Bom dia! Em entrevista exclusiva a Luís Augusto Fischer, o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, explica a decisão por suspender novos contratos para o Multipalco a partir de janeiro.
Pedro Pereira relata um dos impactos da reportagem publicada ontem sobre as diárias internacionais recebidas por Melo para ir à COP30, caso que agora vai parar no Ministério Público de Contas. Já Tiago Medina traz novidades da cobertura sobre o Plano Diretor a partir de um novo estudo técnico criticando a proposta do executivo.
Em clima de fim de semana, Ricardo Romanoff escreve sobre a segunda edição do Chisme Festival, que ocorre amanhã. Falando nisso, assinantes recebem a robusta agenda cultural organizada pelo time de Roger Lerina.
Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem, em primeira mão, a newsletter Tudo É Gênero, assinada por Marcela Donini. Nesta edição, entre outros conteúdos, um artigo da jornalista Raphaela Donaduce Flores indaga: a quem interessa o casamento?
Se você acredita que a Matinal é importante para Porto Alegre, considere nos apoiar. Produzimos jornalismo para quem se importa com a cidade.
“A Cultura vale menos?”, questiona Hohlfeldt
A Fundação Theatro São Pedro (FTSP) anunciou a suspensão da assinatura de novos contratos do Multipalco para 2026 por falta de pessoal. A informação foi publicada inicialmente pela colunista Juliana Bublitz, de GZH, nesta quinta-feira.
Conforme o presidente da Fundação, Antonio Hohlfeldt, a equipe de trabalho não foi ampliada mesmo depois da conclusão das obras no Multipalco, complexo que abriga dois novos palcos, além do icônico do Theatro São Pedro. Além disso, falta diálogo com a Secretaria de Planejamento para resolver o impasse.
Por meio de notas à imprensa nesta quinta, o governo do estado e a Secretaria de Planejamento afirmaram haver diálogo constante, mas não sinalizaram alternativas.
Em entrevista a Luís Augusto Fischer, o presidente da FTSP explica que já tentava uma solução há semanas, mas não recebeu respostas. Ele conta ainda sobre a rotina do Multipalco e aponta o caminho para resolver o imbróglio.
Na proposta que nos enviaram, todos os nossos colaboradores devem receber menos que o presidente, e com isso sofrem prejuízos enormes em relação aos seus congêneres das demais fundações. Por que isso? A cultura vale menos?, questiona Hohlfeldt.Leia a reportagem completa:

