Olá! Amanhã tem Noite dos Museus em Porto Alegre, evento que chega à sua nona edição. João Neto detalha a programação dos espaços inéditos no circuito. E atenção para o trânsito no Centro Histórico, onde ocorrem as atrações: tem bloqueio no entorno da Rodoviária durante todo o fim de semana.
Também nesta edição: enquanto a Universidade de Caxias do Sul contraria o Ministério Público Federal e diz que vai manter o Memorial Ernesto Geisel, a UFRGS realiza hoje a primeira audiência da sua Comissão da Verdade e da Memória, com a presença de três ex-estudantes que foram perseguidos pelo Estado durante a ditadura militar. Além disso, Pedro Pereira conta da soltura de vítimas de um golpe que acabaram indiciadas pela Polícia Civil.
Logo mais, assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a Tudo É Gênero. Na coluna, Marcela Donini deixa bem claro quem tem que resolver a violência contra a mulher. A Parêntese deste final de semana conta com um novo capítulo do folhetim Diário da guerra do sono, de Cristiano Fretta, além de resenhas e ensaios inéditos. Boa leitura!
Nesta Black Friday, gaste com o que importa! Assine o Plano Completo anual da Matinal com 50% de desconto! Apenas hoje, por R$ 100, você assina e passa a receber todas as nossas newsletters exclusivas por um ano: Matinal News completa com a agenda cultural diária; News do Juremir Machado da Silva, às terças; News do Roger, às quintas; Tudo é Gênero, editada por Marcela Donini, às sextas; e Parêntese, aos sábados.
Casa de Cultura e MARGS voltam à Noite dos Museus
Após uma edição desafiadora em 2024, com data alterada mais de uma vez em razão da enchente, a Noite dos Museus chega à sua nona edição neste sábado, das 18h à meia-noite. O maior evento cultural de Porto Alegre, que no ano passado reuniu mais de 208 mil pessoas, conta com quase 40 locais em seu circuito e mais de 100 apresentações artísticas, espalhadas por instituições e palcos no Centro Histórico com acesso gratuito. Entre as novidades deste ano estão oito instituições até então inéditas no roteiro, além de duas instalações urbanas, quatro novas galerias e o retorno da Casa de Cultura Mario Quintana e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul à programação.
Os dois equipamentos geridos pelo estado ficaram de fora do evento desde 2023, quando os organizadores e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) não chegaram a um acordo sobre protocolos de preservação do acervo das instituições.
Pela primeira vez no percurso, estão o Arquivo Público do RS, o Museu do Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Solar dos Câmara, entre outros. Tem também exposições nas galerias 506, Casa Amarela, Espaço de Arte, Art Hotel e Plano B Cultural, e as intervenções de Raquel Brust e Leandro Selister, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre a arte e a cidade, com obras de grandes dimensões na Rua Voluntários da Pátria.
Para não perder nenhuma nova atração e conhecer os destaques da programação, leia a reportagem completa:


