Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Clube de Cultura lança acervo online gratuito sobre arte e resistência

Plataforma digital documenta trajetória artística e política do centro cultural, incluindo detalhes sobre a censura durante a ditadura

Clube de Cultura lança acervo online gratuito sobre arte e resistência
Documento: Acervo online do Clube de Cultura

A três meses de completar 76 anos, o Clube de Cultura redobra esforços para manter viva sua memória e relevância para a história de Porto Alegre. Desde esta terça-feira (3/2), o centro cultural com sede no bairro Bom Fim disponibiliza décadas de documentos em um acervo online, gratuito e de fácil acesso para quem deseja pesquisar, lembrar e saber mais sobre o universo artístico e político da capital. 

Viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, o acervo online foi concebido após um processo meticuloso de restauração, catalogação e digitalização de cerca de 30 mil documentos e itens sob posse do clube, de sócios e profissionais vinculados ao espaço. “Organizamos milhares de documentos sob um padrão internacional de catalogação, para garantir que pesquisadores, estudantes e artistas possam acessar a verdade crua de nossa história”, afirmam os organizadores do projeto, dentre eles a conservadora e restauradora Simone Steigleder.

A plataforma online é uma adaptação da AtoM (Access to Memory), ferramenta usada em âmbito acadêmico e por museus e instituições culturais mundo afora. Por meio dela, o Clube de Cultura considera ter criado um acervo que “não serve apenas para olhar para trás com nostalgia”, sendo uma ferramenta ativa, por meio da qual a digitalização do passado garante a memória necessária para enfrentar o futuro. Ali estão fotografias, cartazes de filmes, peças e palestras, folhetins, informativos e correspondências, além de programações de atividades culturais que marcaram época.

Há registros de atrações musicais, como Nei Lisboa e Elis Regina, e de montagens do departamento de teatro do centro cultural – que encenou peça sobre o dramaturgo gaúcho Qorpo Santo. Por atuar como um “refúgio para o pensamento livre”, o local recebeu, em épocas distintas, personalidades como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Vinicius de Moraes, Cyro Martins e Dyonélio Machado.

Relação de músicas do primeiro show profissional de Nei Lisboa, realizado no Clube de Cultura. Imagem: Acervo da entidade