Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ O apoio à nova planta da CMPC e o déficit da prefeitura da capital: as notícias desta sexta

Edição #1570

✉️ O apoio à nova planta da CMPC e o déficit da prefeitura da capital: as notícias desta sexta
Foto: Ederson Nunes/CMPA
A HORA DE ASSINAR A MATINAL É AGORA!

Como já cantava Cazuza, o tempo não para – e janeiro já está chegando ao fim. Falta pouco para reajustarmos o valor dos nossos planos de assinatura, uma medida necessária para garantir a sustentabilidade da Matinal em 2026. A virada acontece no dia 3 de fevereiro, na próxima terça-feira.

Se você gosta e confia no nosso trabalho, esta é a última oportunidade de assinar pagando o valor de 2024. Isso mesmo: faz dois anos que não reajustamos os preços. Assinando agora, você mantém o valor antigo e ainda fortalece o jornalismo independente. Contamos com você!

Quero apoiar

Olá! Dentre os assuntos do dia, o repórter Pedro Pereira acompanhou a audiência pública sobre a nova planta da CMPC, em Barra do Ribeiro. Apesar de especialistas apontarem riscos ambientais, o projeto bilionário – que promete transformar a realidade do pequeno município – recebeu forte apoio e incentivos locais.

Do lado de cá do Guaíba, abordamos o novo déficit nas contas da prefeitura e o recuo da Seduc, que garantiu a vaga de alunos em uma escola especial de Porto Alegre, caso que acompanhamos na semana passada.

Aquecendo os motores para o Oscar, fica o convite para ouvir o novo episódio do Cineclube Matinal, comandado por Roger Lerina. Além disso, para os nossos apoiadores, preparamos uma agenda recheada para este feriadão. Já Juremir Machado da Silva questiona, em sua coluna, até onde vai o desejo de Donald Trump de exercer influência sobre o continente americano.

A Parêntese deste sábado apresenta o primeiro capítulo do folhetim A medida das coisas humanas, um ensaio sobre a importância das manifestações culturais negras e uma entrevista de Luís Augusto Fischer com Carlos Caramez, produtor do filme Cavalo de Santo.

Ah, por conta do feriado de segunda-feira, retomamos a newsletter na terça. Até lá!

🌦️
Previsão do tempo: Chuvas fracas seguem aparecendo de maneira isolada na capital, e a temperatura deve variar entre 21º C e 29º C.

Audiência pública da CMPC teve 2h de elogios, e vaias a críticos

Das quatro horas de audiência pública sobre os impactos ambientais da nova e bilionária unidade de celulose da CMPC, em Barra do Ribeiro, duas horas foram dedicadas à apresentação do projeto e suas implicações. Nas outras duas horas, houve uma sequência de elogios vindos da plateia. Ao fim de mais de 20 manifestações da audiência, ocorreram poucas críticas ou perguntas de fôlego.

Com promessa de geração de 12 mil empregos, melhoria no PIB e no IDH do pequeno município da Região Metropolitana, a nova planta desperta receios quanto ao aumento de efluentes despejados no Guaíba, inclusive em áreas próximas à captação de água para Porto Alegre, além de preocupações com relação aos impactos aos povos indígenas da região e à Mata Atlântica – pontos que foram minimizados pelos representantes da consultoria da CMPC.

Os eventuais danos, entretanto, são desconsiderados por representantes locais. Prefeito de Barra do Ribeiro, João Francisco Feijó (MDB) fez uma defesa à empresa e ridicularizou riscos de contaminação com químicos, comparando poluição com salsichas. “Eu fico triste quando chega a nossa vez de receber uma empresa, tem gente que é contra”, declarou.

Dentre as escassas vozes críticas na discussão desta quinta, os professores da UFRGS Paulo Brack e Francisco Marshall se dividiram entre pedidos por mais audiência pública e o apontamento de problemas do projeto – situação que chegou a gerar vaias do público presente. À Matinal, a Fepam negou o pedido por mais audiência pública.

Leia a reportagem completa:

Audiência pública da CMPC teve 2h de elogios; críticos foram vaiados
Plateia era dominada por simpatizantes da gigante de celulose, entre eles um ex-secretário de estado

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Prefeitura reduz déficit, mas fecha 2025 com contas ainda no vermelho

O ano de 2025 fechou com déficit de 45,6 milhões de reais nas contas da prefeitura de Porto Alegre, que atribuiu o resultado ainda às consequências da enchente histórica de 2024 – no total, o desastre já ocasionou um rombo de 469 milhões. Na apresentação dos dados nesta quinta-feira, foi destacado que o déficit reduziu em relação a 2024, quando a conta fechou em 307 milhões negativos. No ano passado, o município movimentou valores na ordem de 11,8 bilhões de reais. A maior alocação foi destinada à saúde, que recebeu 3,39 bilhões, seguida de pessoal (2,5 bilhões). Educação e obras de saneamento vêm na sequência. O Dmae, pelo segundo ano seguido, também fechou com saldo negativo.  

Durante a apresentação, a secretária da Fazenda, Ana Pellini, considerou o resultado do ano como positivo, ressaltando o aumento de arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) em relação ao ano anterior. “Significa também que a cidade está recuperando sua atividade econômica”, destacou. Por outro lado, o resultado ainda leva preocupações aos gabinetes do paço. O prefeito Sebastião Melo (MDB) criticou a redefinição da faixa de isenção do Imposto de Renda, o que vai gerar redução de repasse aos municípios a partir deste ano. “Vamos ter que tirar 40 milhões de algum lugar e não podemos cortar.”

