Pular para o conteúdo

Exposição "Geologias Poéticas" apresenta obras da oficina de escultura em pedra do Atelier Livre Xico Stockinger

Exposição "Geologias Poéticas" apresenta obras da oficina de escultura em pedra do Atelier Livre Xico Stockinger
Maria Ana Krack / PMPA

No dia 26 de novembro de 2025, quarta-feira, às 19h, será aberta a exposição Geologias Poéticas, que divulga obras de artistas que produziram desde 2012 na Oficina de Escultura em Pedra do Atelier Livre Xico Stockinger, da Prefeitura de Porto Alegre. O evento integra a programação da Noite dos Museus, que será realizada no dia 29 de novembro, sábado, das 18h às 24h.

A oficina é um dos únicos, senão a único, ateliê público municipal de arte no Brasil que propicia a escultores produzirem obras em pedras duras, sob orientação de professor e com espaço físico compatível à atividade. Dada a complexidade na realização de escultura em rochas, os integrantes da oficina em pedra do Atelier Livre são escultores com experiência na área e no domínio dos materiais e equipamentos envolvidos.

A escultura em pedra, em especial a realizada em rochas duras – basalto, granito e mármores –, requer um ateliê específico e equipado de modo a propiciar a produção das obras a artistas que não dispõem de oficina equipada e espaço físico compatível à atividade industrial em arte, labor profissional insalubre. Em 2012, a partir do curso temporário de “Escultura em rochas vulcânicas”, ministrado pelo escultor convidado Ricardo Olszewski, a oficina foi sendo gradualmente melhorada em tempo de orientação do professor efetivo, José Francisco Alves, e de espaço físico. A oficina de escultura em pedra do Atelier Livre foi ampliada e melhorada em 2024 e 2025.

A organização da exposição é de José Francisco Alves, professor de escultura do Atelier Livre desde 2000. A exposição apresenta 36 esculturas, de 13 artistas: Adriano Mayer, Ana Álvares Tita, Daniele Almirom, José Karan, Luciano Machado, Lúcio Spier, Marta Santos, Milton Caselani, Rogério Maduré, Sobral, Sol Stangler, Zeca Albuquerque e o escultor convidado, Ricardo Aguiar.

Ela ficará em exposição até o dia 30 de janeiro de 2026, com visitação gratuita, de segundas a sextas, das 9h às 19h.

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Redação Matinal

Ver tudo