Depois das primeiras incursões pelo Nordeste, nos anos 1980, passamos, a partir de 1999, a vir quase todo ano para cá durante as férias. Tivemos várias fases: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Uma vez, ficamos mais de 40 dias na praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, onde um menino italiano, o Tommy, divertia-se muito na pousada onde estávamos. A mãe dele tentava segurá-lo um pouco:
– Pericoloso, Tommy.
Ainda dizemos isso até hoje. Onde andará o Tommy? Quando passou o BBB1 – o único que eu vi –, estávamos entre a Lagoa do Paraíso e Jericoacora, no Ceará, onde ficamos por mais de 30 dias. Depois, começamos a repetir São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Virou nossa praia favorita. Houve um tempo em que resolvemos aportar no sul da Bahia. Andamos por tudo. A Praia do Espelho ficou em nossas lembranças. Neste ano, já bem longe daqueles tempos de férias longas, optamos por tirar dez dias na Bahia, num lugar de fácil acesso. Escolhemos Itacimirim, praia do meu amigo André Lemos, a 50 quilômetros de Salvador. Fica no conhecido município de Camaçari.
Eu me lembrava de, aos 21 anos, estar viajando de ônibus e ter me encantado com Arembepe, a praia de Janis Joplin, como se dizia. Desta vez, já havia esquecido que fica em Camaçari. Em temos mais recentes, andamos na Praia do Forte e em Imbassahy, que ficam no município vizinho de Mata de São João.