Pular para o conteúdo

✉️ Veja a íntegra da edição desta quarta-feira

Matinal News #1529

✉️ Veja a íntegra da edição desta quarta-feira
Encontro com povos indígenas para marcha de entrada conjunta na COP-28 | Foto: Estevam Rafael/Audiovisual/PR

Bom dia! Temos mais uma novidade por aqui: um novo colunista! O arquiteto Flávio Kiefer passa a escrever a cada duas semanas na Matinal. Kiefer é professor da PUCRS, onde também foi diretor do Instituto de Cultura. Assina projetos importantes em Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mário Quintana e o Espaço Força e Luz. Neste ano, lançou a coletânea de crônicas Cidade Abstrata (Libretos), obra semifinalista do Prêmio Oceanos e finalista dos prêmios Minuano e AGES. É uma honra e uma alegria contar com a sua colaboração, qualificando nosso olhar para as cidades, em especial, a nossa capital.

No noticiário de hoje, Claudia Bueno e Naira Hofmeister contam sobre uma importante vitória do movimento indígena em Porto Alegre, um primeiro passo em busca da demarcação. Tiago Medina atualiza sobre a expectativa da votação do Plano Diretor. E seguimos acompanhando a crise na Fundação Theatro São Pedro, que agora o governo tenta contornar.

Juremir Machado da Silva conta sobre uma campanha contra o feminicídio que viu na França. E, no destaque da Parêntese, Álvaro Magalhães compartilha dúvidas sobre o roteiro de O Agente Secreto.

Amanhã, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Matinal News não circula. Por conta do feriado, a News do Roger será enviada hoje à tarde, destacando o Festival Zumbi Solidário, o novo espetáculo do Grupo Afro-Sul e as resenhas dos filmes Amor e Morte em Júlio Reny e O que a Natureza Te Conta.

Voltamos na sexta-feira!

☀️
Previsão do tempo: O sol segue brilhando Porto Alegre, com um calorzinho à tarde, quando faz 27°C.

Aldeia Pindó Poty é um dos territórios com  limites reconhecidos pela União na COP30

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou nesta segunda (17) a delimitação da Terra Indígena Pindó Poty, território do povo Guarani situado no Lami, no extremo-sul de Porto Alegre. O evento ocorreu durante a 30ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP30.

A Pindó Poty foi um dos seis territórios indígenas a terem aprovados seus Relatórios Circunstanciados de Identificação e Delimitação (RCID), uma das etapas iniciais do reconhecimento formal de uma terra indígena. O caso da TI Guarani no extremo-sul de Porto Alegre estava travado há anos: o território está em estudo desde 2006. Somente em 2018, uma portaria da Funai determinou a constituição de um grupo de trabalho para realizar o levantamento, que não havia sido concluído.

“É um momento histórico”, afirmou Juliana Kerexu, coordenadora da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), que estava presente na COP30 para o anúncio da ministra. A principal demanda dos indígenas do sul do país na conferência era o reconhecimento de seus territórios, conforme mostrou a Matinal na semana passada.

“A gente tem que comemorar sempre, mas agora é dar outros passos para garantir a demarcação física e a homologação desses territórios”, complementou a liderança.
Leia a reportagem completa:
COP30 dá à terra indígena do Lami primeira vitória em 20 anos
Aldeia Pindó Poty, no extremo-sul de Porto Alegre, está entre os territórios tradicionais que tiveram seus limites reconhecidos pelo governo

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Discussão de emendas pode levar votação do Plano Diretor para 2026
Em reunião com vereadores de centro-direita e representantes empresariais nesta terça, o futuro presidente da Câmara Municipal, Moisés Barboza (PSDB), evitou se comprometer com a conclusão da votação dos projetos de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre ainda neste ano. Para ele, as centenas de emendas destacadas vão demandar mais tempo no plenário. “Todos queremos votar este ano, mas não será uma tarefa fácil. Precisaremos de pelo menos 250 horas para discutir as emendas. O desafio é gigante”, afirmou o tucano. 

Barboza substituirá a vereadora Comandante Nádia (PL) na presidência da Câmara a partir de janeiro e sinalizou que não deverá convocar sessões extraordinárias para apreciar o projeto, se a votação não estiver terminada. “De nada adianta ter convocação e não termos quórum para deliberar”, comentou. Neste caso, a discussão ficaria para fevereiro. Leia a reportagem completa.

