Pular para o conteúdo

Noite dos Museus anuncia programação completa e o retorno do MARGS e da CCMQ ao circuito de visitação

Marcado para o dia 29 de novembro, das 18h até a meia-noite, o evento abrirá 38 espaços culturais de Porto Alegre para visitação gratuita.

Noite dos Museus anuncia programação completa e o retorno do MARGS e da CCMQ ao circuito de visitação
Foto: Acervo: For Real Company

Falta pouco para o público aproveitar mais uma edição do Noite dos Museus em Porto Alegre. Marcado para o dia 29 de novembro, das 18h até a meia-noite, o evento prepara um encontro especial com a cidade, tendo recorde de instituições abertas para visitação gratuita e em horário diferenciado. Neste ano, farão parte do projeto 38 centros culturais, espalhados por 12 bairros da capital gaúcha – Centro Histórico, Bom Fim, Independência, Farroupilha, Cidade Baixa, Floresta, Navegantes, Rio Branco, Santana, Partenon, Vila Ipiranga e Menino Deus.

Uma das grandes novidades desta nona edição é a retomada da participação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) no evento, com duas das suas principais instituições – a Casa de Cultura Mario Quintana e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS. Também integram o Noite dos Museus o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação Comercial de Porto Alegre - ACPA, o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Clube do Comércio de Porto Alegre, o Colégio Leonardo da Vinci - Alfa, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut Porto Alegre, o Instituto Caldeira, o Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o Mercado Público de Porto Alegre, o Museu da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Museu da UFRGS, o Museu de Anatomia da UFCSPA - MAUPoA, o Museu de Arte do Paço - MAPA com programação realizada em parceria com o Delfos — Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta, o Planetário da UFRGS e o Solar dos Câmara.

Durante todo o evento, o público poderá visitar os acervos e as exposições dos espaços participantes e aproveitar mais de 100 atrações artísticas com apresentações dentro das instituições e em dois grandes palcos erguidos nas ruas do Centro Histórico – um na Praça da Alfândega e outro em frente à Assembleia Legislativa, na Praça da Matriz. Serão dezenas de performances acontecendo simultaneamente pela capital gaúcha, entre shows musicais que abrangem ritmos como rap, samba, jazz, blues, rock, MPB, milonga, música regional e instrumental, além de saraus, contação de histórias e performances de circo, teatro e dança.

Entre os destaques musicais estão os rappers Rashid e Zudizilla, atrações como Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco, bandas como 50 Tons de Pretas, Hard Blues Trio, Fantomaticos, Cardamomo, Quarto Sensorial e Supervão, artistas de diferentes gêneros e gerações, como Negra Jaque e a banda Igbin, Carlos Gerbase com o projeto Replicante Apaixonado, Arthur de Faria e Pedro Longes com o show Canciones con Drama, Mathias 7 Cordas e seu trio, Julio Reny e seu quarteto, além de nomes como MADBLUSH, Nelson Coelho de Castro, Bibiana Petek, Elias Barboza e Kiai Grupo. Já na área das artes cênicas o público poderá conferir apresentações de importantes coletivos do Rio Grande do Sul, como o Grupo Tholl, a Ânima Cia. de Dança, a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e o TIM – Teatro Infantil de Marionetes.

Com planejamento e produção da Rompecabezas, o projeto que nasceu em 2016 vem batendo recordes de adesão de público, tendo movimentado mais de 208 mil pessoas somente em 2024. Com patrocínio master da Petrobras, patrocínio da Heineken e apoio da CAIXA, a edição 2025 propõe um novo despertar da cidade e das pessoas – um convite a olhar de novo, de outro jeito, para a arte, para a capital e para nós mesmos, reforçado pela campanha assinada pela agência Escala, intitulada A Arte Desperta.

O evento ainda contará com o Circuito Zoraviando pelas Galerias, que convida o público a percorrer sete galerias de arte da cidade que estarão funcionando especialmente durante a noite para visitação, abrindo suas portas com exposições e diálogos que ecoam o espírito inquieto de Zoravia Bettiol, artista plástica gaúcha que completa 90 anos de vida e criação. São elas a Casa da Estrela, a Casa Amarela, o Espaço de Arte Art Hotel, a Galeria 506, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Stockinger e o Plano B Cultural.

Retomada da participação da Sedac

A Sedac voltará a integrar o Noite dos Museus neste ano. Atualmente, a maioria das instituições da secretaria passam por obras de manutenção e recuperação, dentro de um amplo plano de modernização dos equipamentos culturais do Estado. Mesmo assim, a CCMQ e MARGS participarão do evento, reafirmando a importância do Noite dos Museus e o protagonismo desses espaços na cena cultural gaúcha. Na CCMQ, o público poderá acessar o primeiro e o segundo andares da Casa, onde estão localizados dois de seus principais acervos: o espaço dedicado à cantora Elis Regina e o emblemático Quarto de Mario Quintana, preservado como memória do poeta. Devido às obras de manutenção em andamento, a CCMQ estará parcialmente aberta até às 22h. Já o MARGS funcionará em sua capacidade plena de visitação, com acesso aos dois andares expositivos, à cafeteria e à loja do museu. Em razão das obras de arte das exposições instaladas e para organização do alto fluxo de visitantes, o museu também adotará controle de entrada e fechamento antecipado, com último acesso às 22h.

