No ano em que celebra seus 15 anos de atividades, o LAB (Laboratório-Escola de Arte Popular) recebeu uma grande notícia: foi contemplado em 1º lugar no edital LIC - Lei de Incentivo à Cultura, e teve o Financiamento do Pró-Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, obteve o patrocínio master da Toyota do Brasil, e assim, pode realizar diversas ações culturais gratuitas. Durante todo o ano desenvolveu atividades formativas incríveis, que incluíram 30 oficinas de arte, contemplando 515 alunos, dez saraus culturais ao longo do ano, com feiras de economia criativa e solidária que abriram espaço para 200 feirantes, e ainda a criação de uma revista, a Brasa, que está sendo amplamente distribuída em escolas, centros culturais e instituições parceiras. Quatro cidades receberam esta rica programação, toda gratuita e acessível e com muitas oportunidades de movimentar a cadeia cultural e a economia: Canoas, Guaíba, Porto Alegre e Alvorada.
E pra fechar com chave de ouro esse ano tão movimentado, que instrumentalizou e trouxe opções a tantos alunos, haverá uma mostra de arte ao final do ano, e uma festa cultural com apresentações, encerrando o projeto e celebrando as formaturas. A 9ª Mostra LAB traz diversas obras, profissionais e de estudantes, que apresentam seus resultados artísticos, compartilham suas subjetividades e proporcionam um encontro com o imaginário, o afetivo e o simbólico. São espetáculos de teatro, mostra coreográfica, desfile de moda e exposição de artes visuais que integram a mostra de maneira híbrida, mesclando a nossa comunidade escolar e suas diferentes formas de produzir arte e expressar suas singularidades. Jazz, funk, capoeira, costura, escrita criativa, teatro, percussão, ilustração, artesanato, inglês, música, todos os conteúdos oferecidos pelo projeto ao longo do ano estarão presentes na mostra, que acontecerá em Porto Alegre de 8 a 10 de dezembro e que marcará também o lançamento da 6ª edição da revista Brasa.
E as comemorações vão além: no dia 20 será realizado um amplo Sarau Cultural, marcando a confraternização final dos 15 anos, com apresentações culturais e o lançamento da 7ª edição da Brasa, somando cerca de 30 textos publicados e mais de 30 autores envolvidos nas duas edições que ganham lançamento neste dezembro. Esta atividade de encerramento será em Canoas, na Rua Domingos Martins, 440, e terá sarau cultural, feira de economia criativa, oficinas e concurso de poesia, live painting com premiação e muitos artistas, em apresentações que se iniciam às 14h e entram madrugada adentro. Entre as atrações estão Leny Barcellos & Os Musicália, Paulo Freitas, Aleph Freitas, Nina Closs, Coletivo Panapaná e muitas outras atrações.
Sobre o LAB – Laboratório-Escola de Arte Popular
Fundado dia 18 de dezembro de 2010, o LAB começou sua história na EMEF Prof. Thigo Würth no bairro Mathias Velho, através de oficinas populares de teatro com o Prof. Me. Bruno Flores. Hoje, o LAB se configura enquanto um espaço plural, itinerante, descentralizado, físico e digital de pleno desenvolvimento humano, montado por artistas e docentes na cidade de Canoas dos segmentos da Indústria Criativa, Educação Popular e Economia Solidária. O LAB é ao mesmo tempo um ponto de cultura, um hub de empreendimentos criativos e uma escola de educação popular e artística, atuando em diferentes áreas: artes visuais, artesanato, audiovisual, comunicação, dança, design, história, literatura, moda, música, patrimônio cultural, performance, produção cultural, teatro e tecnologia.
Ao longo dos 15 anos, seu trabalho se desenvolveu dentro de comunidades periféricas de mãos dadas com escolas, associações, pontos de cultura, associações de bairro, grupos artísticos, membros da comunidade e o comércio local. Além disso, o LAB defende fortemente pautas sobre sexualidade, gênero, etnias, meio ambiente e lutas sociais. Promove eventos em diferentes linguagens artísticas, produz espetáculos, exposições, feiras, saraus, bate-papos, workshops, mediações e outras atividades voltadas para a arte-educação. Neste ano, serão compartilhados com o público esses 15 anos de história de um espaço de resistência cultural e referência em arte-educação na cidade de Canoas e Região Metropolitana.
Quando: 08 de dezembro, das 18h às 21h30; 09 de dezembro, das 14h às 17h30 e das 18h às 21h30; e 10 de dezembro, das 18h às 21h30
Onde: Espaço Força e Luz – Rua dos Andradas, 1223. Centro Histórico. Porto Alegre
Gratuito
Quando: 20 de dezembro, das 9h em diante
Onde: Casa Wittrock - Rua Domingos Martins 440 - Centro/Canoas
Gratuito