Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ Rede de ensino integral, Abrigo Amigo e mais notícias desta sexta

Edição #1548

✉️ Rede de ensino integral, Abrigo Amigo e mais notícias desta sexta
Foto: Alex Rocha/PMPA

Bom dia! Chegamos ao último dia da nossa campanha de arrecadação do ano. Queremos agradecer às mais de 350 pessoas que já nos ajudaram doando algum valor ou fazendo uma assinatura. Agora, faltam apenas 3 mil reais para chegarmos a 100% da nossa meta. O valor equivale a 15 assinaturas anuais do nosso plano completo. Então, se você ainda não assina a Matinal, este é um ótimo momento para assinar! Se você já é assinante, considere presentear alguém com uma assinatura neste Natal. Você também pode ajudar fazendo um Pix de qualquer valor para a chave bomdia@matinal.news ou pelo QR Code abaixo:

Hoje também é um dia emotivo aqui na Matinal. Depois de seis anos à frente do nosso jornalismo diário, nos despedimos da nossa gerente de jornalismo, Marcela Donini. Ela deixa a Matinal por uma decisão particular, para tocar novos projetos. Desejamos muito sucesso nos teus novos caminhos e agradecemos imensamente pela tua dedicação integral à Matinal. Sentiremos saudades! 💜 Mas, calma: Marcela continua com a gente como colunista! Quem nos assina, seguirá recebendo a Tudo É Gênero nas sextas-feiras. A edição de hoje, porém, chegará logo mais para todas e todos! 

Agora sim, vamos às notícias de hoje: o caso dos concursados da área de cultura do estado, a novela do Cais Mauá, a ampliação da rede de ensino integral e os primeiros dados do “Abrigo Amigo” sobre a percepção de segurança nas paradas de ônibus.

Na cultura, trazemos uma entrevista com a diretora de um longa sobre um dos espaços icônicos da capital e uma conversa com a autora de Cicatrizes da Rua. Na Parêntese do fim de semana, ensaios, crônicas e artigos, além do encerramento da série Serranos na várzea e uma reflexão sobre o futuro diante da crise climática.

A partir de amanhã a equipe entra em recesso para recarregar as baterias para 2026. Mas não se preocupem, a Matinal News volta a chegar nas suas caixas de entrada a partir de segunda-feira, 5 de janeiro! Boas festas e até lá!

☀️
Previsão do tempo: A última sexta da primavera já tem a cara do verão, com sol e calor. Na capital, as marcas vão a 34°C.

Gestão Leite convoca novos temporários e ignora aprovados em concurso

O ano está terminando, mas a espera dos aprovados remanescentes do concurso público realizado em 2021 pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul parece não ter data para acabar. Profissionais que passaram pelo processo seletivo para os cargos de Analista em Assuntos Culturais – Artes e Historiógrafo são os únicos que ainda aguardam na fila da nomeação – 46 no total. 

Desde novembro de 2024, o governo gaúcho tem optado por contratar servidores temporários, contrariando uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que determinou o chamamento dos aprovados no concurso, como mostrou a Matinal.

Dezesseis museólogos foram contratados temporariamente – os dois últimos na primeira semana de dezembro. À época da publicação do edital de 2021, a formação em museologia residia sob a área Analista de Assuntos Culturais (AAC) – Artes que, após uma reestruturação em janeiro de 2025, foi desmembrada em cinco segmentos. O edital do processo seletivo emergencial foi aberto em novembro de 2024, após a enchente, já de acordo com a alteração.

À Matinal, a SPGG afirma ter contemplado no processo de contratação emergencial o chamamento prioritário de concursados, premissa que se aplica a todos os cargos, “garantindo a não preterição e o cumprimento da ordem de nomeação”. Mas Deise Ferraz, uma das representantes da Comissão dos Aprovados da Cultura, discorda: “O nosso edital não foi cancelado ou suspenso. Tanto que, em abril deste ano, foi nomeada uma museóloga por meio dele. Como podem estar nomeando museólogos por dois tipos de contratação diferente?”, questionou.

Leia a reportagem completa:
Gestão Leite convoca novos temporários e ignora aprovados em concurso
SPGG já convocou 16 museólogos em caráter emergencial mesmo após TCE-RS obrigar o chamamento de aprovados em edital de 2021

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Prefeitura lança ampliação de educação integral para o Ensino Fundamental

A prefeitura lançou ontem o programa Integraliza POA, que busca ampliar a oferta de educação integral no Ensino Fundamental. A projeção do município é que a quantidade de alunos atendidos em tempo integral salte de 1.836 para 3.475, com o número de turmas integrais saltando de 87 para 145. Com a implantação do programa, a rede municipal passará de oito para 11 escolas integrais de Ensino Fundamental em 2026. A regulamentação ficará a cargo de atos normativos da Secretaria Municipal da Educação (Smed). O programa prevê jornadas mais amplas focadas em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

De acordo com o decreto que institui o Integraliza POA, a ampliação se dará mediante cinco eixos, entre eles a reorganização de horários escolares na infraestrutura própria da prefeitura e parcerias com Organizações da Sociedade Civil credenciadas. Critérios como demandas territoriais e sociais e indicadores educacionais e de vulnerabilidade serão levados em conta na seleção de unidades para receber o programa.

