Pular para o conteúdo

✉️ Veja mais notícias desta terça-feira

Matinal News #1518

✉️ Veja mais notícias desta terça-feira
Foto: Isabelle Rieger / Arquivo

Olá! Em tempos de discussão sobre a distribuição de comida na Câmara de Vereadores, a repórter Valentina Bressan checou como está a situação da Cozinha Solidária da Azenha, interditada há quase um mês para ajustes no PPCI. Realizadas as adequações sugeridas, o local espera uma nova visita dos bombeiros para poder retomar a pleno seu funcionamento – uma nova vistoria é esperada para esta terça.

Em outro canto da cidade, Pedro Pereira apurou sobre um boato de um estacionamento na Redenção. Destacamos também a iniciativa de uma catadora, que usa as redes sociais para ensinar sobre reciclagem.

Nesta terça, Roger Lerina escreve sobre Novembro, filme que retrata um traumático episódio da história colombiana. Juremir Machado da Silva registra a mais recente passagem de Pierre Lévy em Porto Alegre, na semana passada. Para o sociólogo francês, o grande perigo que ameaça a humanidade não é a IA, mas uma crise de civilização aparentemente irrefreável. A coluna chega logo mais aos assinantes dos planos Completo e Comunidade, que recebem a Newsletter do Juremir todas as terças-feiras com conteúdos extras.

☀️
Previsão do tempo: O sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe hoje em Porto Alegre, chegando a 29°C.

Cozinha Solidária da Azenha aguarda bombeiros para reabrir

Passado quase um mês de sua interdição, a Cozinha Solidária da Azenha segue sem prazo para retomar as atividades, suspensas enquanto o coletivo aguarda a vistoria do Corpo de Bombeiros. O local servia cerca de 600 marmitas por dia até ser interditado em 10 de outubro.

A expectativa era de que a vistoria para verificar as adequações realizadas fosse feita até a última sexta-feira, o que não se concretizou. Ontem, o Corpo de Bombeiros informou à Matinal que deverá realizar uma nova verificação no local nesta terça.

Por conta da interdição, as 600 marmitas distribuídas diariamente na Praça Princesa Isabel estão sendo produzidas em outra Cozinha Solidária. O café da manhã, que era servido apenas no projeto localizado na Azenha, está suspenso.

Segundo a coordenação da Cozinha Solidária, a interdição no início de outubro foi justificada pela exigência de um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) igual ao solicitado para restaurantes. Melissa Meirelles, que faz parte da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), afirma que as adequações sugeridas foram acatadas. Em nota, os bombeiros enfatizaram que os pedidos visam “assegurar que a edificação atenda plenamente aos requisitos legais”.

Leia a reportagem completa:

Cozinha Solidária da Azenha aguarda vistoria dos Bombeiros para reabrir
Local, que pode distribuir até 600 marmitas por dia, espera nova visita dos bombeiros desde a semana passada. Marmitas têm sido produzidas em outros pontos do projeto

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Trecho da Osvaldo Aranha, no entorno da Redenção, terá Área Azul
Uma placa da concessionária Zona Azul Brasil, próxima ao Auditório Araújo Vianna, gerou temor entre os frequentadores da Redenção. A sinalização anunciava novas vagas rotativas de Área Azul, dando a entender que aquele trecho do parque, próximo às quadras de futebol do estádio Ramiro Souto, seria destinado aos carros. Mas não passou de um mal-entendido. 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) esclareceu à Matinal que as vagas de estacionamento estarão disponíveis na via pública, das 8h às 19h, aos sábados, domingos e feriados. Durante a semana, segue a proibição de estacionar no trecho das 6h às 20h. O órgão enfatizou que estacionamento sobre o parque é uma infração de trânsito. Leia mais no site da Matinal.

Recicladora viraliza com educação ambiental nas redes sociais
A recicladora Sirlei Batista de Souza vem fazendo sucesso nas redes sociais do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Vila Pinto. Formada em Gestão Ambiental e estudante de Sociologia na Uniasselvi, ela coordena o CEA, localizado na Vila Bom Jesus. Lá, produz vídeos curtos para as redes sociais, onde educa sobre reciclagem. O centro também atua para melhorar o acesso à informação sobre o processo, já que muitas vezes um material mal descartado acaba prejudicando a renda das recicladoras. Ela conta, em entrevista a GZH, que já encontrou animais mortos e papel higiênico sujo dentro de resíduos recicláveis. 

Segundo o DMLU, são recolhidos cerca de 1240 toneladas de resíduos na capital, desses, 471 toneladas são descartadas indevidamente por dia. O tema está em alta na cidade, que discute a PPP dos resíduos, proposta pelo executivo.


🏆
A semana na Feira do Livro: Patrícia Lima participa de debate sobre conto premiado

A Feira do Livro de Porto Alegre promove, na quinta-feira, um bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2024. Premiada pelo conto A glória dos corpos menores, a jornalista Patrícia Souza de Lima se reúne com Ricardo Mauricio Gonzaga e Diogo Borges às 15h30, no Clube do Comércio.

Além do percurso pela ficção, Lima lançou, neste ano, a obra Os Limas pelo mundo, em que relata viagens com seu pai após um difícil período enfrentado por sua família. Editor da revista Parêntese, Luís Augusto Fischer entrevistou a escritora a respeito do livro. O conteúdo faz parte da série de diálogos com autores e autoras presentes na edição deste ano da Feira – a Matinal vai publicar os conteúdos ao longo do evento. Leia aqui todas as entrevistas.

Ainda nesta semana, a Feira conta com conversas sobre o papel dos livros e da memória diante da enchente e um encontro de culturas periféricas. Veja mais destaques na nossa agenda cultural, exclusiva para assinantes.

OUTRAS NOTÍCIAS
Integrantes da gestão Melo têm percorrido gabinetes de deputados atrás de emendas para bancar a reforma do HPS. O custo orçado é de 140 milhões de reais.
Uma portaria da União, publicada na semana passada, disponibilizou uma área no bairro Praia de Belas para habitação social por meio do Minha Casa, Minha Vida Entidades.
O Samu espera receber cinco novas viaturas em 2026. A operação completa 30 anos neste mês, com tempo de resposta de 14 minutos.
O RS tem 15.906 pessoas em situação de rua, segundo o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua. No Brasil, esse número chega a 358 mil, 60% na região sudeste.
Presa injustamente por seis anos, Damaris Vitória Kremer da Rosa morreu de câncer dois meses depois de ter sido absolvida. O câncer de colo de útero havia sido diagnosticado após negligência médica na cadeia.
CULTURA

“Novembro” relembra episódio traumático na Colômbia

Coprodução internacional, incluindo Colômbia e Brasil, Novembro (2025) revive um dos episódios mais trágicos e complexos da história recente colombiana: a tomada do Palácio da Justiça pelo grupo guerrilheiro M-19, em 6 de novembro de 1985. A trama se passa todo em um único ambiente: presos em um banheiro por mais de 27 horas durante uma ação armada dentro da sede do poder judiciário da Colômbia, guerrilheiros, juízes e cidadãos civis são obrigados a conviver a fim de sobreviverem à iminente tomada do prédio pelo exército. Leia a resenha.

Foto: Vulcana Cinema

Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!