassar os 100 mm no dia. O aviso vale das 9h às 2h de hoje.

Outra alerta – laranja, de “perigo” – vale até as 18h de sábado para todo o estado, indicando chance de tempestades.


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Edição especial da Tição foca nas questões da mulher negra
Quase meio século após seu surgimento, a Revista Tição, fundada em 1978 por militantes do movimento negro em plena ditadura militar, retorna às ruas de Porto Alegre com uma edição especial e uma programação que celebra o Mês da Consciência Negra durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Hoje e amanhã, na Praça da Alfândega, será realizado o lançamento da edição A mulher negra, além de rodas de conversa e encontros com o público. Este é o segundo número da Tição após 45 anos em que esteve suspensa, o quinto de toda a história da revista. Em janeiro deste ano, foi publicada a quarta edição. A escolha da nova temática reforça a intenção da revista de dar visibilidade a vozes historicamente silenciadas, ao mesmo tempo em que convida novas gerações a refletirem sobre identidade, resistência e representatividade.

“Sentimos que ainda não tem um veículo que fale a nossa linguagem, que mexa com os nossos temas, com a nossa intimidade, angústias, temores e nossas atitudes”, comenta Jeanice Ramos, uma das fundadoras da revista. Leia a matéria completa.

Casas de bomba terão dupla alimentação elétrica
Um dos principais pontos de atrito entre a prefeitura de Porto Alegre e a CEEE Equatorial desde antes da enchente de 2024 caminhou para uma solução ontem. O município e a empresa assinaram um contrato que prevê a implantação de uma linha exclusiva de fornecimento de energia para a operação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com dupla alimentação, para garantir a operação ininterrupta dos sistemas de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário. A medida visa garantir os serviços de saneamento durante episódios de apagão. 

Ao todo, 37 casas de bombas – responsáveis por água pluvial, captação de água bruta, tratamento e bombeamento de esgoto sanitário – serão contempladas, com investimento de 18 milhões de reais. Os trabalhos devem começar em 30 dias, e a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até um ano.


OUTRAS NOTÍCIAS
Dos dados escolhidos pela Secretaria do Meio Ambiente para serem apresentados na COP30, que começa segunda-feira, as informações referentes ao Pampa têm recorte recente e não apresentam histórico de devastação do bioma.
A Justiça indeferiu pedido de liminar da Defensoria Pública contra fim das turmas de 6º ano em 12 escolas municipais de Porto Alegre.
Com a promessa de votação para 8 de dezembro, o tempo ficou apertado para analisar os projetos do Plano Diretor da capital, que somam quase 8 mil páginas. Pelas contas da jornalista Bruna Suptitz, do JC, é necessário ler 150 páginas por dia para cumprir o prazo.
A rota aérea entre Porto Alegre e Punta del Este vai voltar entre dezembro e janeiro. O voo será operado pela Aerolíneas Argentinas, com duas saídas semanais. A cidade uruguaia é o oitavo destino internacional do Salgado Filho.
Iniciada em setembro de 2023, a reforma do Ginásio Tesourinha vai ser concluída somente no final de 2026.
Portaria publicada na quarta-feira pelo Piratini renovou a vigência da regra que prevê que alunos que reprovem em até quatro disciplinas passem de ano.
O PDT reafirmou a candidatura de Juliana Brizola ao governo do estado. O partido também busca o apoio do PT e do PSD, novo partido de Eduardo Leite.
Os casos de dengue caíram 62% no estado, apesar disso o Ministério da Saúde manteve o alerta para o Rio Grande do Sul.

Cai a noite sobre Palomas

Com a espessura de um luto,
Enquanto o sol morre de velho,
A noite espalha o seu veludo
Por campos sem evangelho.


Como pode o céu tão escuro
vir depois do vermelho em brasa?
Quem vai fazer a chuva parar
Na tarde que que ainda vaza?

Leia o poema completo.


CULTURA
Logo

A força de um enredo

Luís Augusto Fischer entrevista Cristiano Fretta

Conheço o Cristiano Fretta desde que nos cruzamos nas salas de aulas e corredores do Instituto de Letras da UFRGS. A partir deste sábado ele comenda o espetáculo do folhetim, em dez capítulos, sucedendo a história contada pela Stela Rates até o número 300 da Parêntese. Agora, entra em cena um sujeito novo, estranho como poucos outros e ao mesmo tempo com aspecto de vizinho de prédio de qualquer um de nós.


Acesse a entrevista →
📚
Autores latino-americanos em destaque na programação da Feira do Livro

De portas abertas à produção literária latino-americana, a 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre sedia conversas com escritores estrangeiros. Uma delas é com o jornalista peruano David Hidalgo, que fala hoje, às 20h, sobre a obra A biblioteca fantasma, na Biblioteca Pública do Estado. Hidalgo ainda participa de bate-papo neste sábado, às 14h, no Clube do Comércio, e autografa seu livro às 15h, na Praça da Alfândega. Vale pontuar que a programação de hoje está sujeita a alteração em razão das condições climáticas, então, antes de ir à praça, convém acessar o perfil da Feira no Instagram.

Neste fim de semana, outro autor latino presente é o argentino Ulisses Gorini, que apresenta dois volumes publicados pela Editora Coragem, contando a história das Mães da Praça de Maio. O advogado e jornalista estará no Centro de Porto Alegre no domingo (9/11), às 14h, e às 15h, na Praça da Alfândega.

O poeta e ensaísta Ronald Augusto também participa da programação hoje, abordando a obra de Oliveira Silveira, daqui a pouco, às 10h, e dialoga sobre seu livro intitulado Bem de boas, no sábado, às 17h30, autografando às 19h.

Confira a seguir as entrevistas de Luís Augusto Fischer com cada um dos autores: David Hidalgo, Ulisses Gorini e Ronald Augusto. O material integra uma série de diálogos com importantes nomes, que serão publicados pela Matinal até 16 de novembro, último dia de Feira do Livro.

Cineclube Matinal #30 – Tensão, conspiração e paranoia nas telas: "O Agente Secreto" e "Casa de Dinamite"

Roger Lerina e Marcelo Perrone falam sobre duas aguardadas estreias eletrizantes. O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar, finalmente chega aos cinemas. Já o longa Casa de Dinamite, de Kathryn Bigelow, chega à plataforma Netflix propondo um impasse que coloca os Estados Unidos e o mundo diante da possibilidade de uma guerra nuclear planetária.

Música gratuita em Porto Alegre: 18 opções que não pesam no bolso

Foto: Thiele Elissa

Porto Alegre conta com pelo menos duas dezenas de projetos musicais com apresentações gratuitas ao longo do ano e com atrações de variados estilos. Os repórteres João Neto e Mariana Dawas listaram 18 dessas iniciativas, que incluem iniciativas como Samba do Quintana, Mistura Fina e Terça Lírica, para você incluir na sua programação cultural. Confira aqui.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!