Porto Alegre conta com diversas opções de programação cultural que não pesam no bolso. Projetos contínuos de música apresentam programações anuais, reunindo artistas de diferentes estilos nos palcos e ruas da cidade.
Nesta quinta-feira (6/11), às 19h, no Mistura Fina, a cantora Loma Solaris apresenta Resposta ao Tempo, no Teatro Oficina Olga Reverbel. Na sexta (7/11), também às 19h, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres tem como atração o espetáculo Oríkì: Uma Saudação aos Orixás, no Teatro Glênio Peres.
No domingo (9/11), às 16h, a penúltima edição de 2025 do Samba do Quintana reúne Thiago Ribeiro & Amigos e Luciara Batista na Casa de Cultura Mario Quintana.
Confira 18 projetos contínuos de apresentações musicais gratuitas para acompanhar neste final de ano e ao longo de 2026.
Mistura Fina

Uma pausa sonora ao fim do dia é a proposta que rege o Mistura Fina, iniciativa com curadoria de Arthur de Faria. Os encontros com artistas consagrados e novos talentos ocorrem em apresentações intimistas e gratuitas, às 19h, no palco do Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher. O objetivo é valorizar a produção musical rio-grandense.
Com 30 shows no repertório, a 5ª temporada do Mistura Fina termina nesta quinta-feira (6/11) com o espetáculo Resposta ao Tempo, de Loma Solaris, celebrando a memória, o afeto e a resistência.
Onde: Teatro Oficina Olga Reverbel – Multipalco Eva Sopher (R. Riachuelo, 1089 – Porto Alegre)
Quando: Às quintas-feiras, 19h
Acesso: Gratuito
Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres

Com atividades semanais, às sextas-feiras e aos sábados, a Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre, oferece espetáculos de dança, circo, música e teatro, e são voltados aos públicos adulto e infantil.
Neste ano, a programação com 14 projetos selecionados se encerra no dia 29 de novembro. Ainda nesta semana, na sexta-feira (7/11) e no sábado (8/11), é possível conferir o espetáculo musical Oríkì: Uma Saudação aos Orixás, de Bruno Cardoso, que aborda as tradições afro-brasileiras.
Onde: Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 – Porto Alegre)
Quando: Semanalmente, às sextas e aos sábados
Acesso: Gratuito. Ingressos podem ser retirados das 14h às 17h na Seção de Memorial (Avenida Loureiro da Silva, 255 - 1º piso)
Concertos Capitólios

Para além da sétima arte, o edifício da Cinemateca Capitólio, tombado pelo Patrimônio Histórico, abriga também uma atividade que promove a música de concerto há dez anos em Porto Alegre. Os Concertos Capitólio abrem espaço para músicos em formação e artistas consagrados. Sempre com entrada franca, a série é mensal, e tem curadoria da Casa da Música POA.
Neste sábado (8/11), às 11h, a nona apresentação da temporada de 2025 do projeto será com o quinteto Metais do Porto, formado por trompetes, trompa, trombone e tuba. O grupo vai interpretar obras de Leonard Bernstein, Bizet, entre outros.
Onde: Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Porto Alegre)
Quando: Mensal, aos sábados
Acesso: Gratuito
Ecarta Musical

Valorizar a produção musical do Rio Grande do Sul é também o que move o Ecarta Musical, que realiza, quinzenalmente, shows gratuitos na sede da Fundação Ecarta. Desde 2005 o local recebe programação com característica de sarau, em apresentações próximas à plateia.
A atual temporada tem oito shows, do jazz à música de concerto. Neste sábado (8/11) , Rafael Teclas, Tiago Andreola e Alison Sebem tocam canções do álbum Mosaico de Memórias, às 18h.
Para ampliar o acesso, a Fundação Ecarta transmite ao vivo os espetáculos em seu canal no YouTube. Concebido na capital, o Ecarta Musical espalha, desde 2011, atividades para o interior do estado, promovendo palestras, debates, cursos e demais ações ligadas à música.
Onde: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre) e no YouTube
Quando: Quinzenalmente, aos sábados
Acesso: Gratuito
Samba do Quintana

Realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, o projeto transforma a Travessa dos Cataventos em uma roda de samba que recebe músicos locais para animar as tarde de domingo. Desde 2023, o Samba do Quintana já reuniu mais de 19 mil pessoas, em 22 edições, lideradas pela banda residente Thiago Ribeiro & Amigos.
Os próximos shows, sempre com intérprete de libras, ocorrem nos dias 9 de novembro – com a cantora e compositora Luciara Batist – e 7 de dezembro. A curadoria é da jornalista e cantora Bruna Paulin.
Onde: Casa de Cultura Mario Quintana – Travessa dos Cataventos (R. dos Andradas, 736 – Porto Alegre)
Quando: Mensal, domingos à tarde, das 16h às 20h
Acesso: Gratuito, sem retirada de ingressos
Terça Lírica

