Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Ghibli Fest exibe 14 animações japonesas

Festival reúne filmes do cultuado Studio Ghibli como "A Viagem de Chihiro"

Ghibli Fest exibe 14 animações japonesas
Sato Company/Divulgação

Em comemoração às quatro décadas do Studio Ghibli, a distribuidora Sato Company apresenta a segunda etapa de uma retrospectiva inédita dos longas realizados pelo cultuado estúdio japonês. A segunda edição do programa destaca em 14 filmes o estúdio célebre pela excelência na arte da animação, que acumula dezenas de prêmios nos principais festivais de cinema internacionais e dois Oscar, recebidos por A Viagem de Chihiro (2003) e O Menino e a Garça (2024) ⎯ ambos dirigido por Hayao Miyazaki, realizador agraciado com um Oscar Honorário em 2014.

A Ghibli Fest vai ocupar cinemas de todo o Brasil ⎯ no Rio Grande do Sul, os títulos serão exibidos em cinemas de Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e São Leopoldo. Essa segunda parte da mostra conta com sete títulos novos em relação à edição anterior, além do retorno de sete produções que marcaram a primeira metade do festival.

As animações do Studio Ghibli caracterizam-se por uma identidade visual singular. Nos filmes da produtora, o cotidiano e o fantástico coexistem, permitindo que deuses e criaturas mágicas habitem ambientes realistas. O ritmo das obras valoriza a contemplação, transformando grandes aventuras e pequenos gestos em jornadas profundas de amadurecimento e autodescoberta.

Confira os 14 títulos da parte dois do Ghibli Fest:

NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO (1984)

Em um mundo pós-apocalíptico, a princesa Nausicaä luta para evitar a destruição entre dois reinos em guerra e da floresta tóxica.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki (autor do próprio mangá)

Sato Company/Divulgação

O CASTELO NO CÉU (1986)

Sheeta, uma jovem órfã que possui um colar misterioso, se une ao mineiro Pazu para procurar uma lendária cidade flutuante. Mas a dupla é perseguida por gananciosos piratas aéreos,

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

MEU AMIGO TOTORO (1988)

Duas irmãs que se mudam para o campo descobrem criaturas da floresta ⎯ entre elas, Totoro ⎯ e vivem momentos mágicos enquanto a mãe se recupera no hospital.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI (1989)

Em seu ano de iniciação, a jovem bruxa Kiki muda-se para uma cidade litorânea e abre um serviço de entregas voadoras, aprendendo a ser independente.

Direção/Roteiro/Produção: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

PORCO ROSSO: O ÚLTIMO HERÓI ROMÂNTICO (1992)

No Mar Adriático dos anos 1930, um ás da aviação amaldiçoado com feições de porco caça piratas do ar enquanto enfrenta rivais e paixões.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

PRINCESA MONONOKE (1997)

Após ser amaldiçoado, o príncipe Ashitaka parte em busca de uma cura e se vê no meio de uma guerra entre os espíritos da floresta e uma cidade de ferreiros que explora seus recursos, precisando encontrar um caminho de equilíbrio entre a humanidade e a natureza selvagem.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)

Ao entrar num mundo de espíritos, Chihiro precisa trabalhar no balneário de Yubaba para libertar os pais, transformados em porcos, e recuperar seu nome.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação


O REINO DOS GATOS (2002)

Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão, o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.

Direção: Hiroyuki Morita
Roteiro: Reiko Yoshida

Sato Company/Divulgação

O CASTELO ANIMADO (2004)

Amaldiçoada a envelhecer de repente, Sophie encontra abrigo no castelo ambulante do mago Howl, e acaba se envolvendo em uma guerra absurda e em um romance improvável.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki (adaptado do romance de Diana Wynne Jones)

Sato Company/Divulgação

CONTOS DE TERRAMAR (2006)

Ao perceber que o mundo está em desequilíbrio, o mago Ged conhece Arren, um jovem príncipe que diz estar sendo perseguido por uma sombra. Os dois se unem para descobrir o que está causando a instabilidade e encontram a bruxa Kumo.

Direção: Goro Miyazaki
Roteiro: Goro Miyazaki e Keiko Niwa

Sato Company/Divulgação

PONYO: UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (2008)

Um garoto de cinco anos chamado Sosuke fica amigo de Ponyo, uma princesa-peixinho que deseja desesperadamente virar humana.

Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki

Sato Company/Divulgação

O MUNDO DOS PEQUENINOS (2010)

Arrietty e sua família são seres pequenos, moram sob uma casa antiga e sobrevivem roubando itens da casa dos humanos e colocando a culpa em gatos e ratos. Quando o jovem Shawn se hospeda na casa, fica amigo de Arrietty, colocando o segredo em risco.

Direção: Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Hayao Miyazaki e Keiko Niwa

Sato Company/Divulgação

O CONTO DA PRINCESA KAGUYA (2013)

Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador.

Direção: Isao Takahata
Roteiro: Isao Takahata e Riko Sakaguchi

Sato Company/Divulgação

AS MEMÓRIAS DE MARNIE (2014)

Anna, uma menina solitária e curiosa, decide explorar uma velha mansão abandonada e conhece uma garota loira misteriosa que somente ela consegue ver.

Direção: Hiromasa Yonebayashi
Roteiro: Keiko Niwa, Masashi Ando e Hiromasa Yonebayashi

Sato Company/Divulgação
Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo