No dia 26 de novembro de 2025, quarta-feira, às 19h, será aberta a exposição Geologias Poéticas, que divulga obras de artistas que produziram desde 2012 na Oficina de Escultura em Pedra do Atelier Livre Xico Stockinger, da Prefeitura de Porto Alegre. O evento integra a programação da Noite dos Museus, que será realizada no dia 29 de novembro, sábado, das 18h às 24h.
A oficina é um dos únicos, senão a único, ateliê público municipal de arte no Brasil que propicia a escultores produzirem obras em pedras duras, sob orientação de professor e com espaço físico compatível à atividade. Dada a complexidade na realização de escultura em rochas, os integrantes da oficina em pedra do Atelier Livre são escultores com experiência na área e no domínio dos materiais e equipamentos envolvidos.
A escultura em pedra, em especial a realizada em rochas duras – basalto, granito e mármores –, requer um ateliê específico e equipado de modo a propiciar a produção das obras a artistas que não dispõem de oficina equipada e espaço físico compatível à atividade industrial em arte, labor profissional insalubre. Em 2012, a partir do curso temporário de “Escultura em rochas vulcânicas”, ministrado pelo escultor convidado Ricardo Olszewski, a oficina foi sendo gradualmente melhorada em tempo de orientação do professor efetivo, José Francisco Alves, e de espaço físico. A oficina de escultura em pedra do Atelier Livre foi ampliada e melhorada em 2024 e 2025.
A organização da exposição é de José Francisco Alves, professor de escultura do Atelier Livre desde 2000. A exposição apresenta 36 esculturas, de 13 artistas: Adriano Mayer, Ana Álvares Tita, Daniele Almirom, José Karan, Luciano Machado, Lúcio Spier, Marta Santos, Milton Caselani, Rogério Maduré, Sobral, Sol Stangler, Zeca Albuquerque e o escultor convidado, Ricardo Aguiar.
Ela ficará em exposição até o dia 30 de janeiro de 2026, com visitação gratuita, de segundas a sextas, das 9h às 19h.