Piratini quer assinar contrato com o Cais Mauá até março

Após quase dois anos, a concessão do Cais Mauá deve ganhar novos capítulos no primeiro trimestre de 2026. A Secretaria de Parcerias informou nesta quinta-feira que o contrato de concessão de 30 anos do espaço será assinado até março do próximo ano. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Jocimar Farina, de GZH, e confirmada pela Matinal. O leilão da área ocorreu em 6 de fevereiro de 2024. O certame foi vencido pelo consórcio Pulsa RS. Não houve outros interessados na concessão. A proposta de concessão do espaço é de 30 anos. No período, o investimento a ser aportado pelo consórcio é de 353,3 milhões.  

Pela concessão, o consórcio Pulsa RS se comprometerá a reformar os armazéns históricos. Em troca, conforme o andamento das entregas, receberá a área das docas do cais, próximo à Rodoviária. No local, estão previstas construções de torres residenciais e comerciais. A área foi severamente afetada pela inundação em maio do ano passado. Consultada, a Secretaria de Parcerias informou que, no momento, não há informações a respeito de alterações no projeto. A Matinal tentou contato com integrantes do consórcio do Pulsa RS, mas não obteve retorno. Leia a reportagem completa.


🚏
Solicitações no Abrigo Amigo em Porto Alegre ocorreram em bairros afastados do centro

Instalados a partir de outubro em 50 pontos de Porto Alegre, os chamados “Abrigos Amigos” registraram 597 atendimentos desde o início de sua operação. Os locais com maior solicitação de apoio remoto são distantes do Centro, conforme levantamento acessado pela Matinal. A ferramenta foi viabilizada por meio de uma Parceria Público Privada entre prefeitura, Eletromidia e Claro. A iniciativa disponibiliza contato com assistentes virtuais.

De acordo com o levantamento, as áreas com maior número de acionamentos ficam nos bairros Restinga, Cristal e Lomba do Pinheiro. O ponto na estrada João Antonio da Silveira (nº 1335), na Restinga, fez uso do Abrigo Amigo 44 vezes, enquanto usuários da parada na rua Dr. Campos Velho (nº 999/901), no Cristal, contaram com acompanhamento em 41 ocasiões. Os painéis na estrada João de Oliveira Remião (nº 2725) e na João Antonio da Silveira (3330) registraram 37 chamamentos. A comunicação entre usuários do transporte público e os assistentes ocorre por meio de telas, que podem ser acionadas diariamente entre 20h e 5h da manhã. Caso seja necessário, autoridades de segurança pública são acionadas.

Leia a reportagem

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

OUTRAS NOTÍCIAS
Estimativa do DMLU aponta que Porto Alegre gasta cerca de 36 milhões de reais por ano levando resíduos recicláveis para o aterro sanitário.  
Os bairros do 4º Distrito e Azenha devem ser os próximos a receber contêineres de coleta seletiva. Atualmente, os equipamentos estão distribuídos em 19 bairros. A ampliação deve ser definida em março.  
A propósito: empresários do 4º Distrito reclamaram do fim de benefícios anunciado pelo prefeito Sebastião Melo em razão da falta de acordo sobre a revisão do IPTU.
A possibilidade de autorização da circulação de carros na Andradas, que está sendo discutida no âmbito da prefeitura, divide opiniões entre setores do comércio e especialistas.
Trabalhadores dos Correios no estado decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. 
O clima extremo pode alterar o mapa da soja no Rio Grande do Sul, o que deve abrir espaço para economias mais amigáveis ao Pampa. 

Ajudinha do PT aos golpistas

Tudo tem seu preço no grande circo do parlamento brasileiro. A política é a arte de enganar militantes e depois lhes fornecer argumentos para enrolar os críticos. Manchete do UOL: “Acordo no Senado para dosimetria envolveu R$ 20 bi do Orçamento”. Mentira da mídia inimiga? O senador Jacques Wagner confessou:

No domingo a galera estava na rua em nomes dos princípios. O que Lula vai dizer a Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros? Toma lá, dá cá e vai todo mundo para o recesso de fim de ano.

Leia a coluna completa


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

CULTURA
Logo

Cicatrizes da Rua

Luís Augusto Fischer entrevista Michelle Aparecida Marques dos Santos

Foi lançado ontem, dia 18, um livro de imenso valor: Cicatrizes da rua (editora Libretos em parceria com a ALICE, Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, e apoio do Instituto Koinós e Amada Massa). A autora é Michelle Aparecida Marques dos Santos, que trabalha há 25 anos no valoroso jornal Boca de rua. Narrado diretamente em primeira pessoa, o relato conta a vida da autora, que agora, aos 42 anos, repassa sua dura experiência de vida.

LAF – De onde surgiu a ideia de produzir um relato da tua experiência? Foi fácil pensar no que ia ser narrado?

Michelle – Eu sempre tive vontade de escrever um livro, então resolvi escrever minha história de vida, não foi muito fácil voltar atrás no tempo tive que fazer uma retrospectiva da minha vida, mas como são histórias inesquecíveis não foi tão difícil.

Leia a entrevista completa →

Documentário resgata memória do Porto de Elis

Foto: Divulgação

Espaço icônico da noite e cultura de porto-alegrense, o Porto de Elis é tema de documentário dirigido por Flavia Gazola, com roteiro de Renato Del Campão. Repleta de imagens captadas em VHS por Gazola, a produção aborda a trajetória do teatro-bar, que funcionou entre 1984 e 1994, revelando nomes como Adriana Calcanhotto e trazendo a estreia em Porto Alegre de artistas como Cássia Eller. O repórter Ricardo Romanoff entrevistou a diretora do longa Porto de Elis – Uma Viagem à Diversidade da Arte – disponível no YouTube – e conta mais detalhes. Leia a matéria.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!