Leite fará reunião de alinhamento com a Brigada Militar

Apesar de evitar críticas públicas, o governador Eduardo Leite (PSD) deverá agendar uma reunião para tratar das atuações da Brigada Militar, conforme a jornalista Rosane de Oliveira. Embora a segurança pública tenha apresentado resultados positivos nos últimos anos, ações de policiais como as condutas no atendimento a pessoas em surto, o caso do agricultor Marcos Nornberg em Pelotas e as suspeitas de tortura motivaram a reunião.

No inquérito que apura as circunstâncias da morte de Nornberg, os policiais alegaram legítima defesa. O agricultor, que acreditava estar sendo vítima de um assalto, teria disparado dois tiros. Na sequência, porém, os policiais atiraram 16 vezes.

Seduc reverte decisão e garante vagas a alunos em escola especial em Porto Alegre

Os 19 alunos que haviam perdido a vaga em 2026 na Escola Estadual Especial Renascença, referência em Educação Especial em Porto Alegre, poderão fazer a rematrícula sem impedimentos. O comunicado formal foi feito às famílias em uma reunião com participação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), semanas após o grupo ter sido informado de que não poderia continuar na escola, em razão da idade. A decisão foi tomada pela direção da escola, contrariando o pedido dos professores. Na última segunda-feira, a então diretora renunciou ao cargo. 

Os alunos perderiam a vaga por conta da aprovação ao sexto ano do ensino fundamental – e a escola, que adotou o modelo seriado, abandonando o método de níveis de ensino, só atende estudantes até o quinto ano. A Defensoria Pública acompanhou o caso, reportado pela Matinal na semana passada.

Leia a reportagem completa:

Seduc reverte decisão e garante vagas a alunos em escola especial em Porto Alegre
Vagas estão garantidas para o ano letivo de 2026, mas Defensoria Pública quer que caso não se repita. Diretora renunciou ao cargo


🌞
Era sol que te faltava? Verão tende a favorecer o bem-estar, aponta a ciência, mas contexto social pode torná-lo fator de risco

Sim, existe ciência por trás da premissa de que sol na pele equivale a leveza na cabeça. Responsável não apenas pelo aspecto simbólico da comparação, a luz solar que incide sobre os corpos no calor do verão atua em mecanismos fisiológicos ligados à regulação emocional. Como mostra o The Conversation, uma pesquisa realizada com 400 mil britânicos revela que a exposição à luz pode auxiliar no equilíbrio do relógio biológico humano, colaborando também para a melhora da qualidade do sono e a liberação da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor.

E não é automático, nem difícil de perceber. Na estação em que estamos, no hemisfério sul, os dias ficam mais longos e a vida social mais rica, já que consequentemente saímos mais de casa. A ligação do bem-estar ocorre, conforme a Psicologia Positiva, entre corpo, ambiente e relações que construímos. Por isso mesmo o inverso pode tomar forma: durante ondas de calor, populações em situações de estresse e vulnerabilidade correm maiores riscos de enfrentar isolamento social, disfunções cognitivas e transtornos afetivos.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

OUTRAS NOTÍCIAS
Um projeto concebido pela Santa Casa de Porto Alegre propõe alterações na Praça Argentina, e planeja construir quatro níveis de estacionamento subterrâneo, além de incluir o local à área do complexo hospitalar.
A revitalização do centro comercial Nova Olaria, na Cidade Baixa, está em sua fase final. Só que o retorno do cinema Guion, que operava no local, ainda é incerto.
O temporal que atingiu Porto Alegre no início da tarde fez com que um barco virasse no Guaíba. Dois precisaram ser resgatados por bombeiros.
Mais tarde, quando o mesmo temporal chegou ao Litoral Norte, além de correria com os veranistas, provocou a formação de uma tromba d'água na Lagoa dos Patos.
Nesta semana, dez pesquisadores da UFRGS retornaram à serra gaúcha para iniciar a nova fase do projeto Previne Taquari-Antas, que coleta dados para formular medidas de prevenção aos deslizamentos na região.
O TJ-RS reconheceu o direito de servidores estaduais ao auxílio refeição durante as férias. Segundo a juíza Márcia Regina Frigeri, a remuneração nesse período deve equivaler ao que o trabalhador receberia caso estivesse em serviço.
E o TRT definiu pagamentos de trabalhadores envolvidos no Projeto Campi, responsável por prestar atendimento a pessoas neurodivergentes em Porto Alegre. Os funcionários tiveram os contratos encerrados de maneira irregular no final do ano passado.
Já no âmbito de um ano eleitoral, a Federasul e outras sete entidades empresariais gaúchas lançaram um manifesto elencando 12 eixos de ação para “reerguer” o RS.

O país que é dono de um hemisfério

A invasão da Venezuela obedeceu à mesma lógica: os EUA entendem que têm direito de se proteger da China, da Rússia e do Irã. Os demais países latino-americanos estão avisados: são detentores de soberania limitada por se situarem no hemisfério dos Estados Unidos da América. Não podem se associar com qualquer um.

Tudo isso se sabia, mas não se dizia tão claramente.

A geopolítica venceu. Entramos na era da franqueza militar.

Leia a coluna na íntegra.


CULTURA

Os indicados à 98ª edição do Oscar foram anunciados no dia 22 de janeiro de 2026. A lista de concorrentes a melhor filme conta com 10 produções, dentre as quais o recordista histórico de indicações, Pecadores, e o brasileiro O Agente Secreto, que disputa a estatueta em quatro categorias. Confira o episódio aqui.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!