Frota de Porto Alegre deverá ter mais 100 ônibus elétricos após aprovação de empréstimo
A prefeitura de Porto Alegre foi autorizada a contrair um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 447,7 milhões de reais. Os recursos serão utilizados para a aquisição de 100 ônibus elétricos e instalação de postos de recargas, ampliando em mais de seis vezes a quantidade de veículos deste tipo na capital – a frota atual é de 14 ônibus, conforme a plataforma de dados abertos da prefeitura.

O pagamento pelos ônibus financiados pela prefeitura será feito pelo modelo de subvenção econômica, a partir do qual é retirado o custo da desvalorização dos veículos do cálculo da tarifa. Ontem, em evento em Gramado, o prefeito Sebastião Melo (MDB) voltou a defender a ideia de um SUS para o transporte público. Uma norma do tipo está em tramitação na Câmara dos Deputados desde 2021. 

Com permanência de Hohlfeldt ameaçada, governo Leite cria força-tarefa para conter crise na área da Cultura
A crise instaurada após o anúncio da suspensão de atividades no Multipalco segue repercutindo nos corredores do Palácio Piratini. Nesta terça, um grupo de trabalho foi criado para tentar resolver a situação, deflagrada na semana passada quando o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, revelou que não assinaria mais contratos para 2026 por falta de pessoal. A continuidade de Hohlfeldt no cargo não está assegurada, como apurou o Correio do Povo. O posicionamento de Hohlfeldt foi lamentado pelo governador Eduardo Leite (PSD).

Também segundo o CP, o estopim para a crise se deu após Hohlfeldt constatar que a reestruturação da fundação ficou de fora do pacote de projetos do governo para o ano que vem, além de não ter sido recebido por secretários de Leite.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

OUTRAS NOTÍCIAS
Em meio à alta do turismo no estado, um novo Centro de Atendimento ao Turista começou a operar nesta terça-feira, no primeiro andar do Aeroporto Salgado Filho.
A área ocupada pelo antigo Esqueletão do Centro foi declarada de utilidade pública. Com a medida, o município pode dar início ao processo de desapropriação no local. A ideia é levar serviços à região.
Quem lembra? Lançada no aniversário de 250 anos da cidade, a marca oficial de Porto Alegre ainda não é amplamente conhecida.
O presidente do Conselho Regional de Química da 5ª Região, Paulo Roberto Bello Fallavena, foi afastado do cargo. Ontem, operação da Polícia Federal apurou suspeitas de desvios de 2 milhões de reais na autarquia.
Reportagem do LabJ mostrou que parlamentares gaúchos destinaram apenas 0,1% das emendas para a gestão ambiental. No cenário nacional, o índice é de 0,9%.
Juremir está na França e conta sobre uma campanha contra o feminicídio exibida nas ruas de Montpellier: “‘O amor não mata, homens violentos, sim’”, diz o slogan dessa impactante interpelação aos passantes”.

De onde tu és?

O que vai acontecer, então, com essa cidade que guardamos dentro de nós? Esses traços de memória atávica vão desaparecer também? Vai chegar o dia que ninguém nos perguntará de onde tu és? Tudo indica que sim. O território tratado como mercadoria, como chão de fábrica para reprodução do capital é todo igual em todo o planeta, padronizado como as filiais de uma multinacional de café, roupas ou comida. Que diferença vai fazer ter nascido aqui ou ali em um território sem fim ou começo, sempre igual? O que ele poderá trazer para a formação do nosso mundo interno?

Leia a coluna completa.


CULTURA
Logo

Perguntas sobre “O Agente Secreto”

Saí da sessão do filme "O Agente Secreto" com várias dúvidas. São perguntas que me fiz durante o filme para que a história tenha sentido, mesmo vendo tubarão engolindo perna ou a “perna cabeluda” matando amantes na praça, ou seja, mesmo que mitos e lendas façam parte do roteiro. Mantenho um velho hábito de procurar sentido lógico nas coisas, mesmo sabendo que em obras de ficção faz parte do jogo provocar a imaginação do espectador. Será que um filme tão badalado, feito por gente tão experiente, poderia ter furos em seu roteiro?

Leia o texto completo →

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

“Maldito Modigliani” recupera os passos do pintor italiano

Foto: Autoral Filmes

Marcando o centenário da morte de Amedeo Modigliani (1884 ⎯ 1920), o documentário Maldito Modigliani (2020) recupera a trajetória do pintor italiano vanguardista cuja vida breve, porém intensa foi marcada pela convivência com a boemia intelectual parisiense das primeiras décadas do século 20 e o envolvimento amoroso com modelos e mulheres artistas. Leia a resenha de Roger Lerina.


Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!