Óperas em estilo mais compacto, uma vez por mês, sempre às 19h. A Terça Lírica ocorre no Palácio da Justiça, idealizada pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, sob curadoria de Flávio Leite, com participação dos cantores da Companhia de Ópera do RS.
No dia 11 de novembro, os cantores do Ópera Estúdio 2025 estarão na programação, com árias, duetos, trios, quartetos e outros conjuntos de óperas (Don Giovanni e Bodas de Figaro, de Mozart, La Bohème e Gianni Schicchi, de Puccini, Rigoletto, de Verdi, Lakmé de Delibes e Viúva Alegre, de Lehár).
Onde: Palácio da Justiça do RS – Auditório Osvaldo Stefanello (Praça Marechal Deodoro, 55 – Porto Alegre)
Quando: Mensal, terças-feiras, às 19h
Acesso: Gratuito
Ressoa Música

Idealizado por estudantes, técnicos e professores da PUCRS, o Ressoa Música tem como principal objetivo valorizar a cena musical local, integrando artistas independentes de Porto Alegre e a comunidade. Selecionados por meio de edital, os músicos se apresentam no saguão da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos). Depois, conversam com estudantes sobre seus trabalhos em um podcast.
A próxima apresentação ocorre no dia 12 de novembro, às 11h30, com a cantora Pietra Keiber. Bate Sopra, Supervão, Ianaê Régia, entre outros artistas, passaram pela iniciativa em 2025.
Onde: Saguão da Famecos, no Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 7 – Porto Alegre)
Quando: Mensal, por temporadas
Acesso: Gratuito
Sonoridades

Lançado em 2022, o Sonoridades promove aos domingos, uma vez por mês, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, espetáculos com artistas nacionais e internacionais. As apresentações acontecem às 17h e já contaram com a participação de artistas como Clube do Choro de Porto Alegre, Grupo Mosayco – unindo flamenco à música brasileira –, além do charango da boliviana Luciel Izumi e das sonoridades africanas de Otis Selimane. Na edição de 23 de novembro, os convidados são Alegre Corrêa e François Muleka, com o espetáculo Gondwana.
Onde: Átrio do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Porto Alegre)
Quando: 17h, aos domingos, uma vez ao mês
Acesso: Gratuitos. A retirada dos ingressos pode ser feita pela plataforma Sympla. Acompanhe a programação atualizada na agenda da Matinal, ou no site do CHC Santa Casa
Domingo Clássico

Com repertório variado e solistas de renome, há mais de 20 anos a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza o Domingo Clássico, série de concertos gratuitos, apresentados aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil.
A temporada deste ano trouxe espetáculos como Souvenir de Florence, de Tchaikowsky; Fantasia Carmen, de Georges Bizet, com solo de Ariane Rovese; e Missa em Sol, de Schubert, com participação do Porto Alegre Consort.
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280 – Porto Alegre)
Quando: Uma vez por mês, aos domingos
Acesso: Gratuito
Solo Piano

Com um piano de cauda e curadoria do professor Ney Fialkow, o Solo Piano enaltece a música de concerto com recitais mensais, sempre às 12h30, na última segunda-feira do mês, no Espaço Figueira, do Centro Cultural da UFRGS. A premissa do projeto, criado em 2019, é valorizar a escuta e a contemplação em meio à rotina do campus da universidade, aproximando o público do trabalho de alunos de piano do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, além de músicos vinculados a outras instituições.
Em 2025, já passaram pelo Espaço Figueira a pianista basca Garazi Goñi, os doutorandos Jessé Piñon e Martim Antunes e o pós-doutorando Celso Barrufi. O repertório das apresentações gratuitas e abertas à comunidade já trouxe interpretações das obras de Johannes Brahms, Claude Debussy, Sergei Rachmaninoff, Beethoven e Domenico Scarlatti.
Onde: Centro Cultural da UFRGS – Espaço Figueira - (R. Eng. Luiz Englert, 333 – Porto Alegre)
Quando: Sempre às 12h30, na última segunda-feira do mês
Acesso: Gratuito
Musical Évora

Mais uma opção para quem deseja aproveitar o intervalo do almoço com boa música, o Musical Évora, realizado na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, abre espaço para artistas nacionais e internacionais. As apresentações ocorrem às quartas-feiras, às 12h30, com duração de 45 minutos.
O repertório do projeto contempla música de câmara e experimental. Na última quarta, o Évora recebeu Bernardo Zubaran e Dionara Fuentes para um recital de gaita de boca cromática e piano. Em outubro, Tiago Oliveira esteve presente, mesclando no violão composições europeias e latino-americanas, e também Gilmar Goulart apresentou criações contemporâneas com a marimba, instrumento de percussão de origem africana.
Onde: Multipalco Eva Sopher – Sala da Música (R. Riachuelo, 1089 – Porto Alegre)
Quando: Quartas-feiras, às 12h30
Acesso: Gratuito
Nativismo em Cena

