Buenas! Repercutimos hoje a expectativa de um ano menos polarizado na Câmara Municipal, a partir da posse do novo presidente, Moisés Barboza. Ele será responsável por conduzir a votação do Plano Diretor e sinalizou que quer deixar uma marca no combate à violência contra jovens.
Também publicamos uma entrevista do professor Luís Augusto Fischer com a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara Rio-Grandense do Livro, Roseni Siqueira Kohlmann.
Logo mais nossos assinantes dos planos Completo e Comunidade recebem a primeira edição de 2026 da newsletter de Juremir Machado da Silva. O texto de hoje trata de geopolítica em tempos de invasão da Venezuela. Considere se tornar um assinante para receber a news em primeira mão! Boa leitura!
Nem terminamos a primeira semana do ano ainda, e quanta coisa já aconteceu! Pela frente ainda temos Copa do Mundo, eleições e muitos vídeos feitos por IA. Mais do que nunca, é imprescindível confiar na informação que você consome. Financie o jornalismo independente!
Moisés Barboza assume a Câmara, com foco no combate à violência contra jovens
Acenando com mais diálogo, o vereador Moisés Barboza (PSDB) assumiu ontem a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. A posse marca o fim de um atribulado mandato de um ano da antecessora, Comandante Nádia (PL), marcado por diversos atritos com a bancada de oposição, que incluíram a iniciativa pela cassação de pelo menos oito parlamentares de esquerda, além do conflito envolvendo parlamentares e a Guarda, no mês de outubro. Integrantes da nova Mesa Diretora, Roberto Robaina (PSOL) e Aldacir Oliboni (PT) depositaram esperanças de uma melhor relação com o tucano, definido por eles como “mais democrático”.
Barboza conduzirá os trabalhos ao longo de 2026. Caberá a ele pautar a votação dos projetos de revisão do Plano Diretor, o que deverá ocorrer a partir de fevereiro. Mas ainda que a pauta do planejamento urbano da capital deva ser a principal discussão deste ano, Barboza prometeu atenção especial ao combate à violência e ao abuso de crianças e adolescentes, que, segundo ele, há casos crescentes desde a pandemia na capital. O tucano resgatou a própria trajetória na defesa da atuação: “Eu demorei 30 anos para poder, com ajuda profissional, assumir que fui vítima de abuso”, afirmou.
Melo critica TCE – Presente na cerimônia de posse, o prefeito Sebastião Melo (MDB) criticou o que considerou uma interferência do Tribunal de Contas do Estado na revisão do Plano Diretor, que advertiu o município sobre possíveis vícios no processo de revisão. “O prefeito propõe e quem foi eleito pelo povo decide”, disse.
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Disparidade de grau de instrução entre brancos e negros avança no RS
Levantamento publicado por GZH indica que houve aumento na desigualdade do grau de instrução entre brancos e negros no Rio Grande do Sul. Em 2013, cerca de 10,3% da população branca tinha ensino superior, enquanto 3,1% de negros também haviam alcançado este grau. Já em 2023, os índices foram de 17,4% e 7,1%, respectivamente. Especialistas ouvidos pela reportagem mostraram preocupação com a persistência de assimetrias, porém destacaram a importância de políticas públicas como as cotas. “As políticas de ações afirmativas são o caminho possível. Mas temos que observar como elas se efetivam”, afirmou a professora Georgina Lima, da UFPel.
A Câmara Rio-Grandense do Livro tem, pela primeira vez em sua história, uma mulher à sua frente ao longo do próximo biênio. Administradora e atual gerente editorial da Federação Espírita do RS, Roseni Siqueira Kohlmann assumiu o cargo neste mês e quer deixar como marca o fortalecimento do livro como instrumento de transformação social.
Em entrevista ao professor Luís Augusto Fischer, Roseni valorizou o papel das mulheres na instituição, salientando que a presença feminina, que agora chega à presidência, foi sempre constante na CRL. Ela também projetou uma expansão da Feira do Livro de Porto Alegre e confirmou a realização de duas edições “locais” do evento no mês de abril, na Zona Norte e na Restinga. “Em um mundo cada vez mais acelerado, o livro segue sendo um espaço de pausa, reflexão, pensamento crítico e construção da cidadania”, afirmou. Leia a entrevista.

OUTRAS NOTÍCIAS
Novo ano, velho problema: a infestação do mosquito da dengue na capital chegou ao nível de alerta. Ainda sem alta nos casos, 12 bairros estão em estado crítico, considerando o risco de transmissão da doença.
Deverá terminar neste mês a demolição de casas no bairro Farrapos – um dos locais mais afetados pela enchente de 2024 –, visando o prosseguimento das obras na nova ponte do Guaíba.
Ao longo de 2025, a EPTC registrou 1,6 mil ocorrências de abandono de veículos em vias públicas. Mais de 90% dos casos foram solucionados pelos próprios proprietários, após notificação, conforme a empresa.
A CEEE Equatorial tem 30 dias para apresentar um plano de gestão do cabeamento dos postes de Porto Alegre. Segundo nova decisão do STJ, a companhia também terá que apresentar relatórios sobre a efetividade das medidas.
O Hospital das Clínicas de Porto Alegre foi a única empresa pública federal na área da saúde a alcançar nível de excelência em ranking que analisou estatais brasileiras.
O município gaúcho de Hulha Negra está completando um ano convivendo com o racionamento de água diariamente. Confira o relato de alguns dos moradores, na matéria do g1.
Um estudo da PRF concluiu que a instalação de controladores de velocidade em rodovias gaúchas reduziu em 55% o número de acidentes entre 2023, quando foram instalados, e 2025.
Em tempo: o RS teve 45 mortes violentas durante o feriadão de Ano Novo. Dessas, 27 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito.
CULTURA
Emily em Roma

A quinta temporada de Emily em Paris se inicia em Roma, território do novo amor temporário da nossa queridinha Emily, a americana que se especializa em desconhecer línguas faladas em praticamente todos os países do mundo. Isso não impede Emily de ser muito boa no que ela faz: criar campanhas de marketing digital dotadas de pura genialidade, e encontrar rapazes boa pinta que se apaixonem por ela.
Leia o comentário de Marcelo Carneiro da Cunha.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!