Unindo Goiás e Rio Grande do Sul em intervenção artística, o Valdson Ramos fará uma obra inédita na parede de entrada do Instituto Ling, em Porto Alegre. A criação do trabalho poderá ser acompanhada gratuitamente e em tempo real por quem passar pelo centro cultural de segunda a sexta-feira, 27 a 31 de outubro.
Utilizando tinta acrílica, ele fará uma pintura monocromática de grandes dimensões que convoca o público a refletir sobre as Missões Jesuíticas e sua participação no processo colonizador, especialmente no Sul, além dos ecos que reverberam em outras regiões do Brasil. No centro do trabalho, haverá a pintura de um tecido pendido por cordas e pregos. A obra ainda contará com uma cartografia desenhada sobre papel conectando o Rio das Almas (Pirenópolis – GO) ao Guaíba (Porto Alegre – RS), traçando uma geografia afetiva e política que atravessa o país.
A ação faz parte do projeto Ling Apresenta: Quando as fronteiras se dissolvem. A iniciativa, com curadoria de Paulo Henrique Silva, tem o objetivo de aproximar os gaúchos da cultura do Centro-Oeste, trazendo artistas visuais da região para desenvolverem obras inéditas em Porto Alegre. No sábado, dia 1º de novembro, às 10h, Ramos apresentará sua pesquisa em um encontro aberto ao público, na sala de aula do Instituto Ling e, depois, comentará o resultado do trabalho em bate-papo com o curador, em frente à obra. Para participar, é necessário fazer a inscrição prévia pelo site www.institutoling.org.br. A obra ficará exposta para visitação gratuita até o dia 27 de dezembro.
Valdson Ramos nasceu em Formoso, em Goiás, em 1972. É artista visual e arte-educador, graduado em Artes Visuais pela UFG e mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela UEG. Suas obras exploram a iconografia religiosa brasileira, utilizando vinho canônico e água benta para refletir sobre questões contemporâneas. Participou de exposições em diversos espaços, como o Centro Cultural São Paulo (São Paulo, SP), Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG) e o MAC (Goiás, GO). Entre suas premiações, destaca-se o 4° Salão Nacional de Pequenos Formatos do Museu de Arte de Britânia (2024). Vive e trabalha em Anápolis.
Ramos será o quarto e último artista a participar do projeto Ling Apresenta que, neste ano, recebeu o subtítulo de Quando as fronteiras se dissolvem. A iniciativa recebeu, em março, o artista cuiabano Gervane de Paula, que criou um trabalho carregado de elementos da sua cultura regional, mesclando animais do Pantanal com símbolos gaúchos, como o cavalo Caramelo, que ficou famoso após sobreviver em um telhado durante as enchentes. Em junho, a convidada foi a artista visual, escritora e escultora Paty Wolff, que produziu uma obra que transita por diversas linguagens, como pintura, desenho e escrita da palavra, com a combinação do uso de diferentes materiais, entre eles tinta, estilete e papelão. E, em agosto, o centro cultural trouxe a artista Camila Soato, que fez uma obra com diferentes personagens extraídos do cotidiano banal. Os processos dos artistas foram registrados em minidocumentários assinados pela produtora Eroica Conteúdo. Os vídeos podem ser conferidos gratuitamente no canal do YouTube do Instituto Ling.
Quando: 27 de outubro a 1º de novembro de 2025
Onde: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
 
 
 
