Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Documentário denuncia a arenização do pampa

Curta gaúcho "Um Planeta no Sul do Mundo" compara o solo do bioma a Marte

Documentário denuncia a arenização do pampa
Theo Tajes/Divulgação

Único curta-metragem da Região Sul a ser contemplado pelo edital Doc Futura, o filme gaúcho Um Planeta no Sul do Mundo teve sua estreia no Canal Futura nesta semana. O documentário dirigido por Lucas Furtado denuncia as mudanças climáticas que avançam no Rio Grande do Sul e tornam o pampa mais arenoso, aproximando o bioma ao solo de Marte.

O documentário produzido pela Corpo Estranho Filmes foi rodado nas cidades gaúchas de São Francisco de Assis e Bagé ⎯ regiões fortemente afetadas pela exploração indevida do pampa e pelas mudanças climáticas. O filme apresenta entrevistas com as irmãs Vera e Márcia Colares, pecuaristas familiares que expõem as dificuldades pelas quais elas passam.

O curta conta também com a participação de Milton Mendonça, professor de ecologia da UFRGS, que comenta os perigos ambientais existentes no Estado e as possíveis soluções para esses problemas.

A produção tem direção de fotografia de Theo Tajes e trilha sonora assinada pelo músico Artur Wais. Um Planeta no Sul do Mundo será reprisado na emissora neste sábado (13/12) e domingo (14), e também pode está disponível na plataforma Globoplay.

Theo Tajes/Divulgação

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo