Pular para o conteúdo

✉️ Emendas ao Plano Diretor, piora na Uber e memória dos Lanceiros negros

Matinal News #1528

Tramitando em ritmo acelerado na Câmara, as propostas para a revisão do Plano Diretor receberam mais de 500 emendas, conforme apurou Tiago Medina. O volume é 42% maior do que na última revisão do regramento urbanístico.

Na edição de hoje, também trazemos uma avaliação da EPTC sobre os serviços prestados pela Uber, que completou dez anos na capital. Ainda registramos a mobilização pela memória dos Lanceiros Negros, realizada no Cerro dos Porongos. Na seção de Cultura, destaque para a peça Erico em Antares, que celebra os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, e a resenha de Roger Lerina sobre o filme Querido Trópico.

Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a Newsletter de Juremir Machado da Silva, com a coluna do dia em primeira mão e conteúdos extras. Na pauta, a resistência dos franceses à lei de Emmanuel Macron que aumentou a idade para a aposentadoria.

☀️
Previsão do tempo: O sol volta a predominar, com grande amplitude térmica em Porto Alegre. O dia começa com 15°C e chega a 27°C à tarde.

Alto volume de emendas ao Plano Diretor não deve alterar data prevista para votação

Os projetos que integram o pacote de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre – o que institui o Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS) e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) – receberam, juntos, 514 propostas de emendas, de acordo com o gabinete do relator-geral da Comissão Especial do Plano Diretor, Jessé Sangalli (PL). O conteúdo deverá ser analisado ao longo dos próximos dez dias. 

A maioria das emendas (395), que são sugestões de alteração à proposta original, é referente ao texto do PDUS. A LUOS recebeu 119. Todo o material deverá estar disponibilizado no site da Câmara até amanhã, de acordo com a Diretoria Legislativa. O número supera em 42,3% o que foi protocolado durante o último processo de revisão do Plano Diretor, em 2009, quando 361 emendas foram apresentadas ao texto principal. 

Mesmo com o alto volume de emendas protocoladas, a presidência da Câmara mantém a estimativa de iniciar a votação dos projetos em 8 de dezembro, prazo que a oposição na Casa tenta estender, em razão do tamanho e da complexidade das propostas. Considerando projetos, relatórios, pareceres e anexos, o conteúdo do Plano Diretor soma quase 8 mil páginas e foi protocolado há menos de três meses.

Leia a reportagem completa:
Projetos para revisão do Plano Diretor recebem mais de 500 emendas
Total supera em 42% o número da última revisão, em 2009. Sugestões estão em análise por relatorias da Comissão Especial, que quer encerrar trabalhos em 4 de dezembro

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Gerente da EPTC aponta piora no serviço da Uber em Porto Alegre
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) entende que a Uber está precarizando o serviço da plataforma. Em entrevista ao Jornal do Comércio, Adailton Maia, gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, explicou que os agentes têm encontrado, com frequência, problemas relacionados a pneus ruins, falta de documentação e até motoristas sem habilitação. Para ele, na comparação com o início da operação do aplicativo, dez anos atrás, houve piora no serviço. “Hoje, temos automóveis mais precários e mais antigos”, comparou Maia, contrastando com os táxis, que apresentaram melhorias após fiscalização mais rigorosa por parte do município, segundo destacou.

A propósito: os carros deixaram de ser sonho de consumo para virar cálculo de economia entre o público gaúcho. Segundo o economista Gustavo Inácio de Moraes, da PUCRS, para quem percorre menos de 30 quilômetros por dia, o transporte coletivo ou por aplicativo tende a ser mais vantajoso do que manter um veículo próprio.

Ato no Cerro dos Porongos reivindica medidas em memória dos Lanceiros Negros
No último sábado, dia seguinte à data que marcou os 181 anos do Massacre dos Porongos, um ato marcou um novo capítulo na mobilização pelo reconhecimento dos Lanceiros Negros como heróis da guerra mais importante da história do Rio Grande do Sul. O Extra Classe conta que o encontro ocorreu no sítio histórico do Cerro dos Porongos, no município de Pinheiro Machado, local isolado, de difícil acesso e que segue sem qualquer sinalização ou referência histórica. 