O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Justiça revoga prisão de vítimas de golpe acusadas de integrarem organização criminosa
O colegiado de juízes da 2ª Vara Estadual de Processos e Julgamento dos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro revogou a prisão de João Batista Fernandes e Mariles da Silva, vítimas de golpe presas e indiciadas pela Polícia Civil. A decisão foi encaminhada nesta quinta-feira (27), um dia depois que o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) recomendou a liberdade provisória dos dois investigados. À Matinal, Silva classificou o ocorrido como um “pesadelo” e revelou que precisou começar a tomar remédios contra a ansiedade enquanto esteve presa sem saber o motivo. Leia a reportagem completa.
Imóveis residenciais têm alta de mais de 15% nos últimos 12 meses
O preço dos imóveis residenciais de Porto Alegre aumentou 15,17% nos últimos 12 meses, conforme o Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), divulgado pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O índice é levemente inferior à média nacional, que ficou em 16,76% no mesmo período. Apesar disso, a taxa da capital gaúcha é mais de três vezes a inflação calculada pelo IPCA-15, que está em 4,63% nos últimos 12 meses.
Iphan quer tombar o Cerro dos Porongos no ano que vem
O Iphan quer concluir em 2026 o tombamento do Cerro de Porongos, no município de Pinheiro Machado. “É uma notícia maravilhosa para nós do movimento negro que desde 2001 lutamos para que o Rio Grande do Sul possa reverenciar esses heróis que foram os Lanceiros Negros”, celebrou Luiz Mendes, da ONG Cândido Velho, um dos militantes do movimento negro que participou das primeiras reuniões nas quais o tombamento e a construção de um memorial no local foram reivindicados.
Além do tombamento, que ganhou prazo para conclusão, também a edificação do Memorial aos Lanceiros Negros no Cerro de Porongos — que teve até projeto arquitetônico selecionado por concurso público em 2005 — pode sair do papel através a Fundação Palmares. Mas há entraves à execução a serem superados. As informações são do Extra Classe, que fez uma série sobre o assunto ao longo deste mês.
UCS informa que irá manter homenagem a ditador
Em resposta ao requerimento do Ministério Público Federal (MPF), a Universidade de Caxias do Sul (UCS) informou que pretende manter ativo o Memorial Ernesto Geisel, instalado na biblioteca do campus de Bento Gonçalves. A instituição defendeu a continuidade da mostra e ressaltou que sua preservação está amparada pela autonomia universitária e por decisão técnico-científica de seu corpo docente, além de citar que o MPF “adentra perigosamente na esfera da liberdade acadêmica” com o requerimento. Outro ponto destacado pela UCS é a necessidade de “ouvir e respeitar certas escolhas da comunidade local”, destacando que Geisel foi um cidadão de Bento Gonçalves e que seria legítimo preservar sua memória no município.
O MPF, que havia sinalizado com medidas cabíveis caso a sugestão para a remoção da homenagem não fosse acatada, informou ao Jornal do Comércio que irá analisar a resposta da UCS.
A Comissão da Verdade e da Memória da UFRGS Enrique Serra Padrós vai realizar hoje a sua primeira audiência pública. O evento vai ser às 9h, na Sala 2 do Salão de Atos do campus central, com a presença de três ex-estudantes que foram perseguidos pelo Estado durante o período da Ditadura: Dilza de Santi, João Ernesto Maraschin e Henrique Finco.
A audiência faz parte dos trabalhos de apuração sobre as perseguições e a repressão ocorridas no ambiente universitário. Entre 1964 e 1969, a UFRGS teve dois processos de expurgo, nos quais foram expulsos inúmeros docentes, estudantes e técnicos, além da aposentadoria compulsória de vários profissionais. A Comissão quer coletar e disponibilizar os registros sobre as violações de direitos humanos que aconteceram na UFRGS entre 1964 e 1988.
OUTRAS NOTÍCIAS
Cinco anos após o assassinato de Beto Freitas por vigilantes do Carrefour, a Alma Preta investigou como a empresa aplicou os 115 milhões estabelecidos no TAC assinado com o MP-RS e outros órgãos. Segundo a reportagem, não há um sistema completo de transparência da execução do dinheiro.
A Fenaj e o SindJoRS condenaram o convite feito pela Fecomércio-RS ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para a palestra “Comunicação: uma necessidade em tempos de desafios”.
Vale lembrar: Ferreira já esteve mais de uma vez envolvido em episódios de desinformação e, nesta semana, foi condenado por transfobia.
Em decisão unânime, a 9ª Câmara Cível do TJRS reverteu a condenação que forçaria a Zero Hora e a jornalista Rosane de Oliveira a pagarem 600 mil reais de indenização à desembargadora e ex-presidente do TJRS Íris Helena Medeiros Nogueira.
A prefeitura e o MPRS fecharam uma parceria para auxiliar pessoas em situação de rua em Porto Alegre. O objetivo é qualificar o atendimento de saúde e de assistência social do município.
O Aeromóvel que conecta o Trensurb ao aeroporto não vai ser religado nem em 2026. O serviço está indisponível desde a enchente, quando o equipamento foi danificado. O custo dos reparos é de 38 milhões, informa Jocimar Farina.
A Câmara Municipal aprovou projeto que reconhece a Parada Livre como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre. A proposta foi de autoria da vereadora Natasha Ferreira (PT).
Atenção no acesso ao Centro: a EPTC anunciou que o entorno da Rodoviária vai ter bloqueio de trânsito entre hoje à noite e a noite de domingo. Obras na região vão demolir o restante da passarela.
Uma audiência pública na Assembleia debateu a tarifa zero na região metropolitana. Durante a sessão, especialistas afirmaram que o modelo atual de financiamento, onde o usuário financia o serviço, é insustentável.

Pressa e amizades
Quando eu era criança, tinha pressa de crescer para conquistar o mundo. Era um guri normal. Jovem, queria logo amadurecer para reinar sobre poucos ou muitos e ser aclamado como um vencedor.
Era um adolescente normalmente ansioso e tão crítico que me chamavam de “catedrático”. Maduro, tinha pressa de me aposentar para fazer o inventário das minhas conquistas e escrever as minhas memórias. Velho, tenho pressa em desacelerar o tempo para, quem sabe, voltar a ser criança e soltar pandorga nos céus de Palomas.
Final de semana cultural: 99 faz cinema ao ar livre na Orla do Gasômetro em aquecimento à Noite dos Museus
Parte do movimento “Viver o Melhor de Porto Alegre pede 99”, ativações incluem descontos em corridas e ampliam o incentivo à cultura, o uso dos espaços públicos e a cultura gaúcha.
CULTURA
Podcast Cineclube Matinal #32 – “Amor e Morte em Júlio Reny”, “Querido Trópico”, “O que a Natureza te Conta” e “O Filho de Mil Homens”
Roger Lerina e Marcelo Perrone falam sobre quatro novidades nas telas: as estreias nos cinemas da cinebiografia do roqueiro gaúcho Júlio Reny, um drama ambientado na Cidade do Panamá estrelado pela atriz chilena Paulina García, o novo filme do cineasta sul-coreano Hong Sang-soo e a adaptação do romance do português Valter Hugo Mãe protagonizada por Rodrigo Santoro – que chega agora à plataforma Netflix.
"Bugonia" é retrato perturbador do nosso tempo

Não se pode esperar nada convencional de Yorgos Lanthimos. Um dos mais inventivos nomes do cinema contemporâneo, o diretor grego volta às telas com mais uma esquisitice: Bugonia (2025), mistura humor sombrio com ficção científica que lança um olhar satírico para temas como teorias de conspiração, negacionismo, capitalismo, alienação e ecologia. Leia a resenha de Roger Lerina.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então aproveite a promoção de Black Friday, assine a Matinal e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!

