Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Pai encara os dilemas modernos em "Brincando com Fogo"

Ator francês Vincent Lindon protagoniza drama sobre família em crise de valores

Pai encara os dilemas modernos em "Brincando com Fogo"
Imovision/Divulgação

Escrito e dirigido pelas irmãs Delphine Coulin e Muriel Coulin, o premiado drama francês Brincando com Fogo (2024) conta uma história poderosa sobre os limites do amor familiar diante de ideologias extremas e conflitos geracionais. O filme é protagonizado pelo excelente Vincent Lindon, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Veneza.

O astro francês interpreta Pierre, viúvo de 50 anos e pai de dois filhos. Seu caçula, Louis (Stefan Crepon), está prestes a sair de casa para estudar em Paris, dando início à sua própria trajetória.

Fus (Benjamin Voisin), o filho mais velho, mergulha em um caminho sombrio: cada vez mais isolado, aproxima-se de grupos de extrema direita que representam tudo o que Pierre combate e despreza. Entre pai e filho, o que existe é uma relação marcada por amor, raiva, incompreensão ⎯ até que uma tragédia abala a família de forma irreversível.

Imovision/Divulgação

Brincando com Fogo é inspirado no livro O Que É Preciso à Noite, romance de Laurent Petitmangin publicado em 2022. "O romance levanta uma questão que queríamos explorar: o amor é necessariamente incondicional? Se você cometesse o pior, eu poderia continuar a te amar?", comenta a realizadora Delphine Coulin.

A direção das irmãs, conhecidas por sua abordagem humana e política do cinema, resulta em um filme atual, provocador e emocionalmente intenso, que dialoga diretamente com os desafios da Europa em particular e do mundo contemporâneo em geral diante de temas urgentes como radicalização ideológica, intolerância, masculinidade e as tensões invisíveis dentro do ambiente familiar.

Imovision/Divulgação

A atuação de Lindon é um dos pontos altos do longa, dando vida a um personagem que carrega a dor da impotência diante da transformação do filho e o peso de uma sociedade em ruínas.

Imovision/Divulgação

Brincando com Fogo: * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Brincando com Fogo:

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo