A Casa da Memória Unimed Federação/RS abre suas portas para um mergulho no universo de Erico Verissimo com a exposição “Erico, entre Linhas e Afetos”. A mostra, que estará aberta ao público de 19 de novembro a 22 de dezembro, com entrada gratuita, propõe um encontro raro com o escritor gaúcho, onde sua vida e obra são traduzidas em gestos, traços e cores.
Localizada na Rua Santa Terezinha, 263, a exposição convida o visitante a caminhar por um território onde as palavras do autor dialogam com imagens, presentes de amigos e as marcas invisíveis de cumplicidade que permearam sua trajetória. O acervo inclui ilustrações, quadro, primeiras edições de suas obras e desenhos em nanquim de “O Tempo e o Vento”, assinados por Nelson Boeira Faedrich. A proposta central é que a literatura se expanda em imagem, e a arte, por sua vez, se faça memória da palavra escrita, guardando-a e transformando-a em novos sentidos.
A curadoria da exposição é assinada por Marco Aurelio Biermann Pinto e José Francisco Alves. A realização é conjunta da Casa da Memória Unimed Federação/RS e da Associação Literária Erico Verissimo (ALEV). A mostra integra o Festival Legado – iniciativa liderada pela Fundação Theatro São Pedro, Assembleia Legislativa do RS e Casa da Memória, com apoio do Instituto Unimed/RS, Unicoopmed e Sescoop/RS.
Programação extra complementa a exposição
Além da mostra principal, a Casa da Memória e seus parceiros prepararam uma programação especial para enriquecer a experiência dos visitantes:
- 25 de novembro, às 19h: Um painel sobre Thomas Mann e Erico Verissimo será realizado na sede da Unimed Federação/RS, localizada na Rua Santa Terezinha, 340. O evento é uma parceria com o Goethe-Institut POA e o Instituto de Letras da UFRGS, prometendo uma análise aprofundada da relação entre os dois grandes nomes da literatura.
- 4 de dezembro, às 10h: A Casa da Memória receberá uma conversa especial com Paula Ramos e Fernanda Verissimo, proporcionando insights e perspectivas únicas sobre o legado de Erico Verissimo.
Serviço
Exposição: “Erico, entre Linhas e Afetos”
Período: 19 de novembro a 22 de dezembro
Entrada: Gratuita
Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263)
Realização: Casa da Memória Unimed Federação/RS e ALEV
Programação Especial:
- 25 de novembro, 19h: Painel sobre Thomas Mann e Erico Verissimo
Local: Sede da Unimed Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 340)
Parceria: Goethe-Institut POA e Instituto de Letras da UFRGS - 4 de dezembro: Conversa com Paula Ramos e Fernanda Verissimo
Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS Texto Salus Loch