O Sesc/RS anuncia o início de uma grande reforma no Teatro do Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre, que inaugura uma nova fase do espaço cultural. O local será totalmente reestruturado para se tornar um teatro multiconfiguracional, um modelo contemporâneo que permite diferentes arranjos físicos, múltiplas linguagens e experiências cênicas mais imersivas. Com investimento de cerca de R$3 milhões, o início das obras será em fevereiro de 2026 e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2027.
O novo projeto rompe com a arquitetura tradicional de plateia frontal e propõe um espaço em constante movimento: estruturas que deslizam, volumes que se transformam e tecnologias flexíveis que ajustam o ambiente conforme a criação artística. Assim, o teatro poderá assumir formatos como arena, semi-arena, palco italiano, passarela ou espaço aberto para instalações, ampliando sua vocação como centro de experimentação cênica da cidade.
A mudança também expande a variedade de usos: além de peças teatrais, o espaço estará preparado para dança, música, performances contemporâneas, exposições, ensaios, debates, eventos educativos, feiras criativas e atividades comunitárias. “Queremos que o público encontre um teatro vivo, capaz de se adaptar a cada proposta artística e de aprofundar a relação entre artista e plateia”, destaca o diretor do Sesc Alberto Bins, Marcelo Tolfo.
Com 462,55 m² de área total, o novo Teatro do Sesc Alberto Bins terá capacidade para 247 lugares: 177 no nível palco e 70 no balcão. Dessa forma, será possível garantir maior versatilidade cênica e conforto, aprimorando a experiência do espectador. Antes do início das obras, o Sesc promove, no dia 18 de dezembro, às 19h, um evento especial para parceiros, imprensa e convidados, que marcará simbolicamente o fechamento temporário do espaço. A noite terá apresentação do espetáculo de dança “Água Redonda e Comprida”, criação gaúcha que dialoga com movimento, memória e território.
Durante o período de obras, o Sesc Alberto Bins manterá sua programação cultural em diferentes locais parceiros, garantindo a continuidade das atividades na Capital. Entre os espaços em tratativas, estão o Teatro CHC Santa Casa, Goethe-Institut, Galpão Floresta, Teatro Bruno Kiefer (CCMQ), Vila Flores, MAC 4º Distrito, Viva Open Mall, Estúdio Stravaganza, Casa Arte Sesc – Museu da Cultura Hip Hop e Teatro dos Bancários. Além destes, a programação também será realizada em espaços públicos, como praças e parques da capital. Outros locais podem ser incorporados ao longo da agenda.
Inaugurado em 20 de dezembro de 1993, o Teatro do Sesc Alberto Bins já recebeu grandes talentos. Neste ano, foi palco para apresentações de nomes como o renomado ator Osmar Prado. Em 2025, destacou-se ainda por projetos como a Mostra de Teatro Infantil, a Mostra Sesc de Cinema, a Mostra Sonora Brasil e como um dos principais espaços do Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre. Ações afirmativas que abrem espaço ao diálogo sobre protagonismo feminino e representatividade LGBTQIAPN+, racial e de pessoas com deficiência também sempre fizeram parte do espaço cultural, que mantém um olhar especial para a formação de plateias, em parceria com dezenas de escolas públicas.