Olá! Amanhecemos sob alertas climáticos em função de um ciclone que deve causar transtornos em grande parte do estado, incluindo região metropolitana, mas de forma mais severa na metade norte.
Até a tarde de ontem, a Feira do Livro de Porto Alegre mantinha sua programação, apesar da chuva que se aproxima. Vale ficar de olho nas redes do evento.
Dentre as atividades, destacamos o lançamento da edição especial da Revista Tição, publicação idealizada nos anos 1970 pelo movimento negro de Porto Alegre e que ficou 45 anos sem sair às ruas. A reportagem é de Mariana Dawas.
Na Cultura, além de uma extensa programação para o fim de semana, que vai além da Praça da Alfândega, também temos novo episódio do Cineclube Matinal, com Roger Lerina.
Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a Tudo É Gênero, newsletter editada por Marcela Donini, com histórias da Feira do Livro em primeira mão, inclusive a novidade de uma marceneira que pode ter sido pioneira no evento. A reportagem é de Olívia Geyer.
Na Parêntese deste sábado, publicamos o primeiro capítulo do folhetim A guerra do sono, de Cristiano Fretta, e também um ensaio fotográfico de Humberto Cavalcanti e considerações sobre a bela vida e a estranha morte de Lô Borges.
Se você acredita que a Matinal é importante para Porto Alegre, considere nos apoiar. Produzimos jornalismo para quem se importa com a cidade.
Chance de granizo e ventos acima de 80km/h na capital
Boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo região metropolitana, está sob alertas climáticos nesta sexta-feira em razão de um ciclone extratropical. A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta “laranja” para chuva intensa, válido desde as 6h de hoje até o meio-dia de amanhã. Estão previstos acumulados 70 milímetros de acumulado de chuva, sendo 60 milímetros concentrados na sexta-feira.
Há chance de queda de granizo e rajadas de vento que podem superar 80 km/h, com possibilidade de picos de até 100 km/h em alguns pontos. Além disso, a Defesa Civil menciona o risco de elevação rápida do nível do Guaíba, em razão do acumulado de água nas cabeceiras da bacia.
Conforme a MetSul, a tendência é que, ao longo desta sexta, uma linha de instabilidade se forme entre o noroeste e o norte do estado. Essas linhas causam tempestades, com ventos que ganham bastante velocidade ao atingir o solo, com potencial de transtornos como quedas de árvores, postes e estruturas frágeis. Quando eventos desse tipo são intensos, há o risco de formação de tornados.
O impacto maior do fenômeno deve ser no norte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho, de “grande perigo”, para esta faixa que vai da região metropolitana ao noroeste. O volume de chuva esperado pode ultrapassar os 100 mm no dia. O aviso vale das 9h às 2h de hoje.
Outra alerta – laranja, de “perigo” – vale até as 18h de sábado para todo o estado, indicando chance de tempestades.
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Edição especial da Tição foca nas questões da mulher negra
Quase meio século após seu surgimento, a Revista Tição, fundada em 1978 por militantes do movimento negro em plena ditadura militar, retorna às ruas de Porto Alegre com uma edição especial e uma programação que celebra o Mês da Consciência Negra durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Hoje e amanhã, na Praça da Alfândega, será realizado o lançamento da edição A mulher negra, além de rodas de conversa e encontros com o público. Este é o segundo número da Tição após 45 anos em que esteve suspensa, o quinto de toda a história da revista. Em janeiro deste ano, foi publicada a quarta edição. A escolha da nova temática reforça a intenção da revista de dar visibilidade a vozes historicamente silenciadas, ao mesmo tempo em que convida novas gerações a refletirem sobre identidade, resistência e representatividade.
“Sentimos que ainda não tem um veículo que fale a nossa linguagem, que mexa com os nossos temas, com a nossa intimidade, angústias, temores e nossas atitudes”, comenta Jeanice Ramos, uma das fundadoras da revista. Leia a matéria completa.
Casas de bomba terão dupla alimentação elétrica
Um dos principais pontos de atrito entre a prefeitura de Porto Alegre e a CEEE Equatorial desde antes da enchente de 2024 caminhou para uma solução ontem. O município e a empresa assinaram um contrato que prevê a implantação de uma linha exclusiva de fornecimento de energia para a operação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com dupla alimentação, para garantir a operação ininterrupta dos sistemas de drenagem, abastecimento de água e esgotamento sanitário. A medida visa garantir os serviços de saneamento durante episódios de apagão.
Ao todo, 37 casas de bombas – responsáveis por água pluvial, captação de água bruta, tratamento e bombeamento de esgoto sanitário – serão contempladas, com investimento de 18 milhões de reais. Os trabalhos devem começar em 30 dias, e a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até um ano.
