Pular para o conteúdo

Por que apoiar?

Matinal. Porto para quem se importa.

A Matinal é um veículo independente e digital, sem fins lucrativos, focado em jornalismo e cultura. Estamos localizados em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e produzimos jornalismo local porque nos importamos com a cidade. Acreditamos na força da comunidade, na democracia e na cidadania.

Nosso propósito é transformar a cidade em um lugar mais interessante e justo para se viver. Quem nos acompanha, recebe informações úteis para a vida cotidiana e interessantes para a vida cultural. Quem nos acompanha, combate a desinformação junto com a gente.

A Matinal surgiu em 2019 da união entre a Matinal News (uma newsletter diária com curadoria das principais notícias e reportagens investigativas exclusivas sobre Porto Alegre e RS, fundada por Filipe Speck, Paulo Serpa e Tiago Medina), a revista digital Parêntese (fundada pelo professor Luís Augusto Fischer e focada em entrevistas, ensaios, resenhas e crônicas) e o site rogerlerina.com (editado pelo jornalista Roger Lerina, com notícias de arte e cultura, artigos, críticas e uma apurada agenda cultural de Porto Alegre e região).

Em 2024, nos tornamos uma associação sem fins lucrativos por acreditar que o jornalismo é um serviço público.

Os canais de distribuição da Matinal produzem e entregam conteúdos locais exclusivos sobre desenvolvimento social e urbano, meio ambiente, política, cultura e identidade, com contexto, equilíbrio e independência para oferecer uma abordagem crítica dos fatos.

Estatuto e ata de constituição da Associação Matinal de Jornalismo e Cultura

Nossos Valores

Comunidade: Valorizamos o senso de pertencimento e o saber conjunto e compartilhado.

Conexão: Valorizamos o nosso relacionamento com os nossos públicos.

Impacto: Valorizamos um jornalismo que mexe na vida das pessoas em diversas escalas.

Transparência: Valorizamos processos e propósitos transparentes.

Diversidade: Valorizamos um mundo plural, diverso, amplamente representado e justo.

Independência: Valorizamos o jornalismo independente, sem amarras comerciais ou políticas.

Nossa trajetória

2019
Março: nasce a Matinal News, fundada pelos jornalistas Filipe Speck, Paulo Serpa e Tiago Medina.
Novembro: o professor Luís Augusto Fischer e o jornalista Roger Lerina se unem ao projeto com a revista Parêntese e a news do Roger, respectivamente, criando o Grupo Matinal Jornalismo.
2020
Novembro: Menção Honrosa no 37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo 2020.
Dezembro: Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Primeiro crowdfunding realizado com sucesso, recebendo o apoio de 664 pessoas e somando mais de R$ 84 mil.
2021
Fevereiro: segundo lugar no prêmio International Center for Journalists (ICFJ) de reportagens sobre a pandemia, na categoria Transparência, Crime e Corrupção.
Outubro: primeiro lugar no 3º Prêmio Livre.jor de Jornalismo Mosca 2021.
Novembro: Prêmio CAU/RS 2021, na categoria Imprensa – pessoa jurídica.
Dezembro: primeiro lugar no 8º Prêmio ADPERGS de Jornalismo, na categoria Internet e Mídias Sociais; primeiro lugar na categoria Reportagem Cultural e 1º e 2º lugares na categoria Webjornalismo, além de uma Menção Honrosa no 63º Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo. Troféu Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação Social pela ARI.
2022
Janeiro: Juremir Machado da Silva assume posto de colunista e lança sua newsletter exclusiva para assinantes.
Março: único veículo gaúcho a participar do programa Acelerando a Transformação Digital, promovido pelo ICFJ e pela Meta, em parceria com a Ajor.
Junho: Marcela Donini, então editora-chefe, recebeu a Comenda Guilhermino Cesar do Ministério Público de Contas do RS pela Liberdade de Expressão.
Agosto: participação no Google News Initiative Startups Lab, programa criado pelo Google em parceria com a Echos e a Ajor.
Setembro–Outubro: cobertura das Eleições 2022 com a plataforma euvotoporque.com.br, ferramenta interativa que permitiu aos leitores selecionarem candidaturas e temas relevantes.
Outubro: contemplada pelo programa Desafio de Inovação da América Latina 2022 do Google News Initiative, com recursos para desenvolver a plataforma Pipa, voltada a combater os desertos de notícias no RS.
Dezembro: o repórter Juan Ortiz obteve o terceiro lugar no Prêmio CORECON-RS (Mídia Digital). O colunista Juremir Machado ficou em primeiro lugar no 64º Prêmio ARI-Banrisul, categoria Crônica.
2023
Junho: Nando Gross assume posto de colunista.
Julho: lançamento do projeto Pé no Chão: jornalismo investigativo local pautado com a comunidade, financiado pelo ICFJ e Meta. Lançamento do Zap Matinal, resumo diário via WhatsApp.
Agosto: lançamento da nova marca e manifesto: “Porto para quem se importa”.
Setembro: participação no Laboratório de Desenvolvimento de Audiência do GNI (via Ajor). Homenagem da Câmara de Vereadores por contribuição à cidade. Nanni Rios assume posto de colunista.
Novembro: evento Cidade das Ideias sobre crise climática, tema editorial de 2024. Segundo crowdfunding realizado com sucesso, com 912 apoiadores e mais de R$ 124 mil arrecadados.
Dezembro: prêmios ARI/Banrisul e Direitos Humanos de Jornalismo: Pedro Nakamura, Juremir Machado, Marcela Donini e Tatiana Reckziegel entre os premiados.
2024
Janeiro: a Matinal passa a ser uma associação sem fins lucrativos.
Abril: cobertura histórica da enchente de 2024, com ampla repercussão nacional e internacional.
Maio: lançamento da série Sabatina Parêntese – Conversas sobre o futuro, eventos presenciais abertos ao público.
Junho–Novembro: campanha #EleiçõesParaQuemSeImporta, ampliando a cobertura das eleições municipais de 2024, com newsletters e transmissões ao vivo.
Setembro: Cláudia Tajes assume posto de colunista.
Novembro: cinco anos da revista Parêntese, celebrados com campanha e folhetins impressos.
Dezembro: reconhecimentos no 66º Prêmio ARI/Banrisul e no Prêmio CAU/RS 2024; menção honrosa no 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.