A atividade chamada Eco dos Porongos reuniu lideranças, movimentos sociais e políticos em prol da memória, reafirmando o desejo por reconhecimento aos Lanceiros Negros e o atraso histórico do estado em assegurar preservação ao sítio de Cerro dos Porongos.


📚
Apesar de menor duração, Feira do Livro teve aumento em vendas
Com mais de 240 mil livros vendidos, a 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre terminou no último domingo. As vendas registraram aumento de 16,9% em relação à edição do ano passado, apesar dos três dias a menos de programação. Ao todo foram 384 participantes, 331 desses autores gaúchos, 39 convidados nacionais e 14 internacionais, ao menos 16 mil pessoas passaram pelas mais diversas atrações. Essa edição também teve mais de 700 sessões de autógrafos.

A Matinal entrevistou autores e autoras que participaram da feira. As entrevistas foram publicadas ao longo dos 17 dias do evento. A próxima edição da Feira do Livro de Porto Alegre já tem data para ocorrer: de 30 de outubro a 15 de novembro de 2026.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

OUTRAS NOTÍCIAS
Uma pessoa ficou ferida após uma árvore de grande porte atingir três casas no bairro Tristeza, na zona sul da capital, na madrugada de segunda-feira.
A prefeitura entrega hoje à tarde uma nova casa de passagem para acolhimento emergencial de mulheres e pessoas LGBTQIA+ em situação de rua. O local fica na Jerônimo de Ornelas, 48.
O Demhab faz, ao longo desta semana, um mutirão para resolver pendências no Compra Assistida. Cerca de 3,3 mil famílias atingidas pela enchente precisam rever a documentação para acessar o programa.
A ex-deputada Manuela D’Ávila vai se filiar ao PSOL na primeira quinzena de dezembro, segundo o Correio do Povo. Ela será candidata a uma das vagas ao Senado nas eleições de 2026.
Ao todo, 162 projetos foram feitos com os recursos do fundo para reconstrução do estado. As propostas representam 11,8 bilhões reais de um total de 14,5 bilhões previstos, recursos oriundos principalmente do não pagamento da dívida do RS com a União.
A UFRGS anunciou que a professora Kelly Lissandra Bruch será a diretora do Campus Serra. Graduada em Direito e com pós-graduação em Agronegócios, ela deu aula por mais de 15 anos na região.
O repórter Pedro Nakamura foi hostilizado por deputado gaúcho e assessora de Sinditabaco na COP11, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.
Um mutirão de limpeza retirou mais de duas toneladas de lixo do Rio Jacuí. Uma ilha de resíduos havia se formado e impedia parte do fluxo natural do rio próximo à cidade de Ernestina.

CULTURA

Drama acompanha amizade improvável entre duas mulheres

Foto: Filmes do Estação

Coprodução panamenho-colombiana, o premiado filme Querido Trópico (2024) conta a história da improvável amizade entre duas mulheres na Cidade do Panamá. O drama escrito e dirigido pela panamenha Ana Endara é estrelado pela aclamada atriz chilena Paulina García, vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim por seu papel em Gloria (2013). Leia a resenha.


CONTEÚDO PARCEIRO
CTA Image

Casa da Memória Unimed Federação/RS realiza exposição "Erico, entre Linhas e Afetos"
A mostra, um mergulho no universo de Erico Verissimo, estará aberta ao público de 19 de novembro a 22 de dezembro, com entrada gratuita, e propõe um encontro raro com o escritor gaúcho, onde sua vida e obra são traduzidas em gestos, traços e cores.

Saiba mais

Erico Verissimo é personagem em adaptação teatral de “Incidente em Antares”

Foto: Ronald Mendes

Último romance escrito por Erico Verissimo (1905 – 1975), Incidente em Antares precisou driblar a censura para ser lançado em 1971, durante a ditadura militar. Mais de 50 anos depois, a trama segue atual e ganha nova adaptação para os palcos, concebida pelo Grupo Cerco, com sessão hoje, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, integrando a programação do Festival Legado – que celebra os 120 anos de nascimento do autor de O Tempo e o Vento. Saiba mais na reportagem de João Neto


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!