OUTRAS NOTÍCIAS
Dos dados escolhidos pela Secretaria do Meio Ambiente para serem apresentados na COP30, que começa segunda-feira, as informações referentes ao Pampa têm recorte recente e não apresentam histórico de devastação do bioma.
A Justiça indeferiu pedido de liminar da Defensoria Pública contra fim das turmas de 6º ano em 12 escolas municipais de Porto Alegre.
Com a promessa de votação para 8 de dezembro, o tempo ficou apertado para analisar os projetos do Plano Diretor da capital, que somam quase 8 mil páginas. Pelas contas da jornalista Bruna Suptitz, do JC, é necessário ler 150 páginas por dia para cumprir o prazo.
A rota aérea entre Porto Alegre e Punta del Este vai voltar entre dezembro e janeiro. O voo será operado pela Aerolíneas Argentinas, com duas saídas semanais. A cidade uruguaia é o oitavo destino internacional do Salgado Filho.
Iniciada em setembro de 2023, a reforma do Ginásio Tesourinha vai ser concluída somente no final de 2026.
Portaria publicada na quarta-feira pelo Piratini renovou a vigência da regra que prevê que alunos que reprovem em até quatro disciplinas passem de ano.
O PDT reafirmou a candidatura de Juliana Brizola ao governo do estado. O partido também busca o apoio do PT e do PSD, novo partido de Eduardo Leite.
Os casos de dengue caíram 62% no estado, apesar disso o Ministério da Saúde manteve o alerta para o Rio Grande do Sul.

Cai a noite sobre Palomas
Com a espessura de um luto,
Enquanto o sol morre de velho,
A noite espalha o seu veludo
Por campos sem evangelho.
Como pode o céu tão escuro
vir depois do vermelho em brasa?
Quem vai fazer a chuva parar
Na tarde que que ainda vaza?
Leia o poema completo.
CULTURA
A força de um enredo
Luís Augusto Fischer entrevista Cristiano Fretta
Conheço o Cristiano Fretta desde que nos cruzamos nas salas de aulas e corredores do Instituto de Letras da UFRGS. A partir deste sábado ele comenda o espetáculo do folhetim, em dez capítulos, sucedendo a história contada pela Stela Rates até o número 300 da Parêntese. Agora, entra em cena um sujeito novo, estranho como poucos outros e ao mesmo tempo com aspecto de vizinho de prédio de qualquer um de nós.
Acesse a entrevista →De portas abertas à produção literária latino-americana, a 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre sedia conversas com escritores estrangeiros. Uma delas é com o jornalista peruano David Hidalgo, que fala hoje, às 20h, sobre a obra A biblioteca fantasma, na Biblioteca Pública do Estado. Hidalgo ainda participa de bate-papo neste sábado, às 14h, no Clube do Comércio, e autografa seu livro às 15h, na Praça da Alfândega. Vale pontuar que a programação de hoje está sujeita a alteração em razão das condições climáticas, então, antes de ir à praça, convém acessar o perfil da Feira no Instagram.
Neste fim de semana, outro autor latino presente é o argentino Ulisses Gorini, que apresenta dois volumes publicados pela Editora Coragem, contando a história das Mães da Praça de Maio. O advogado e jornalista estará no Centro de Porto Alegre no domingo (9/11), às 14h, e às 15h, na Praça da Alfândega.
O poeta e ensaísta Ronald Augusto também participa da programação hoje, abordando a obra de Oliveira Silveira, daqui a pouco, às 10h, e dialoga sobre seu livro intitulado Bem de boas, no sábado, às 17h30, autografando às 19h.
Confira a seguir as entrevistas de Luís Augusto Fischer com cada um dos autores: David Hidalgo, Ulisses Gorini e Ronald Augusto. O material integra uma série de diálogos com importantes nomes, que serão publicados pela Matinal até 16 de novembro, último dia de Feira do Livro.
Cineclube Matinal #30 – Tensão, conspiração e paranoia nas telas: "O Agente Secreto" e "Casa de Dinamite"
Roger Lerina e Marcelo Perrone falam sobre duas aguardadas estreias eletrizantes. O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar, finalmente chega aos cinemas. Já o longa Casa de Dinamite, de Kathryn Bigelow, chega à plataforma Netflix propondo um impasse que coloca os Estados Unidos e o mundo diante da possibilidade de uma guerra nuclear planetária.
Música gratuita em Porto Alegre: 18 opções que não pesam no bolso

Porto Alegre conta com pelo menos duas dezenas de projetos musicais com apresentações gratuitas ao longo do ano e com atrações de variados estilos. Os repórteres João Neto e Mariana Dawas listaram 18 dessas iniciativas, que incluem iniciativas como Samba do Quintana, Mistura Fina e Terça Lírica, para você incluir na sua programação cultural. Confira aqui.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!