Pular para o conteúdo

✉️ COP30, Plano Diretor e mais notícias desta quinta

Matinal News #1525

✉️ COP30, Plano Diretor e mais notícias desta quinta
Vista de Belém desde a Ilha do Combu. Foto: Alex Ferro/COP30

Olá! O repórter Pedro Pereira revela hoje na Matinal que o prefeito Sebastião Melo recebeu diárias internacionais para participar da COP 30, que ocorre em Belém, aqui no Brasil. Na apuração, pedimos explicações à prefeitura, que ainda não nos retornou.

Tiago Medina escreve sobre o relatório do Fórum das Entidades, que cobra mais tempo para a análise do Plano Diretor na Câmara. Se tudo sair como anunciado pela presidência da Casa, o Plano irá do protocolo à votação em três meses, uma velocidade a jato na comparação com as tramitações anteriores, que duraram dois anos.

Na sessão de opinião, Claudia Tajes escreve sobre expressões idiomáticas e Juremir Machado da Silva conta sobre o livro mais recente de Edgar Morin.

No começo da tarde, Roger Lerina envia aos assinantes dos planos Completo e Comunidade a sua newsletter, com resenhas de lançamentos e uma reportagem sobre o Festival Chisme, que ocorre neste sábado.

☀️
Previsão do tempo: O sol aparece entre nuvens hoje. Esquenta menos, com máxima na casa dos 26°C.

Melo recebeu mais de 15 mil em diárias para ir à COP30

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), recebeu mais de 15,5 mil reais em diárias para seis dias na COP30 em Belém, valor que é mais que o dobro do que deveria. A tabela municipal estabelece 1.180,17 por dia para viagens nacionais, mas Melo recebeu 2.598,97, montante equivalente a uma diária internacional.

A Matinal pediu explicações ao gabinete do prefeito sobre por que foi pago o valor de diária internacional e se houve autorização para isso. Não tivemos retorno até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto. 

Melo viaja acompanhado da sua chefe de gabinete, Carolina Seeger, do secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm e da diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale. Todos receberam o mesmo valor, em cumprimento a um decreto, assinado pelo próprio prefeito, em 2022.

Bremm e Reale ainda receberam complementos de diárias internacionais após receberem, inicialmente, o valor correto para viagens nacionais. As despesas complementares deles foram identificadas como "diárias no exterior", ainda que o evento aconteça apenas em território nacional.

Leia a reportagem completa:
Melo recebeu diárias de viagem internacional para ir à COP 30
Prefeito e delegação receberam mais de 15,5 mil reais cada para ir a Belém


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Fórum das entidades pede mais prazo para tramitação do Plano Diretor na Câmara
Nas duas últimas revisões do Plano Diretor, em 1999 e 2009, o trâmite na Câmara de Vereadores da lei que regra o planejamento urbano de Porto Alegre durou dois anos. Desta vez, porém, poderá ser de apenas três meses, caso seja cumprida a meta anunciada pela presidente da Câmara, Comandante Nádia (PL), de votar as propostas em dezembro. A pressa após uma demora de cinco anos na revisão no âmbito do poder executivo é classificada como um retrocesso democrático na visão de representantes do Fórum das Entidades, que ontem entregaram um relatório, emendas às propostas e dois pareceres técnicos ao presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, Idenir Cecchim (MDB). 

O texto, dentre outras críticas, pede a revisão do cronograma no âmbito do legislativo, a fim de permitir a realização de mais audiências públicas a respeito dos projetos – que já receberam mais de uma centena de emendas. Secretária do Fórum, a vereadora Juliana Souza (PT) espera compreensão dos colegas. Para ela, o prazo de tramitação na Câmara é “irreal e inexequível”. Leia a reportagem completa

Grupos entregam carta contra projeto da presidente da Câmara 
Mais de 130 entidades sociais assinaram uma nota pública contra o Projeto de Lei nº 403/2024. De autoria da vereadora Comandante Nádia (PL), o texto regulamenta a distribuição de comida para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Porto Alegre. O documento, que será entregue hoje aos vereadores, condena a “burocratização excessiva” criada pelo documento, além das dificuldades que seriam impostas à ações humanitárias. Os signatários da carta defendem a retirada do projeto até que haja uma ampla rede de ajuda e atenção às pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Na terça-feira, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre se reuniu para debater o projeto. Vice-líder do governo e proponente da pauta, a vereadora Cláudia Araújo (PSD) afirmou que não é possível a proibição de distribuição de comida sem a criação de políticas públicas. Idealizador do projeto Cozinheiros do Bem, Júlio Ritta defendeu que o projeto seja abandonado ou totalmente reformulado. 

