Porto Alegre acaba de ganhar, no Bom Fim, bairro cult da cidade, um novo endereço de arte para exposições, com ateliê e cursos de pintura, desenho, História da Arte e mentorias. Trata-se do Espaço Físico, comandado por Ana Zavadil, mestre em História, Teoria e Crítica de Arte e ex-curadora-chefe do MARGS e do MACRS.
A primeira exposição, uma coletiva, foi aberta sábado passado (24/01) na galeria, à Rua Felipe Camarão, 700, sala 101, a poucos metros da Osvaldo Aranha, na região central da Capital. A mostra, em cartaz até 11 de abril, reúne 22 artistas, sob a curadoria de Zavadil.
Ela, que também acumula a experiência de ter sido curadora assistente da 10ª Bienal Mercosul (2015), vem organizando um curso de características inéditas a ser lançado em breve.
Com várias peças no andar térreo do imóvel, Espaço Físico tem como logomarca, ao lado do nome, um sinal de parênteses preenchido com a letra X. A curadora deu à primeira exposição o título “E tudo inicia com o Espaço Físico”.
O novo espaço significa a realização de um sonho para a curadora, formada pelo IA/UFRGS (Instituto de Artes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) há mais de 20 anos. “A exposição inaugural do Espaço Físico assume o mesmo título que define o tema e o conceito do espaço. "E Tudo inicia com o Espaço Físico" reúne artistas de diversas gerações, apresentando obras em múltiplas modalidades artísticas, organizadas a partir da investigação do espaço físico como condição material, conceitual, sensível e experiencial da prática artística”, explica ela.
A curadoria, acrescenta Zavadil, propõe o espaço como ponto de partida da produção de sentido, examinando relações entre corpo, matéria, forma, percepção e sensibilidade artística. “Como projeto inaugural, a exposição articula diferentes temporalidades da produção artística e inaugura o programa expositivo como campo estruturado de reflexão, experimentação e produção de conhecimento”.
Dezenas de pessoas ligadas às artes compareceram à abertura da mostra, entre elas Gilberto Perin, Graça Craidy, Rosane Morais, Kika Hermann, Tereza Albano e Vera Carlotto. Os visitantes apreciaram as obras e conheceram as várias peças do imóvel em meio ao coquetel de inauguração.
A mostra inaugural é integrada por: Alexandra Eckert, Augusto Lima, Beatriz Dagnese, Clara Koppe, Edson Possamai, Fátima Pinto, Fernando da Luz, Flávio Morsch, Griseldes Vieira, Helena d’Avila, Isabel Marroni, Kika Costa, Lisi Wendel, Mara Castilhos, Marinelsa Geyer, Mary Marodin, Mylène d’Huyer, Otto Sulzbach, Rita da Rosa, Simone Barros, Umbelina Barreto e Yas Almeida.