Pular para o conteúdo

✉️ Bustos de bronze são alvos de furto no Centro

Matinal News #1514

✉️ Bustos de bronze são alvos de furto no Centro
Foto: José Francisco Alves / Grupo Escultura Pública do RS

Olá! Bom dia! O patrimônio público de Porto Alegre está sob ataque, como reporta Pedro Pereira nas linhas abaixo. Em pouco mais de um mês, quatro bustos de bronze instalados no Centro da capital foram furtados. A reposição será avaliada caso a caso.

De olho no legislativo, contamos sobre a aprovação do projeto que impede a contratação de técnicos para a função de professores na rede pública da capital. Em nível estadual, o pacote do TJ foi aprovado na Assembleia, o que significa que haverá mais desembargadores e juizados em breve. Ainda recuperamos o caso da área verde que a prefeitura de Gravataí visa urbanizar. João Neto conta que, a partir de uma decisão do TJ, o intento do município deve ser alcançado.

Hoje, os livros – a propósito, hoje é dia nacional do livro – dominam a área de opinião. Juremir escreve sobre a nova obra de Tailor Diniz, enquanto, na Parêntese, Marlon Pires Ramos escreve sobre a elitização de livrarias.

🌧️
Previsão do tempo: Já é primavera há quase um mês, mas o dia terá cara mais de inverno, com chuva e máxima de 18°C.

Quatro bustos são furtados em pouco mais de um mês no Centro

Ao longo de pouco mais de um mês, o pesquisador em História da Arte José Francisco Alves registrou em sua rede social o desaparecimento de quatro bustos instalados em praças de Porto Alegre. Nesta terça-feira, a Diretoria de Patrimônio e Memória da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) confirmou à Matinal que as quatro obras foram furtadas.

Os furtos foram notados pelo pesquisador entre os dias 9 de setembro e 17 de outubro. Todas as obras se localizavam no Centro. Responsável pelo policiamento na região, o 9º BPM tinha até segunda o registro de três crimes. Consultada pela reportagem, a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre a investigação.

Entre as esculturas atacadas está a homenagem ao fundador do Correio do Povo, o sergipano Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior. A peça, produzida no Rio de Janeiro pelo escultor italiano Luis Sanguin, foi o primeiro busto instalado em praça pública em Porto Alegre, com inauguração em 1913.

Também não estão em seu devido lugar os bustos de Antônio Carlos Lopes, André Puente e Leonardo Truda. Todos os bustos estavam instalados no Centro. A reposição das peças é avaliada, caso a caso, pela Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural, ligada à prefeitura.

Leia a reportagem completa:

Quatro bustos de bronze são furtados em um mês em Porto Alegre
Uma das obras atacadas é a de Francisco Caldas Júnior, o primeiro busto instalado em praça pública em Porto Alegre no início do século 20

O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER

Pacote do judiciário é aprovado na Assembleia 
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou ontem o pacote de três projetos enviados pelo Tribunal de Justiça. Dentre as medidas, estão a criação de 30 cargos de desembargador e 90 de assessor de desembargador, assim como o aumento no número de cargos em confiança por gabinete, que passa de um para dois. Outra proposta cria 25 unidades judiciais, como varas e juizados, além dos cargos e funções necessários – entre as novidades estão a criação dos juizados para julgar Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Porto Alegre. Um dos textos aprovados também extingue 45 cargos de juiz substituto, funções antigas que já não são utilizadas pela Corte.

A estimativa é de que o pacote tenha impacto financeiro de 438,9 milhões aos cofres públicos. Autor dos projetos, o TJ justifica a necessidade de ampliar seus quadros pelo crescente número de processos e recursos.

