O Coletivo Preserva Redenção encaminhou denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) sobre uma suposta poda irregular de um pau-brasil no Parque Farroupilha. A denúncia foi feita em 26 de janeiro por Lila Romero, integrante do grupo. O corte é de conhecimento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que informou ter identificado galhos secos e com risco de queda.
Contudo, no material enviado ao MP, a denunciante questionou o critério utilizado para os cortes, ressaltou a existência da Lei de Crimes Ambientais e lembrou que o pau-brasil é considerado a árvore nacional desde 1978. Além disso, o pau-brasil é considerado criticamente ameaçado e a espécie está na Lista Oficial das Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção.
“A árvore era linda, uma copa maravilhosa! Agora eu fui no parque e vi aquela árvore podada de uma forma destrutiva”, lamentou Romero. O espécime fica próximo ao prédio da administração do parque, onde, segundo ela, há tráfego de veículos, como caminhões de pequeno porte.