Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Revisão do IPTU e outras notícias desta segunda

Edição #1546

Revisão do IPTU e outras notícias desta segunda
Audiência pública sobre revisão do IPTU foi realizada na sexta-feira | Foto: Johan de Carvalho/CMPA

Bom dia! Iniciamos a semana celebrando os prêmios que a redação recebeu na sexta-feira passada. O podcast O Fim do Futuro, da Matinal e da Vós, foi o grande vencedor da 67ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, com o Troféu Reportagem Especial FIERGS RS Mais Forte. Criada por Geórgia Santos e Filipe Speck e com apoio do Instituto Serrapilheira, a série documental também conquistou o 1º lugar em Reportagem em Áudio. Também fomos premiados na categoria Crônica, com os textos A noite em que cheguei sangrando no hospital (1º lugar) e O ano do mate (3º lugar), de Marcela Donini, e Só sei viver em esquinas (5º lugar), de Vitor Necchi.

Na mesma manhã do dia 12, fomos agraciados com o 1º lugar na Categoria Sustentabilidade do Prêmio MPRS de Jornalismo 2025, com a reportagem Como uma ação movida pelo Ministério Público impediu o avanço da destruição do Pampa, de Thiago Müller e Sílvia Lisboa. Parabenizamos nossos jornalistas premiados e agradecemos aos leitores e leitoras que valorizam nosso trabalho, em especial aqueles que ajudam a financiar o jornalismo da Matinal!

Vamos às notícias de hoje.

Com dados do Diário Oficial, o repórter Pedro Pereira revela o apoio do governo Eduardo Leite a um evento de seu ex-correligionário Nelson Marchezan Júnior. É a segunda vez que ocorre o patrocínio, com cifras ainda mais altas do que em 2024.

João Neto assina a cobertura do protesto contra o PL da Dosimetria nas ruas de Porto Alegre ontem. Outras 20 capitais também tiveram atos contra a iniciativa que pode ajudar a amenizar a pena de condenados pela tentativa de golpe. Ainda falamos do racha na base de Melo a respeito da votação que pode mudar o cálculo do IPTU, prevista para hoje.

Roger Lerina escreve sobre um documentário sobre os efeitos das mudanças climáticas no pampa. Juremir Machado da Silva convida para um debate sobre Monteiro Lobato, e Nando Gross busca explicar os motivos do sucesso do Flamengo.

🌦️
Previsão do tempo: Uma frente fria avança pelo RS hoje e provoca chuva em Porto Alegre, com risco de temporal em razão do calor, que pode chegar a 34°C.

Governo Leite paga 760 mil reais para financiar evento de instituto de Marchezan

Na manhã de 25 de novembro, em um salão no Pontal Shopping, em Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) fez a abertura do primeiro dia do GovExpoSummit. Primeiro suplente ao cargo de deputado federal da federação formada entre PSDB e Cidadania em 2022, o tucano se apresenta como presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Colaborativo, conhecido como “GlobalGov”.

Criado para “conectar pessoas, aprofundar debates e articular arranjos colaborativos”, conforme divulgado pela organização, o evento, na prática, foi dominado por autoridades ligadas às gestões de Eduardo Leite (PSD) e Marchezan. Dos 25 conferencistas, 15 palestrantes integram ou fizeram parte das gestões do governador e do ex-prefeito. Além disso, dois nomes chefiam pastas em municípios geridos por aliados do governador, e outros dois são ex-secretários municipais de gestões que apoiaram Leite. O governo estadual bancou o evento, com 760 mil pagos por Banrisul, Procergs, Badesul e BRDE.

A maior quantia partiu da Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Secom), chefiada por Caio Tomazeli, que destinou 500 mil reais ao evento. O valor é o mesmo destinado pela secretaria à 14ª Bienal do Mercosul, que dura 66 dias, e três vezes maior que o investimento no desfile oficial das escolas de samba de Porto Alegre, que recebeu 150 mil reais da pasta. O patrocínio garantiu contrapartidas para benefício da gestão Leite. Dentre eles, a participação em dois painéis, um pronunciamento de até cinco minutos na abertura do evento e 30 convites para distribuição por parte do patrocinador.

Procurados, nem o governo do estado tampouco o ex-prefeito responderam aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto.

Leia a reportagem completa:

Governo Leite paga 760 mil reais para financiar evento de instituto de Marchezan
Maior parte dos palestrantes tinha relação direta e participação nas gestões do ex-prefeito tucano e de Eduardo Leite

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Milhares marcham contra o PL da Dosimetria em Porto Alegre e outras 20 capitais 

Foto: João Neto

No calorão de 34°C, milhares de pessoas marcharam neste domingo em Porto Alegre contra o PL da Dosimetria, aprovado dias antes pela Câmara dos Deputados. A iniciativa, respaldada pela direita, pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, reduzindo sua pena. Outras 20 capitais também registraram atos contra o projeto, que segue em tramitação no Senado. 

Em Porto Alegre, os manifestantes se concentraram no Monumento ao Expedicionário e, após, seguiram em passeada pela Venâncio Aires e Lima e Silva, que chegou a ficar repleta de pessoas ao longo de um quilômetro de extensão. O ato terminou no Largo dos Açorianos. A Brigada Militar não realizou estimativa de público.

Sem consenso entre base e governo, atualização do IPTU vai à votação

Primeiro item da pauta da Câmara hoje, o projeto que atualiza os critérios que servem de base para a cobrança do IPTU segue como ponto de atrito entre o governo de Sebastião Melo (MDB) e a própria base. Puxado pelo Novo, um bloco de dez parlamentares de direita se posicionam contra o projeto, em razão do que argumentam ser uma “elevação da carga tributária sobre parcela significativa da população”. Por outro lado, o texto encontra aberturas para diálogo entre tradicionais opositores à atual gestão, na esquerda, por corrigir distorções. Para valer em 2026, o PL deve ser aprovado e sancionado ainda neste ano. 

Em GZH, a jornalista Rosane de Oliveira conta que há receio do governo em contar com apoio da esquerda, por temor de gerar fraturas na base aliada, impactando em futuras votações. Em audiência pública realizada na última sexta-feira, além de representantes do governo, que naturalmente defenderam o projeto, outras quatro pessoas usaram a tribuna. Nenhuma se manifestou contrária à proposta.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

OUTRAS NOTÍCIAS
O padre Júlio Lancellotti participou de um mutirão do Poder Judiciário à população em situação de rua, na capital. Ele elogiou a iniciativa voltada ao grupo, estimado em cerca de 6 mil pessoas na cidade.
A propósito, levantamento da prefeitura afirma que pouco mais de mil pessoas deixaram as ruas a partir de ações em 2025.
Tinha uma pedra no meio do caminho. Não só no poema, mas na praça Daltro Filho. E desde que foram deixadas ali por uma terceirizada da Tim, moradores do entorno reclamam.
A Comissão de Ética da Câmara deve votar na quarta-feira o parecer favorável à cassação de Gilvani Gringo (Republicanos), assinado pela relatora, Karen Santos (PSOL). Ele foi denunciado durante a CPI do Dmae.
O deputado Miguel Rossetto entregou pedido formal de investigação sobre a CEEE Equatorial ao MPF. Após presidir a CPI que investigou a empresa, o parlamentar defende a cassação de seus serviços no RS.
Nando Gross comenta sobre o motivo que leva o Flamengo a se tornar um protagonista continental.
Afinal, Monteiro Lobato era racista? Esse é o debate da coluna de hoje de Juremir Machado da Silva.

Seleção campeã

Domingo de manhã, acordo e ouço gritos de “vamo, Brasil”. Estranhei porque, havia poucos dias, tinham encerrado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de Futebol Masculino e não tinha jogo da Seleção previsto. Mais gritos e palmas. O entusiasmo do meu filho me intrigava.

Levantei da cama e, ao chegar na sala, vi Santiago com a camisa da Seleção e, na TV, a final da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA.

Leia a coluna completa


CULTURA

Documentário denuncia a arenização do pampa

Foto: Theo Tajes

Único curta-metragem da Região Sul a ser contemplado pelo edital Doc Futura, o filme gaúcho Um Planeta no Sul do Mundo teve sua estreia no Canal Futura nesta semana. O documentário dirigido por Lucas Furtado denuncia as mudanças climáticas que avançam no Rio Grande do Sul e tornam o pampa mais arenoso, aproximando o bioma ao solo de Marte. Saiba mais.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!