Olá! Chegamos à primeira sexta-feira de dezembro! Em 5 dias de campanha arrecadamos 12 mil reais, o que equivale a 24% da nossa meta! Muito obrigado a quem já nos apoiou. Temos mais duas semanas para arrecadar os outros 76%, ou seja, 38 mil reais. Esse valor nos permitirá fechar o ano no azul, e você tem quatro formas de nos ajudar a chegar lá:
Nesta edição, noticiamos um avanço na longa luta pelas merecidas homenagens aos Lanceiros Negros, com novidades no Cerro de Porongos, em Pinheiro Machado, e na capital. Também repercutimos a CPI dos Pedágios, que deve ser criada ainda neste ano, e a investigação de desvio de doações para vítimas da enchente de 2024.
Ainda hoje, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a Tudo É Gênero, newsletter assinada por Marcela Donini, que escreve sobre por que não se pode passar pano para as recentes declarações preconceituosas de Ramón Díaz e Abel Braga. Também para esses assinantes, a Parêntese deste final de semana chega com ensaios de Carlos André Moreira, Luís Augusto Fischer e Geraldo Hasse, além de crônica de Paulo Damin e novas resenhas.
Ah, e não esqueça: neste sábado, às 10h30, a Sabatina Parêntese conversa com Flávia Twardowski, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. Mediado por Luís Augusto Fischer, o encontro realizado na livraria Paralelo 30 vai abordar a importância do incentivo à pesquisa. A entrada é franca. Te esperamos!
AJUDE A MATINAL A FECHAR 2025 NO AZUL!
Lanceiros serão homenageados com tombamento de Porongos e mural na capital
A superintendência do Rio Grande do Sul do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou que o processo de tombamento do Cerro de Porongos, em Pinheiro Machado, deve ser concluído em 2026. O jornal Extra Classe havia apurado a informação com fontes da instituição e autoridades, mas não havia recebido a comunicação direta da instituição, que agora é oficial.
A previsão é encaminhar o processo ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no próximo ano. “A apreciação e votação da pauta pelo Conselho Consultivo constituem a etapa final da instrução de um processo de tombamento”, observa o Iphan. O Cerro de Porongos é o local onde ocorreu o Massacre de Porongos, em 14 de novembro de 1844, que vitimou dezenas de Lanceiros Negros.
Além do tombamento do Cerro de Porongos — cujo resultado, na prática, é a proteção e preservação da área —, há promessa de construção de um memorial no local, iniciativa que também aguarda há duas décadas para ser executada.
Em meio ao renascimento das homenagens aos Lanceiros Negros, que parece ter contagiado inclusive projetos públicos parados há duas décadas, os heróis negros da Revolução Farroupilha ganharão um novo mural em uma pequena via de Porto Alegre que carrega o nome do grupo, no bairro Auxiliadora. A inauguração será no próximo dia 12.
Leia a reportagem completa:O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
CPI dos Pedágios é protocolada na Assembleia
Com 19 assinaturas, a CPI dos Pedágios foi protocolada ontem na Assembleia. O objetivo é averiguar irregularidades no processo de modelagem, licitação e execução dos contratos de concessão de rodovias pelo Programa RS Parcerias, com ênfase nos blocos 1 e 2 das concessões rodoviárias, ambos em fase preliminar à licitação. Também estão na mira os contratos do bloco 3 (Caminhos da Serra Gaúcha).
O pedido de instalação da CPI precisa ainda do aval técnico da procuradoria da Casa e, na sequência, da aprovação do presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT). Se aceita, a instalação deve ocorrer até dia 22 de dezembro.
Para o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, uma CPI durante o processo de leilão abre um precedente perigoso no Legislativo, já que as concessões dos blocos 1 e 2 não ocorreram ainda. “A mensagem que se leva ao mercado é ruim”, comentou. Lemos disse ainda que “o impacto será negativo para o Estado, não para o governo Leite, que termina em 2026”.
MP apura desvio de doações de roupas para vítimas da enchente
Roupas e acessórios, incluindo itens de marcas de luxo, que vieram dos Estados Unidos como doações em meio à enchente do ano passado acabaram parando em brechós de cidades da Serra. O desvio foi investigado pelo Ministério Público, que deflagou uma operação sobre o caso ontem. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em três cidades, Caxias do Sul, São Marcos e Boa Vista do Sul.
Além disso, também foram bloqueados 2 milhões de reais em contas bancárias. Há indícios de indícios de enriquecimento ilícito por meio de laranjas e recebimento de valores via Pix em nome de terceiros. Os desvios foram feitos por pessoas que estavam supostamente trabalhando como voluntários, de acordo com o promotor Manoel Antunes, coordenador do 5º Núcleo Regional do Gaeco – Serra. O caso chegou ao conhecimento de autoridades brasileiras através de denúncia do Consulado-Geral do Brasil em Miami.
A pesquisadora Mariana Madruga de Brito vai discutir em uma palestra o processamento de língua natural (PLN) no estudo dos impactos e da adaptação a eventos extremos. O evento ocorre hoje no Auditório Eliseu Paglioli, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. A palestra será entre 10h e 12h. Haverá certificado aos participantes.
O PLN é a área das pesquisas sobre Inteligência Artificial que estuda e implementa maneiras pelas quais LLMs, como ChatGPT e Gemini “conversem” com os usuários. Essa área também combina linguística, estatística, aprendizado de máquina e redes neurais avançadas. Brito pesquisa a intersecção das ciências naturais e sociais, explorando questões sociais relevantes ligadas a extremos hidroclimáticos. Sua pesquisa faz uso do PLN para extrair dados cruciais sobre impactos e estratégias de adaptação a eventos climáticos.

