Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

Mel Lisboa incorpora Rita Lee em musical autobiográfico

Espetáculo terá três sessões, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, no Teatro da FIERGS

Mel Lisboa incorpora Rita Lee em musical autobiográfico
Foto: João Caldas Filho

O espetáculo Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, estrelado por Mel Lisboa, faz sua primeira temporada em Porto Alegre nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, às 20h30, no Teatro da FIERGS. Com direção de Débora Dubois e Marcio Macena, a montagem se baseia no livro de memórias publicado em 2016 pela cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Lee (1947 – 2023).

Mel já havia feito o musical Rita Lee Mora ao Lado (2014), elogiado pela cantora. Em 2021, Rita sugeriu que a atriz voltasse a interpretá-la nos palcos. No ano seguinte, enquanto Mel narrava o audiolivro Rita Lee – Uma Autobiografia, o pedido irrecusável da rainha do rock começou a ganhar forma – agora, com contornos autobiográficos – e o espetáculo estreou em 2024.

Capa de "Rita Lee - Uma Autobiografia" (2016)

Em nova parceria com Macena e Dubois, diretores de Rita Lee Mora ao Lado, Mel voltou a buscar a voz de sua personagem. “É um desafio. Quem está ali é a atriz, mas estou exposta como cantora. É outro estar em cima do palco, que vai me dando muita experiência”, conta a atriz. Embora não se considere cantora, Mel exercita o repertório de Rita inclusive fora do espetáculo. Na noite anterior à entrevista para a Matinal, ela subiu ao palco do Blue Note, casa de jazz em São Paulo, para duas sessões de tributo a Rita Lee.

No musical, a atriz dedica especial atenção aos gestos e movimentos da personagem. “Vocalmente, tento me aproximar dela, mas é difícil mudar a minha voz. Faço um trabalho vocal, e o corpo é muito importante. Ajuda muito a dar a impressão da presença da Rita no palco. Posturas, trejeitos e a maneira como ela andava foram objeto de um estudo profundo que me ajudam muito a compor a Rita”, diz Mel.

Foto: João Caldas Filho

Outro aspecto desafiador do espetáculo, segundo a atriz, é interpretar uma figura não só conhecida, como também icônica no imaginário pop brasileiro. “Qualquer pessoa que coloque uma peruca ruiva com franja e óculos redondos rosa vira a Rita. É uma imagem muito forte. Nessa construção – diferentemente de outras que faço de fora para dentro para compor uma personagem –, eu tive que, de certa maneira, colocar a Rita dentro de mim para que peruca e óculos não fossem uma fantasia, mas uma caracterização”, explica a artista.

Foto: João Caldas Filho

O trabalho de dentro para fora resultou em mudanças para além dos palcos. Até então vegetariana, Mel adotou uma dieta sem qualquer alimento de origem animal durante os dias de apresentação do espetáculo – uma forma de se vincular a uma das questões mais caras a Rita Lee e, segundo Mel, se conectar espiritualmente com a cantora, que faleceu antes da estreia do musical. O hábito se consolidou, e hoje a atriz é vegana.

“A causa animal era muito importante para a Rita. Era a única questão pela qual ela de fato militava. Ela fez muita coisa para as causas feminista e LGBT, mas aquilo (a causa animal) ela fazia apenas por ser quem ela era e agir como ela agia”, diz Mel.

Foto: João Caldas Filho

Para encenar encontros e situações que marcaram a vida de Rita Lee, Mel divide o palco com os atores e atrizes Bruno Fraga (Roberto de Carvalho), Fabiano Augusto (Ney Matogrosso), Tatiana Thomé (Censora Solange), Debora Reis (Hebe Camargo), Flávia Strongolli (Elis Regina), Yael Pecarovich (Gal Costa), Antonio Vanfill (Arnaldo Baptista e Charles Jones), Gustavo Rezende (Raul Seixas), Roquildes Junior (Gilberto Gil) e ainda Lui Vizotto e Priscila Esteves (swing).

A estreia do musical em Porto Alegre empolga a atriz: “Estou muito feliz, é minha cidade natal, onde mora minha família, minha vozinha. Não fui criada em Porto Alegre, mas tenho uma relação profunda com a cidade, de laços sanguíneos, por passar férias em Porto Alegre, pelo meu pai (o músico Bebeto Alves)… Sempre quero levar todos os meus espetáculos a Porto Alegre, mas esse especificamente estou muito feliz de levar”.

Foto: João Caldas Filho

Em fevereiro, Mel Lisboa vai interpretar Rita Lee sob outros holofotes. A atriz foi convidada a desfilar na Sapucaí com a Mocidade Independente de Padre Miguel, que apresentará o samba-enredo Rita Lee, a Padroeira da Liberdade – ouça aqui.

“É uma pergunta que faço para mim mesma: como interpretar a personagem que você está acostumada a interpretar de outra forma, em cima de um carro de escola de samba, sem medo de cair? Não sei até agora”, diverte-se a atriz.

Foto: João Caldas Filho
🎸
“Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”
Quando: 28, 29 e 30 de janeiro de 2026
Horário: 20h30
Onde: Teatro da FIERGS (avenida Assis Brasil, 8787 – Sarandi – Porto Alegre)
Duração: 120 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: entre R$ 25 e R$ 220, à venda online

Ricardo Romanoff

Repórter e editor de Cultura na Matinal. Também é tradutor, com foco em artes e meio ambiente, além de trompetista de fanfarra nas horas vagas. Contato: ricardo@matinal.org

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Ricardo Romanoff

Ver tudo