Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ Esta não é uma carta de despedida

Tudo É Gênero #37

✉️ Esta não é uma carta de despedida
Equipe da Matinal em um encontro de 2023 | Acervo pessoal

Muito obrigada

Dezenove de dezembro de dois mil e vinte e cinco, Porto Alegre/RS

Hoje é meu último dia à frente da redação da Matinal.

Mais do que uma carta de despedida, esta é uma carta de agradecimento. E é uma carta que vai cheia de adjetivos e superlativos, pois é com o coração cheio que deixo essa redação.

Primeiro, agradeço aos sócio-fundadores que confiaram em mim para liderar uma equipe tão corajosa e competente. Naquele longínquo 2020, pré-pandêmico, não havia outro lugar que eu quisesse estar. Um veículo independente, onde não havia – e não há – assunto proibido, nomes ou pautas intocáveis. 

Tudo que um jornalista precisa para fazer bom jornalismo é liberdade – e segurança para exercê-la. Na Matinal, sempre me senti apoiada, especialmente pelo Filipe Speck, e faço questão de citá-lo porque foi o meu chefe direto em todo esse tempo e grande incentivador da Tudo É Gênero, newsletter que passei a assinar neste ano e que darei continuidade em 2026, o que me deixa imensamente feliz. 

Deixo a redação por uma decisão particular. Escolhi, neste momento, me despedir do jornalismo diário, esse trabalho tão necessário e relevante, mas, muitas vezes – e por várias razões –, árduo. Também agradeço a todos os colegas – repórteres, editores, estagiários, profissionais de outras áreas – pela parceria e afeto. A Matinal sempre contou com gente que abraçou o propósito de fazer um jornalismo comprometido com a justiça social e a pluralidade de ideias. 

Muito obrigada também a todos vocês que consomem e apoiam nosso trabalho! Sem esse engajamento, para além do apoio financeiro, a Matinal não teria a relevância que tem hoje.

Encerro esse ciclo feliz pelo tanto que aprendi neste veículo, com o qual também pude contribuir e ajudar a torná-lo parte importante da história de Porto Alegre. 

As opiniões emitidas pelo autor não expressam necessariamente a posição editorial da Matinal.


Obrigada por ler até aqui! Quem apoia a Matinal tem acesso à íntegra da Tudo É Gênero, com outras análises, dicas de leituras e filmes e uma curadoria de notícias sobre temas relacionadas a gênero e suas intersecções. Quer acessar agora? Apoie e leia hoje mesmo!