Desde março de 2024, o Nativismo em Cena celebra a música sul-rio-grandense, valorizando a identidade gaúcha. O objetivo é promover apresentações com artistas de distintas gerações e regiões do estado, muitos dos quais contribuem com novas perspectivas e, ao manter acesa a chama da tradição, revitalizam e incorporam novos elementos à cultura.
Os shows, sempre gratuitos, são realizados às quartas-feiras, no Auditório Luis Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, por onde já passaram músicos como Érlon Péricles, Pirisca Grecco, Janaína Maia e Ricardo Bergha. A iniciativa é promovida pelo Instituto Estadual de Música, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura.
Onde: 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana – Auditório Luis Cosme - (Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre)
Quando: Às quartas-feiras à noite, em horários variados
Acesso: Gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos
BPE + Música

Após 154 anos, nem só de literatura vive a Biblioteca Pública do Estado. Prova disso é o projeto BPE + Música, uma série de eventos mensais, em que a instituição organiza shows para valorizar a nova geração de talentos da música gaúcha. Sempre na terceira quinta-feira de cada mês, no Salão Mourisco, os eventos do BPE + Música têm curadoria do crítico musical Juarez Fonseca. Desde o início do ano, a programação já contemplou apresentações gratuitas de artistas como Ian Ramil, Tivo e Pâmela Amaro.
Onde: Biblioteca Pública do Estado - Salão Mourisco da (R. Riachuelo, 1190 – Porto Alegre)
Quando: Terceira quinta-feira de cada mês
Acesso: Gratuito, com retirada de senha a partir das 18h
Música para Respirar

Além do Sonoridades, o CHC Santa Casa também acolhe o Música para Respirar, fiel ao que sugere o nome. Toda última quinta-feira do mês, às 12h30, é uma oportunidade de respirar com leveza e cultivar a escuta atenta, pela experiência de recitais embalados por sax, clarinete, violino, violoncelo e piano. Desde 2023, estudantes e músicos ligados ao Departamento de Música da UFRGS e outras instituições apresentam-se no átrio do CHC Santa Casa.
Onde: Átrio do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Porto Alegre)
Quando: Última quinta-feira do mês
Acesso: Gratuito
Brasil Interior

Na última quinta-feira do mês, o Brasil Interior recebe músicos com curadoria do compositor e violonista Mathias Behrends Pinto. Em 2025, o projeto está em sua 12ª edição e celebra a pluralidade musical brasileira. As apresentações são gratuitas e realizadas no Teatro Sinduscon-RS, às 20h. Neste ano, já passaram pelo espaço cantoras como Pietra Keiber, Ariane Wink, Roberta Argiles e Maria Alice.
Onde: Teatro Sinduscon-RS (Av. Augusto Meyer, 146 – Porto Alegre)
Quando: Última quinta-feira do mês
Acesso: Gratuito
BPE + Cultura

Outro projeto da Biblioteca Pública do Estado, o BPE + Cultura é uma festividade que faz da rua um palco para a arte e a cultura. Com ações no primeiro sábado de cada mês, as edições do projeto promovem exposições, encontros com autores e editoras, gastronomia e, como não poderia faltar, apresentações musicais em frente ao edifício da biblioteca.
Onde: Em frente ao edifício da Biblioteca Pública (R. Riachuelo, 1190 – Porto Alegre)
Quando: Primeiro sábado de cada mês
Acesso: Gratuito
Sarau do Solar

Realizado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Sarau do Solar já recebeu mais de 870 apresentações de artistas, dos mais variados estilos e regiões do estado, ao longo de 32 anos. Tradicionalmente sediado no Solar dos Câmara, atualmente o local das apresentações quinzenais do projeto variam.
Onde: A localização pode variar, a depender da programação
Quando: Quinzenal
Acesso: Gratuito
Unimúsica
Concebido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Unimúsica passou a influenciar diferentes gerações de artistas de Porto Alegre para além dos muros da instituição. Com 44 anos de história, nos últimos anos se dedica a propor temáticas anuais para as apresentações, difundindo a música feita em território nacional.
Em 2025, o projeto lançou a série entreluzeiros, em que a programação, com shows e ações formativas, explora diferentes realidades e identidades. Conforme os organizadores, os artistas convidados “recriam sonoridades produzidas a partir de encontros, disputas, atritos, trocas e convivências entre musicalidades indígenas, africanas, europeias e tantas outras”. A abertura do que chamam de um “percurso de escuta guiado por pontos de luz” contou com show do cantor e compositor baiano Mateus Aleluia, ex-Tincoã.
Seja no Salão de Atos ou no Centro Cultural da UFRGS, a entrada é sempre franca. Desde os anos iniciais, a iniciativa já realizou quinze séries com edições mensais e cinco festivais.
Onde: Salão de Atos ou Centro Cultural da UFRGS (R. Eng. Luiz Englert, 333 – Porto Alegre)
Quando: Diferentes atividades ao longo dos meses
Acesso: Gratuito, por ordem de chegada