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Após reportagem da Matinal, Melo é denunciado ao MPC
A vereadora Grazi Oliveira e o deputado estadual Matheus Gomes, ambos do PSOL, protocolaram uma denúncia junto ao Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul, pedindo investigação sobre o pagamento de diárias de viagem internacional ao prefeito Sebastião Melo (MDB) e sua comitiva para participação na COP 30, no Pará. A denúncia baseia-se na reportagem da Matinal publicada ontem e que revelou que Melo viajou para Belém para participar da COP 30 recebendo valores de diárias equivalentes ao padrão de viagens fora do território nacional.
Nesta quinta, a Matinal voltou a tentar obter explicações do gabinete do prefeito sobre a autorização e os motivos dos pagamentos, mas novamente não houve retorno até o fechamento deste texto. Leia a reportagem completa na Matinal.
Órgão técnico do MP não vê justificativa para adensamento em Porto Alegre, defendido pela prefeitura
Em um novo estudo técnico publicado nesta semana, o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias do Ministério Público (CAOURB) apontou que a proposta de revisão do Plano Diretor não demonstra estudos suficientes para embasar a defesa do adensamento construtivo e habitacional proposta pela gestão de Sebastião Melo. Ao longo de 232 páginas, o documento aponta a necessidade de adequação das normas a artigos previstos no Estatuto da Cidade quanto a áreas de risco.
Sobre gestão, o documento entende que a mudança sugerida pela prefeitura para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), que concentraria poder no governo municipal, representa um “retrocesso democrático e institucional no planejamento urbano de Porto Alegre”. Acesse a íntegra do estudo e leia a reportagem completa.
Comandante Nádia sanciona projeto e promete recursos para instalação de câmeras em escolas
Prefeitura em exercício, a presidente da Câmara de Vereadores, Comandante Nadia (PL), sancionou o projeto que prevê a instalação de câmeras e espaços como salas, parques e bibliotecas de escolas da rede municipal. A sanção ocorreu cerca de 40 dias após a votação na Câmara, em que a oposição se posicionou contrária.
Não há prazo para a regulamentação do projeto. As câmeras serão compradas e instaladas mediante disponibilidade orçamentária. Autor do texto, o vereador Jessé Sangalli (PL) anunciou a destinação de emendas parlamentares para viabilizar a iniciativa. Pré-candidato ao governo do estado e presente na cerimônia, o deputado Luciano Zucco (PL) também sinalizou com recursos oriundos de emendas.
A história do Grupo de Teatro Província foi finalmente contada em livro de Luís Arthur Nunes, que realiza bate-papo sobre a obra e sessão de autógrafos hoje, às 15h30 e às 17h, na edição de 2025 da Feira do Livro de Porto Alegre. O grupo teve trajetória marcante na capital nos anos 1970, experimentando formas e procedimentos com reflexão sociocultural crítica.
Neste sábado, Sandra Ling comenta e autografa o livro Sempre é outra superfície, às 16h e 17h. O trabalho traz sua poesia em meio aos contornos do desenho, mesclando sutilmente palavras e imagens, e desembarca em Porto Alegre após passar pela Festa Internacional Literária de Paraty e o Festival Fólio, de Portugal.
Confira as conversas de Luís Arthur Nunes e Sandra Ling com o editor da Parêntese Luís Augusto Fischer. Os materiais integram a série de diálogos com escritores e escritoras presentes na Feira, que a Matinal está publicando ao longo do evento.

OUTRAS NOTÍCIAS
Mais de 800 famílias devem ser removidas das vilas Tio Zeca, Areia e Cobal para para conclusão das obras das alças de acesso à nova ponte do Guaíba. O prazo para remoção dos moradores é de 180 dias.
Depois de mais de uma década de indefinições, a troca de chaves envolvendo Arena e Olímpico deve ocorrer em 2026, segundo o vice-presidente do Grêmio, Eduardo Magrisso.
Vale lembrar: com a inauguração da Arena, o clube saiu da Azenha em 2013 e, desde então, o bairro vem sofrendo com degradações, como mostra reportagem do Jornal do Comércio.
Escritório da Stelo Advogados foi alvo da PF em operação contra descontos ilegais em aposentadorias do INSS. Dois advogados foram alvos da operação, um deles é proprietário do escritório.
Sob pressão do PT, o senador Paulo Paim tem até o dia 29 para decidir se vai concorrer a novo mandato. O partido não vai adiar o encontro estadual do dia 30, onde serão anunciados candidatos ao Piratini e ao Senado.
Marcelo Caumo, investigado pela PF por supostos desvios de recursos das enchentes, deixou o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

Tempo dos desenganos
Promete-se emagrecer a cada começo de ano, inscrições em academias de ginásticas substituem os pendores pela filosofia enterrados com a leitura de Nietzsche e retomados com Michel Foucault, muda-se de percepção sobre viagens: ama-se ter viajado, detesta-se ter de viajar. A vida ganha nuances, contornos, meias de compressão.
CULTURA
Chisme Festival celebra a diversidade musical latino-americana

A segunda edição do Chisme Festival será realizada neste sábado (15), a partir das 13h, reunindo nomes como Perotá Chingó (Argentina), Nina Nicolaiewsky & Sucinta Orquestra, Nei Lisboa, Emily Borghetti, Frente Cumbiero (Colômbia) e a paraense Miss Tacacá. Quem também sobe ao palco do Jockey Club do RS é a cantora Julieta Rada – indicada ao mais recente Grammy Latino com o álbum Candombe –, acompanhada de Ruben Rada, ícone da música afro-uruguaia. Pai e filha conversaram com o repórter Ricardo Romanoff, que traz mais detalhes sobre os shows do fim de semana. Leia a matéria.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!