Lei que remove proteção ambiental de área em Gravataí passa a valer 
A prefeitura de Gravataí promulgou, na segunda-feira, o projeto de emenda à Lei Orgânica do município, que revisa dez artigos e altera o status ambiental de uma propriedade privada de 440 hectares, a Estância Província de São Pedro, localizada entre a ERS-118 e a ERS-020, próxima ao Morro Itacolomi. Às margens de importantes cursos d’água, a área conta com remanescentes dos biomas Pampa e Mata Atlântica, mas é vista como um “expressivo vazio urbano” pela gestão do prefeito Luiz Zaffalon (PSD), que apontou degradações no local e revelou planos contraditórios na região, como mostrou a Matinal. Na semana passada, o TJ suspendeu uma decisão em primeira instância que determinava nova votação para o projeto de Zaffalon, texto que havia sido aprovado às pressas, mesmo diante de uma liminar que demandava o encerramento da sessão.

Conforme a vereadora Vitalina Gonçalves (PT), contrária ao projeto, a prefeitura tenta impor à população uma narrativa que induz ao erro. Tais medidas, segundo ela, não colaboram com o suposto pretexto de preservação mencionado pelo governo municipal, e leva os proprietários da estância a ceder aos interesses da especulação imobiliária, já presente no entorno da área, marcada pela forte presença de vegetação. Saiba mais no site da Matinal.


Tarso Genro reflete sobre o futuro da democracia na Sabatina Parêntese
Em período que demanda a constante reafirmação do sistema democrático brasileiro, a penúltima edição de 2025 da Sabatina Parêntese conversa no sábado, 11 de novembro, com Tarso Genro, advogado e ex-governador do Rio Grande do Sul. Mediado por Luís Augusto Fischer, professor e editor da revista Parêntese, o encontro ocorre
OUTRAS NOTÍCIAS
Amanhã será inaugurado o Bourbon Carlos Gomes. Além de shopping, o local conta com cinema, praça de alimentação e duas torres comerciais.
A propósito: a inauguração do empreendimentoprovocou alteração no trânsito na região do bairro Bela Vista. A rua Pedro Ivo terá sentido único a partir da Regente.
No fim de semana entre 17 e 20 de outubro, Porto Alegre teve um acidente a cada 32 minutos. Houve feridos e uma morte. A rotina de sinistros tem preocupado a EPTC, que irá trabalhar ações de educação.
Pesquisa do Sinepe mostra aumento médio de 9,15% nas mensalidades das escolas particulares no RS. O valor está acima da inflação IPCA de 2025, que foi de 5,17%.
Em um movimento contrário à diretriz da Seduc, uma vereadora de Caxias do Sul vai protocolar um decreto para tentar impedir o fechamento de turmas do 9º ano em escolas municipais da cidade. A medida faz parte da municipalização do ensino.
O governo do estado anunciou que o leilão de concessão das rodovias do bloco 2 será realizado em março de 2026, com edital lançado na próxima semana. Projeto prevê aporte de 1,5 bilhão de reais.
Na mesma ocasião, a gestão Leite anunciou projeto de concessão da bilhetagem eletrônica dos ônibus do transporte metropolitano. A ideia é uma PPP de dez anos.
O MP investiga falhas no teste físico de um concurso que reprovou mulheres para o Corpo de Bombeiros. Candidatas relatam que critérios diferentes teriam sido usados para homens e mulheres.
Juremir escreve sobre o novo livro de Tailor Diniz, Perigo na Esquina, um romance policial com “belas estocadas nos modismos, no bolsonarismo, na manipulação das pessoas e nas bobagens do dia a dia”.
CULTURA
Logo

Sobre a elitização da leitura numa livraria de shopping e a invisibilidade das livrarias de rua

Marlon Pires Ramos

Desde que comecei a trabalhar na nova livraria no shopping Iguatemi, uma coisa (ou várias coisas) me chamou a atenção. A elitização palatável do lugar deixa no ar, como se fosse um veneno, uma arrogância vigente em todas as pessoas que ali circulam. Que o lugar é cheio de gente rica, todo mundo sabe. Que o lugar é cheio de gente que “se acha rica”, todo mundo também sabe. Agora, pensar isso dentro da livraria causa um choque. Uma doideira, diria um amigo. E olha que eu já tenho alguns anos de experiência como livreiro.


Leia o texto completo →

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Muito obrigado pela sua leitura! Quem apoia a Matinal segue conosco com uma curadoria de agenda cultural para o final de semana. Quer ler agora? Então apoie e leia hoje mesmo! Até a próxima edição!