OUTRAS NOTÍCIAS
Com 930 agentes, a Operação Verão Total conta com 36 guarda-vidas a menos neste veraneio. O Corpo de Bombeiros garante que todas as guaritas seguem operando.
Na próxima terça-feira a Secretaria da Saúde de Porto Alegre vai iniciar a vacinação contra a bronquiolite. Por enquanto, a campanha é restrita para gestantes depois da 28ª semana.
O projeto que revisa os critérios de avaliação dos imóveis usados para cálculo do IPTU ainda não tem consenso entre a base aliada de Melo na Câmara. Para valer em 2026, o texto precisa ser aprovado neste ano.
A Justiça Federal condenou a Taurus a pagar uma indenização a seis voluntários que participaram de um resgate durante a enchente. O grupo afirmou que foi induzido a acreditar que salvariam crianças, mas resgataram armas. Cabe recurso.
O Idear, Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, recebeu o segundo lugar no Reimagine Education Awards. A iniciativa foi escolhida entre outros 1,6 mil projetos de 110 países.
O governador Eduardo Leite (PSD) anunciou a convocação de 1,2 mil novos soldados da Brigada Militar aprovados em concurso para iniciarem os cursos de formação. Serão 800 em janeiro e mais 400 em abril do ano que vem.
O TRE cassou o mandato do prefeito e do vice de Viamão, Rafael Bortoletti (PSDB) e Maninho Fauri, ambos do PSDB. A decisão ocorreu por prática eleitoral vedada.
Nando Gross: “Inter chega ao fim de 2025 pagando o preço de uma gestão que perdeu a mão logo no começo e nunca mais recuperou o controle”. Leia a coluna completa.

Capitu traiu ou não traiu (2/2)
Há décadas, quando defendi Capitu pela primeira vez, eu não tinha ouvido falar da norte-americana Helen Caldwell, que em 1960 publicou O Otelo brasileiro de Machado de Assis, onde avisou que Bentinho não era confiável e declarou a inocência de Capitu. A prova só podia estar nos autos, no próprio livro. Teria de ser uma prova de lógica literária, capaz de garantir a verossimilhança da personagem. Precisou uma norte-americana meter o bedelho em nossos livros para mostrar aos intelectuais brasileiros o óbvio contundente: a citação do Otelo de Shakespeare estava no romance como uma chave para indicar a solução do enigma.
Leia a coluna completa.
CULTURA
Cineclube Matinal #33 – “Bugonia”, “A Melhor Mãe do Mundo”, “Belén” e “Depois da Caçada”
Roger Lerina e Marcelo Perrone comentam quatro filmes recentes: as produções dos consagrados cineastas Yorgos Lanthimos (Bugonia) e Luca Guadagnino (Depois da Caçada), o drama de Anna Muylaert exibido no último Festival de Berlim (A Melhor Mãe do Mundo) e o longa escolhido pela Argentina para representar o país no próximo Oscar (Belén).
Banda pioneira do ska, The Skatalites sobe ao palco do Grezz

Um dos grupos musicais mais influentes do século 20, os Skatalites fazem show no Grezz, hoje, às 21h. Formada originalmente em 1964, a banda é pioneira do ska, ritmo que lançou as bases para o surgimento de outros estilos, como rocksteady, reggae e dub, levando a música jamaicana a um alcance global. O repórter Ricardo Romanoff entrevistou o tecladista Ken Stewart e o percussionista Larry McDonald e traz mais detalhes sobre a apresentação. Leia a matéria.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!