Aberto edital para seleção de diretores de escolas municipais
Após a vitória na Justiça no início do ano, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) publicou edital para a seleção de diretores para a rede em 2026. O edital estabelece as regras do processo e tem inscrições abertas até domingo. Caso o número de professores habilitados seja inferior ao das vagas disponíveis, os cargos serão preenchidos por indicação da Smed. Em fevereiro, a Matinal reportou a destituição de dois diretores de escolas municipais, que haviam sido eleitos pela comunidade para a função. A medida foi criticada por sindicatos da educação, que consideraram uma “caça às bruxas”.


📖
A semana na Feira: Sessão de autógrafos de Vera e conversa sobre os caminhos da literatura a partir das margens

Os escritores José Falero e Jeferson Tenório conversam nesta quinta-feira, 13/11, na Praça da Alfândega, às 17h30, sobre os possíveis caminhos da literatura contemporânea, pensando a partir das margens. Mediado por Carolina Panta, o bate-papo integra a programação deste ano da Feira do Livro de Porto Alegre.

Às 19h, o evento também sedia sessão de autógrafos com Falero, que no final de 2024 lançou o romance Vera, abordando a masculinidade tóxica.

O editor da Parêntese Luís Augusto Fischer entrevistou o autor sobre o novo livro. Confira aqui o material, que integra a série de conversas com escritores e escritoras presentes na 71ª edição da Feira, publicada pela Matinal.


OUTRAS NOTÍCIAS
Relatório da Comissão Financeira do Conselho Municipal de Saúde (CMS) apontou insuficiência de recursos para a Saúde no orçamento municipal. O orçamento da SMS de 2026 passou por corte de 37,14%.
A Smamus evitou atrelar a nova altura de prédios permitida no Plano Diretor a riscos adicionais de incêndios, posicionamento contestado por  um professor da Unisinos.
Semana passada, a escada mecânica dos bombeiros não pôde ser utilizada por conta de problemas técnicos. Centenários, os casarões atingidos pelo fogo foram condenados e serão demolidos.
A Estrada do Mar vai ser duplicada. Informa o jornalista Jocimar Farina que o Daer vai contratar empresa para realizar os estudos iniciais sobre a obra. A partir do levantamento, custos e prazos serão definidos.
Ainda sobre rodovias: o superintendente do Dnit no RS, Hiratan Pinheiro, afirmou que o edital para a construção de alças da nova ponte do Guaíba será lançado ainda em 2025.
O Sindicato dos Ferroviários do RS denuncia a retirada dos trilhos na Serra pela Rumo Logística, concessionária que administra a malha ferroviária no estado. Os trilhos estão sendo levados para fora do RS.
O músico Júlio Reny sofreu uma agressão no último sábado após show em Viamão, de acordo com relato de sua filha. A família do artista organizou uma vakinha para custear o tratamento.
Juremir comenta o lançamento de O Método do Método, novo livro de Edgar Morin que sai pelo selo PUC+, uma associação das sete Pontifícias Universidades Católicas do país.

Cada uma que até parecem duas

Não é só nos programas de humor, na vida de verdade também tem muita gente que não vive sem um bordão. Nem sei se dá para chamar de bordão esses ditos populares que vão passando de geração em geração e que, dependendo da antiguidade, não fazem mais sentido nos dias de agora.  Mas continuam a ser repetidos, fazendo de cada situação um esquete – se d’A Praça é Nossa ou do Seinfeld, vai depender das referências de quem fala.

Leia a coluna completa


De “Bar em Bar”, estudantes da UFRGS reivindicam o direito à cidade

Reprodução: Instagram @barembardafa

Quem circula à noite pelas imediações do Campus Central da UFRGS já pode ter visto uma cena que ocorre todo semestre: uma multidão, formada por centenas de jovens, percorre a região e preenche as ruas do Centro Histórico, despertando a curiosidade de quem está ao redor. Para onde vão? Uma festa? Um ato político? As duas coisas? O Bar em Bar ocorre nesta quinta-feira (13/11), a partir das 20h, com início em frente à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Leia a matéria de Mariana Dawas.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!