Pular para o conteúdo

Estudantes da UFRGS apresentam composições e releituras no Unimúsica

Cinco grupos sobem ao palco do Salão de Atos da UFRGS nesta quinta-feira (4/11), com repertório embalado por forró, choro, frevo, ijexá e outros ritmos

Estudantes da UFRGS apresentam composições e releituras no Unimúsica
Foto: Bruno Fraga

A série entreluzeiros, do projeto Unimúsica, apresenta a Mostra Incandescente nesta quinta-feira (4/11), às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Com direção artística de Tamiris Duarte, o espetáculo coletivo abre espaço para cinco grupos de estudantes de Música do Instituto de Artes da instituição. Embalado por forró, choro, frevo, ijexá, entre outros ritmos, o show gratuito é uma oportunidade para o público conhecer a nova cena musical de Porto Alegre. 

A mostra revela o processo criativo dos estudantes, jogando luz no futuro da música, conforme Lívia Biasotto, que integra a equipe curatorial do projeto. Esse movimento, tal qual a palavra incandescente sugere, está “em brasa, brilhando, emitindo luz e calor”. O espetáculo inédito coloca tradições em movimento para “recriar e reformular as matrizes formadoras do repertório brasileiro no contexto contemporâneo”, explica Biasotto.

A apresentação tem como base a ideia de coletividade. “O estar junto, exercitando a escuta, atento ao tempo certo de entrar e fazer parte, integrando a dinâmica que se desenrola a partir desse encontro e que extrapola qualquer protagonismo individual, é um dos ensinamentos fundamentais das tradições populares”, completa Biasotto.

Selecionados por meio de edital, os grupos de músicos da mostra compuseram 12 canções e criaram novos arranjos para obras de domínio público, homenageando nomes como Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga. Sobem ao palco Angelis Lima, Belle Mottini, Bruno Cardô, Bruno Hartman, Cibel Balsamo, Denner Gomes, Duda Cunha, Elisa Terra, Fábio “Cabelinho” Azevedo, Fernando Schuck, Gustavo Virissimo, Ismael Oliveira, João Madruga, Luana Maia, Maria Fernanda Tavares, Mariana Stedele, Rafa Marques, Térence Veras, Vinicius Marinho, Vitória Porto e Yuri Lima

A retirada de ingressos para o espetáculo ocorre mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, no Salão de Atos da UFRGS. Durante a programação haverá audiodescrição e tradução em Libras

O futuro do percurso de escuta

A série entreluzeiros se propõe a ser um percurso de escuta “guiado por pontos de luz que iluminam os atravessamentos culturais formadores da diversidade da música brasileira”. A curadoria do projeto aposta em sonoridades que aproximam musicalidades diversas, unindo e contrastando ritmos indígenas, africanos, europeus e regionais brasileiros. 

Em 2026, a continuidade da série depende do sucesso da captação de recursos. Os responsáveis pelo projeto apostam em uma campanha de destinação de parte do imposto de renda, seja por pessoas físicas ou jurídicas, disponível somente até dezembro deste ano. Acesse aqui os detalhes.


Mostra Incandescente

Quinta-feira, 4 de dezembro, às 20h
Salão de Atos da UFRGS
(Av. Paulo Gama, 110)
Ingressos gratuitos, mediante doação de um quilo de alimento não perecível

João Neto

João Neto

Repórter. Contato: joaoneto@matinal.org

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de João Neto

Ver tudo