A exposição “Erico”, com obras de 47 artistas visuais, abre neste sábado (1º/11), às 15h30, no Espaço Força e Luz, em Porto Alegre. A mostra, com entrada gratuita, poderá ser visitada até 20 de dezembro.
O evento integra a programação da Feira do Livro de Porto Alegre e presta homenagem a Erico Verissimo, escritor que, ainda jovem, em Cruz Alta, sonhava ser pintor. “Me lembro que naquele tempo eu ainda pensava que podia ser pintor”, contou ele em entrevista a Clarice Lispector, publicada na revista Manchete em 1967.
Com curadoria da artista visual Graça Craidy e da escritora Marô Barbieri, e texto de apresentação do professor Sergius Gonzaga, a mostra reúne retratos de Erico e de personagens marcantes de sua obra — como Ana Terra, Bibiana e Capitão Rodrigo — em diferentes linguagens e técnicas.
As obras exploram o universo de 25 livros do autor, em suportes que incluem pintura a óleo e acrílica, desenho, escultura, cerâmica, bordado, colagem, instalação têxtil, litografia, xilogravura, arte digital e livro de artista em serigrafia.
Entre os artistas participantes estão Zoravia Bettiol, Clara Pechansky, Bea Balen Susin, Gilmar Fraga, Magna Sperb, Lucas Strey, Claudia Stern, Liana Timm, Leandro Machado e Umbelina Machado, entre outros.
Mesmo sem ter seguido a carreira de pintor, Erico manteve o olhar do artista — costumava desenhar seus personagens antes de descrevê-los em palavras.
Concerto Especial de Música Francesa
Quando: 1 de novembro, às 15h30
Onde: Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223, 3º andar, Galeria Incidente)
Gratuito