Pular para o conteúdo

✉️ Veja as notícias desta quinta-feira

Matinal News #1515

✉️ Veja as notícias desta quinta-feira
Professores do ensino infantil não poderão mais receber como técnicos | Foto: Henry Rodrigues/SMED/PMPA

Olá! Em uma trégua dos ataques e cenas lamentáveis nas últimas semanas, a Câmara de Porto Alegre aprovou um projeto por unanimidade que deve beneficiar centenas de professores da educação infantil. Tiago Medina escreve sobre a nova lei, considerada um avanço para a categoria da rede conveniada da prefeitura.

Falamos ainda da manifestação de Eduardo Leite sobre a megaoperação policial que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, episódio que também é pauta na coluna de Juremir Machado da Silva. E mais: reforma na chaminé do Gasômetro e o impacto dos empreendimentos de luxo na capital.

🥳 Recebemos ontem à noite uma grande notícia aqui na redação: o podcast O Fim do Futuro venceu o Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2025 na categoria Radiojornalismo/Podcast. Produzido em parceria entre Vós e Matinal, o projeto tem roteiro de Geórgia Santos e Filipe Speck e produção de Laís Escher, com apoio do Instituto Serrapilheira. A série narra, em formato documental, a tragédia climática de 2024 no Rio Grande do Sul e as perguntas urgentes sobre o futuro das nossas cidades. Ouça todos os episódios aqui.

🌦️
Previsão do tempo: Ainda pode chover um pouco nesta quinta. Depois do frio da manhã, a máxima chega aos 20°C à tarde.

Vereadores proíbem contratação de técnicos como professores na rede conveniada infantil

Um projeto aprovado pela Câmara Municipal de Porto Alegre pretende colocar fim em uma prática registrada há anos na rede conveniada do Ensino Infantil da capital. Historicamente, profissionais que atuam como professores são contratados como técnicos de desenvolvimento infantil. O texto, protocolado pelo vereador Rafael Fleck (MDB), alcançou uma rara unanimidade na atual legislatura, na sessão da última segunda-feira. A estimativa preliminar é de que centenas de trabalhadores sejam impactados. 

As instituições terão 60 dias após a publicação da lei para se adequarem. Atualmente, a rede conveniada do município é de 226 escolas, mais que o dobro das escolas próprias do município.

“Imagina um professor com 25 anos de história na escola não poder ter a aposentadoria especial porque era registrado como técnico”, destaca Fleck, mencionando a condição especial que professores têm para se aposentar.

Leia a notícia completa:

Vereadores proíbem contratação de técnicos como professores na rede conveniada
Proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Porto Alegre. Escolas terão 60 dias para se adequar à nova regra

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Leite oferece apoio ao governo do Rio de Janeiro

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), ofereceu apoio das forças de segurança gaúchas ao governo do Rio de Janeiro. Em sua manifestação, disse que "virou moda procurar culpados", enquanto o crime "continua trabalhando".

Leite considera ainda participar da comitiva de governadores do sul e do sudeste que planeja ir ao Rio. O objetivo da visita, segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é demonstrar apoio a Cláudio Castro (PL) e às forças de segurança do Rio, que comandaram a megaoepração que deixou mais de 120 mortos na capital fluminense, além de feridos e do impacto no cotidiano de milhares de cariocas, como aulas suspensas e alterações no trânsito.

Chaminé da Usina do Gasômetro vai passar por restauração

Uma avaliação feita pela prefeitura indicou que há risco de queda do reboco da estrutura na Chaminé do Gasômetro. Por conta desses danos, a estrutura terá de ser restaurada. De acordo com a prefeitura, a contratação da empresa responsável ficou para 2026. A avaliação não indicou outros riscos além do reboco, e a obra deverá ser superficial.

Construída nos anos 1930, a chaminé tem 127 metros de altura e não passa por nenhuma reforma desde 1989, durante o governo de Alceu Collares. Em 2025, a Usina do Gasômetro foi reaberta pela primeira vez em sete anos, quando recebeu exposições da 14ª Bienal do Mercosul.

🌇
Como o avanço de condomínios de luxo impactam a vida na cidade

Reportagem publicada pelo Humanista, jornal produzido por estudantes de Jornalismo da UFRGS, mostra como o avanço de empreendimentos de alto padrão transforma o espaço urbano e reforça a segregação social em Porto Alegre.

Os especialistas ouvidos pelo repórter João Vitor Debiasi criticam a lógica que dita os rumos da cidade a partir dos interesses do capital, concentrado nas mãos de poucas famílias com forte influência política, como exposto pelo estudo do pesquisador Marcelo Kunrath. Os pesquisadores questionam para quem, afinal, é destinado o espaço urbano.

Para o professor José Carlos Lemos, os condomínios fechados criam “uma ética do medo, uma ética do muro, uma ética que nega a pobreza, que nega a sujeira”. “Se um condomínio tem um circuito de câmeras de vigilância, por exemplo, o que ele está fazendo? Ele está negando a cidade. Ele está filmando o que está lá fora, criando uma situação de segurança, e não quer nem conviver com o que está lá”. 

OUTRAS NOTÍCIAS
Trabalhadores da educação municipal e estadual realizam ato no centro da capital hoje de manhã contra as mudanças propostas no Ensino Fundamental.
Ontem, por sinal, o assunto foi tema de reunião da Comissão de Educação da Câmara. Os vereadores mencionaram preocupação com a possível evasão escolar.
O Dmae lançou um edital para a reforma de quatro casas de bomba. As unidades, localizadas no quarto distrito, são: 5 no Humaitá, 6 no Anchieta, 8 no Vila Farrapos e 10 no Sarandi.
A secretária de Saúde do estado anunciou 62 novos ambulatórios dentro do Programa Assistir RS. Do total, 21 estarão na região metropolitana.
Prefeitos e entidades da região metropolitana estão divididos sobre o projeto de concessão do Bloco 1 das rodovias estaduais.
O TRF4 suspendeu a decisão da 2ª Vara Federal de Rio Grande que determinava a anulação da política de cotas para pessoas trans na Furg.

Mortandade no Rio

Cada mortandade como a desta semana acende-se como um letreiro: FRACASSO TOTAL. Toda vez que o Estado precisa de blindados ou de massacres para entrar num lugar do seu território, algo deu muito errado. Toda vez que o Estado cede a gestão de prisões para facções, assina o seu atestado de óbito. Cláudio Castro parece que se inspirou na filosofia de Donald Trump para a América Latina: pé na porta, atirar primeiro, perguntar o nome depois, a velha lógica do bandido bom é bandido morto. O governador sofrerá críticas devastadoras pela sua truculência, mas possivelmente aumentará o seu capital de votos.

Leia a coluna completa.


CULTURA
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
CTA Image

Tarso Genro analisa as relações do direito com a política em períodos de micro exceção
O ex-ministro e ex-governador Tarso Genro foi homenageado com o título de Acadêmico Emérito durante o IV Congresso Internacional da Academia Paulista de Direito, que acontece nos dias 29 e 30/10, na tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Saiba mais

Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!