Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

✉️ Retornos, resenhas e a protetora dos leitores

Parêntese #305

✉️ Retornos, resenhas e a protetora dos leitores
Imagem: Óleo sobre tela, de Michelangelo Merisi da Caravaggio, retratando Santa Catarina de Alexandria (1598-1599). Reprodução / Museu Thyssen-Bornemisza

Três resenhas marcam a edição de hoje, a começar pelo retorno de Carlos André Moreira à publicação, depois de um afastamento em decorrência de outros projetos. O escritor e jornalista explica a ausência, e fala das obras que leu nos últimos meses. 

Alyne Rehm também aparece novamente, e descreve suas impressões ao assistir Pena, espetáculo de dança protagonizado pela bailarina Silvia Wolff, que sofreu um AVC no auge da carreira, aos 34 anos. A outra análise fica por conta de Helena Terra, que se aproxima de Açougueira, romance de Marina Monteiro possuidor de “uma faísca convergente com o desenvolvimento da linguagem de suas personagens, em especial, de sua protagonista”.

Cristiano Fretta chega no quinto capítulo do folhetim Diário da guerra do sono – este envolto na palavra tragédia –, e Luís Augusto Fischer detalha o que há de mais especial em 11 canções do disco Chico Buarque, de 1978. A terceira parte da série Serranos na várzea, de Geraldo Hasse, conta a história de Maria da Felicidade, uma guria cuja vida não corresponde exatamente ao seu nome.

Um agitador cultural com grande bagagem de vivências é o assunto abordado por Jandiro Koch, no texto sobre Roberto Gigante. Já Paulo Damin fala de Santa Catarina, a santa mesmo, protetora dos leitores, e Arnoldo Doberstein pega o bonde da história, indo até 1893-95 em Porto Alegre, quando a capital lidava com notícias assustadoras e novas perspectivas de emprego.  

Quem encerra a newsletter é Juremir Machado da Silva, convidando para conhecer e apoiar o projeto Apadrinhamento Artístico da Escola Casa de Teatro de Porto Alegre.

Boas leituras e, se possível, participe da Sabatina Parêntese de hoje, às 10h30. A última edição de 2025 do evento recebe Flávia Twardowski, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. O intuito da conversa é entender a importância do incentivo à pesquisa na Educação Básica e no Ensino Médio. Realizado na livraria Paralelo 30, o encontro é gratuito, e mediado por Luís Augusto Fischer.

Confira todos os textos da edição #305