Corrida noturna

O evento também lançou uma novidade para este ano: uma corrida que unirá cultura, esporte, história e identidade durante o Noite dos Museus, na noite de 29 de novembro. Com largada às 21h na Av. Borges de Medeiros, esquina com a Rua Sete de Setembro, a Noite Run contará com duas opções de percursos – de 4km e 8km – e percorrerá edifícios históricos, praças e monumentos do Centro Histórico. Realizada pelo Instituto Noite dos Museus em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre - CORPA, a novidade segue as regras da World Athletics e da CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo e conta com categorias masculina e feminina e duração máxima de 80 minutos. As inscrições estão abertas pelo site www.esportif.com.br/evento/NOITERUN.

Seis Atividades Prêvias: 

Mostra ARTE OOH em painéis urbanos espalhados pela cidade

Em aquecimento para a grande noite, o projeto realizará seis atividades prévias durante o mês de novembro. A primeira delas é a Mostra ARTE OOH, que já está ocupando a cidade em uma parceria inédita com a empresa de mídia externa IMOBI. 43 obras digitais estão sendo exibidas em painéis urbanos espalhados pela capital gaúcha. São vídeos, fotografias e ilustrações selecionados que ocupam diversos formatos de mídia Out of Home (OOH), transformando espaços tradicionalmente dedicados à publicidade em um circuito urbano de arte acessível.

Mostra Fotográfica no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

No dia 19 de novembro, o Noite dos Museus inaugura uma mostra fotográfica que apresenta o trabalho de diversos artistas locais selecionados por meio do Edital Público de Artes Visuais. Instalada no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a fotogaleria convidará o público a explorar diferentes olhares sobre o território, a memória e o cotidiano, revelando a sensibilidade e a diversidade de narrativas presentes no olhar dos fotógrafos porto-alegrenses. Aberta ao público, a exposição poderá ser visitada até o dia 31 de março de 2026, com visitação nas segundas-feiras das 13h30 às 17h30 e de terças a sextas das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Visitas guiadas gratuitas para o público em monumentos, igrejas e praças da cidade

Outra novidade desta edição é uma ação de educação patrimonial, que convidará o público a vivenciar a cidade como um grande museu a céu aberto nos dias 22 e 23 de novembro, com visitas guiadas que vão percorrer monumentos, obras públicas, prédios históricos, igrejas e praças da capital gaúcha. A iniciativa também contempla o Percurso do Museu do Percurso do Negro em Porto Alegre, destacando a importância da presença e contribuição da população negra na formação cultural e histórica da cidade. Complementam a programação roteiros temáticos dedicados a importantes referências artísticas e literárias do Rio Grande do Sul: um passeio pelas obras de Aldo Locatelli, outro pelas esculturas de Antônio Caringi, e um circuito literário que percorre os caminhos de Erico Verissimo e Luis Fernando Verissimo, conectando arte, arquitetura e literatura ao cotidiano urbano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 12 de novembro pelo site www.noitedosmuseus.com.br.

Programação educativa para escolas

O Noite dos Museus também contará com uma programação educativa que tem como público-alvo os alunos do ensino básico das escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre. A ação vai viabilizar visitas mediadas antecipadas aos espaços de memória que integram a programação do evento para 20 escolas selecionadas, entre os dias 6 e 25 de novembro.

Instalações urbanas de Raquel Brust e Leandro Selister no Centro Histórico

No dia 25 de novembro, a cidade ganhará intervenções artísticas de dois reconhecidos artistas visuais que exploram de forma poética e inovadora a relação entre arte e espaço urbano. Raquel Brust, com sua linguagem marcada pela fotografia em grande formato e pela ocupação de fachadas e estruturas urbanas, apresentará o projeto Giganto, uma instalação fotográfica que aborda a reciclagem e evidencia o trabalho dos catadores e centros de triagem. O trabalho será instalado na Sucatas de Carvalho, na Rua Voluntários da Pátria, 795, ocupando um território marcado pela enchente.

A poucos metros dali, no POP Center (Rua Voluntários da Pátria, 220), o público poderá conferir a intervenção artística O amor vem antes,  de Leandro Selister. A obra convida o público a interromper o ritmo acelerado do dia a dia para lembrar que amar é resistir, desacelerar e escolher o outro diante da indiferença. Ambas poderão ser visitadas gratuitamente até 31 de março de 2026.

Ciclo de Palestras

E durante a tarde do dia 29 de novembro, antes do grande evento, haverá um ciclo de palestras na Casa de Cultura Mario Quintana. Intitulada Despertar para o Futuro, a atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre como a arte, a ciência e a cultura podem inspirar novas formas de sustentabilidade, educação e inovação social. As palestras serão em duplas interdisciplinares, para estimular o diálogo entre saberes e públicos diversos. A programação será divulgada em breve.

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Redação Matinal

Ver tudo