Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

28º Festival Internacional de Cine de Punta Del Este anuncia os filmes concorrentes da edição

Co-produção "Quase deserto", de José Eduardo Belmonte, e "3 Obás de Xangô", de Sérgio Machado, representam o Brasil na competição de longas

28º Festival Internacional de Cine de Punta Del Este anuncia os filmes concorrentes da edição
Diretora do FICPUNTA Daniela Cardarello, Diretor de Cultura, Andrés Rapetti, Prefeita de Punta del Este María Antia e o Diretor de Programação Cultural, Valentín Trujillo. Divulgação/FICPUNTA

O 28º Festival Internacional de Cine de Punta del Este (FICPUNTA) anunciou a seleção oficial dos filmes que disputam os prêmios da edição de 2026, que acontece de 07 a 12 de fevereiro com programação totalmente gratuita. Além dos filmes em competição, mais de 40 produções, consolidam o festival como uma das principais vitrines do cinema ibero-americano contemporâneo.

Na mostra competitiva estão longas-metragens nas categorias Ficção, que concorrem ao Prêmio Mauricio Litman, e Documentários, que disputam o Prêmio Leão Marinho. As produções são provenientes do Uruguai, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana e Venezuela, e serão avaliadas por júris internacionais de profissionais do audiovisual. 

Já o Panorama Internacional apresenta obras da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Hungria, Itália, Marrocos, Portugal, Tailândia e Tunísia, com obras assinadas por cineastas consagrados e novos talentos do cinema mundial.  (confira a lista completa dos filmes ao final deste release).

Fora de competição o evento apresenta a mostra Panorama Internacional e uma retrospectiva especial dedicada ao cineasta aragonês Luis Buñuel, com foco em sua fase mexicana, por meio da exibição de três clássicos fundamentais de sua filmografia: Los olvidados (1950), Viridiana (1961) e El ángel exterminador (1962).

Categoria Ficção

Categoria Documentário

Panorama Internacional

Exibições Especiais

O Festival

Fundado em 1951 por Mauricio Litman, o Festival Internacional de Cinema de Punta del Este tem como missão atuar como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do setor audiovisual uruguaio, contribuindo para a formação de público e fortalecendo o turismo cultural. Sua trajetória e relevância o consolidam como o mais importante evento de cinema do Uruguai e um dos principais da América Latina, integrando a estratégia nacional de fomento à indústria audiovisual. O FICPUNTA se destaca ainda por ampliar o acesso da população ao cinema nacional, latino-americano e internacional, por meio de exibições em espaços não convencionais, e por seus princípios de continuidade, democratização, renovação e sustentabilidade, que o tornam parte do patrimônio cultural imaterial do departamento.

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Pantalla Maldonado integra a programação do FICPUNTA, promovendo o departamento como um polo audiovisual por meio da exibição de curtas-metragens produzidos localmente. A iniciativa, fruto de uma parceria público-privada entre o Departamento de Cultura do Governo Departamental de Maldonado (IDM) e a Este Audiovisual, visa fortalecer a produção regional, oferecendo prêmios em dinheiro e oportunidades de circulação em festivais. Os curtas selecionados serão exibidos em sessão especial no Teatro de Verano Margarita Xirgu.

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Redação Matinal

Ver tudo