Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Documentário retorna às origens do cinema

"Lumière! A Aventura Continua" recupera mais cem filmes dos irmãos pioneiros

Documentário retorna às origens do cinema
Imovision/Divulgação

Na sequência do encantador Lumière! A Aventura Começa (2016), Thierry Frémaux reuniu uma centena de outros filmes dos irmãos franceses para relembrar novamente as origens do cinema. Com um longo processo de restauração desses materiais e narração do próprio Frémaux, o diretor do Festival de Cannes retorna com o longa Lumière! A Aventura Continua (2024).

A aventura do cinema continua

Imovision/Divulgação
Imovision/Divulgação

Para o lançamento do documentário, Frémaux veio ao Brasil em novembro e participou de dois debates sobre restauração e conservação de arquivos ao lado do cineasta Walter Salles. Na ocasião, o diretor do Institut Lumière lembrou a mobilização internacional feita para a reabertura da Cinemateca Brasileira e disse que é uma responsabilidade coletiva garantir meios sólidos para o trabalho de uma instituição de memória e arquivo cinematográfico: “Cuidar da história do cinema é cuidar de nós mesmos”. Além de detalhar o processo de realização do filme, Frémaux também falou da necessidade de salvar, preservar e desenvolver salas de cinema.

Lumière! A Aventura Continua participou da seleção oficial do Festival de San Sebastian e empolgou cineastas como Martin Scorsese, que qualificou o filme como “um tesouro mundial”.

Imovision/Divulgação
Imovision/Divulgação

Lumière! A Aventura Continua: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Lumière! A Aventura Continua:

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo