Olá! Próximo ao fim, o período na presidência da Câmara da vereadora Comandante Nádia foi marcado por tumultos e rusgas contra adversários políticos. Em novo levantamento, Tiago Medina apurou que ela já entrou com requerimentos contra nove dos 12 vereadores da oposição.
Do executivo, Pedro Pereira repercute com os catadores o novo programa da gestão Melo, lançado ontem, oferecendo qualificação a esses trabalhadores. Na Cultura, João Neto publica reportagem sobre o projeto Unimúsica.
E ainda: Nanni Rios escreve sobre o poeta Leonardo Fróes e Juremir Machado da Silva volta-se a uma velha questão machadiana que há mais de século deixa dúvidas.
Há uma condição essencial para a existência do jornalismo independente: o apoio de leitoras e leitores. É esse apoio que garante nossa independência editorial – e só com independência somos capazes de publicar reportagens que muitas vezes desagradam governos e empresas. Não é a publicidade que sustenta a nossa missão. É você. Para seguir fazendo reportagens de impacto em 2026, precisamos fechar 2025 no azul. Para isso, precisamos arrecadar 50 mil reais até o dia 19 de dezembro. Ajude-nos a chegar lá!

Nádia já denunciou nove vereadores neste ano
Além de ter solicitado investigação que pode resultar na cassação de cinco vereadores por conta do alegado uso indevido do plenário Otávio Rocha, a presidente da Câmara Municipal, Comandante Nádia (PL), também quer cassar o mandato de outros três parlamentares de oposição. Todos os processos estão tramitando na Comissão de Ética da Casa. Os alvos mais recentes foram Alexandre Bublitz (PT), Jonas Reis (PT) e Atena Roveda (PSOL).
Ao todo, somando a um caso anterior, envolvendo Karen Santos (PSOL), pelo menos nove dos 12 parlamentares de oposição no legislativo já foram denunciados pela presidente da Casa. A Matinal entrou em contato com a assessoria de imprensa da presidência da Câmara para confirmar se há outras denúncias contra mais vereadores. Não houve retorno até o fechamento deste texto.
Os vereadores terão prazo de cinco sessões ordinárias para apresentarem suas respectivas defesas, prazo que já começou a contar. Em razão da proximidade do recesso parlamentar, porém, nenhum dos casos deve ser concluído ainda em 2025.
Leia a reportagem completa:
O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER
Prefeitura lança programa para catadores, que elogiam, mas cobram mais reconhecimento
A prefeitura de Porto Alegre lançou ontem o projeto Recomeços, que visa qualificação profissional de catadores e carrinheiros. Numa primeira etapa, serão ofertadas, em parceria com o Senac, 60 vagas para cursos de garçom, portaria e zeladoria, limpeza e higienização, além de um auxílio temporário de cerca de meio salário mínimo. O Recomeços também formará 30 agentes comunitários ambientais. Representantes da categoria avaliaram a medida como positiva.
Com recursos de financiamentos e contrapartidas, a prefeitura anunciou também investimento de 20 milhões de reais em nove unidades de triagens. À Matinal, Fagner Jandrey, secretário do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis no Rio Grande do Sul afirmou que a proposta representa um “momento de avanço”, mas defende a ampliação das políticas públicas para atingir o maior número possível de catadores e catadoras em Porto Alegre.
O programa foi anunciado próximo ao fim do prazo para a circulação de veículos de tração humana, que afeta os carrinheiros, estabelecido em lei proposta pelo então vereador Sebastião Melo (MDB), hoje prefeito. No ato de ontem, houve pedidos para que a norma fosse revogada. Melo comprometeu-se a conversar com os vereadores para estender o prazo. Leia a reportagem completa na Matinal.
Câmara aprova inclusão de saúde mental no SAMU
Em meio a momentos de diálogos de vereadores de diferentes campos, a Câmara aprovou projeto que prevê a inclusão de uma equipe especializada em saúde mental no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O texto é assinado pelo vereador Alexandre Bublitz (PT) e a Tanise Sabino (MDB) e recebeu apoio unânime no plenário. O texto aprovado estipula que a equipe será responsável por atender cidadãos em crises psicóticas ou que envolvam uso abusivo de álcool e drogas, casos de agitação psicomotora grave e outras emergências relacionadas à saúde mental.
A votação do projeto foi acompanhada por familiares de Hérick Vargas, homem de 29 anos que estava em surto e foi morto durante abordagem da Brigada Militar na zona norte de Porto Alegre. A matéria já estava tramitando na Câmara antes da morte de Vargas.
A urbanista May East vai lançar o livro E se as mulheres projetassem a Cidade? amanhã, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Além do livro, que aborda a relação entre gênero e cidade no século marcado pelas mudanças climáticas, o evento terá roda de conversa com a urbanista.
May East é internacionalmente reconhecida por seu trabalho com cidades biofílicas e urbanismo sensível ao gênero. Ao lado dela também participam duas importantes lideranças dos movimentos sociais urbanos: Geneci Flores e Ceniriani Vargas da Silva. A mediação será da professora Daniele Caron.
OUTRAS NOTÍCIAS
A UFRGS segue ocupando a oitava posição no ranking Times Higher Education da América Latina. A USP ocupa a primeira posição dentre as melhores universidades da região.
Oficiada pelo MP, a prefeitura tem dez dias para explicar por que não incluiu cota para pessoas trans em concurso lançado em novembro. Em nota, o município disse que o edital já estava sendo elaborado quando a lei das cotas foi aprovada.
O governo federal vai encerrar amanhã o programa Compra Assistida, programa de moradia para os atingidos pela enchente de 2024. Ao todo, 8.255 famílias já moram em imóveis do programa, enquanto cerca de 12 mil ainda aguardam resposta sobre adesão.
Com prejuízos de 6,5 milhões de reais causados por chuvas de granizo, o governo do estado vai estudar a instalação de sistema antigranizo, que já é usado em Santa Catarina.
Juremir revisita um clássico de Machado: afinal, Capitu traiu ou não traiu?

A livreira e o poeta
Leonardo Fróes é meu poeta ideal. Gosto de todos os seus poemas, sem exceção. Quando saiu a Poesia reunida (1968-2021) pela Editora 34, peguei um exemplar na livraria num sábado de manhã e comecei a ler enquanto passava um café na cozinha. Só larguei o livro e saí daquele cubículo sem janelas quando terminei, exatamente 424 páginas depois. Também tomei todo o café enquanto lia.
Leia a coluna completa.

CULTURA
Estudantes da UFRGS apresentam composições e releituras no Unimúsica

A série entreluzeiros, do projeto Unimúsica, apresenta a Mostra Incandescente hoje, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Com direção artística de Tamiris Duarte, o espetáculo coletivo abre espaço para cinco grupos de estudantes de Música do Instituto de Artes da instituição. Embalado por forró, choro, frevo, ijexá, entre outros ritmos, o show gratuito é uma oportunidade para o público conhecer a nova cena musical de Porto Alegre. Saiba mais na matéria de João Neto.
Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!

