Após uma edição desafiadora em 2024, com data alterada mais de uma vez em razão da enchente, a Noite dos Museus chega à sua nona edição neste sábado, 29 de novembro, das 18h à meia-noite. O maior evento cultural de Porto Alegre, que no ano passado reuniu mais de 208 mil pessoas, conta com quase 40 locais em seu circuito e mais de 100 apresentações artísticas, espalhadas por instituições e palcos no Centro Histórico com acesso gratuito. Entre as novidades deste ano, estão oito instituições até então inéditas no roteiro, além de duas instalações urbanas, quatro novas galerias e o retorno da Casa de Cultura Mario Quintana e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul à programação.
Os dois equipamentos geridos pelo estado ficaram de fora do evento desde 2023, quando os organizadores e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) não chegaram a um acordo sobre protocolos de preservação do acervo das instituições.
Pela primeira vez no percurso, estão o Arquivo Público do RS, o Museu do Hospital Psiquiátrico São Pedro, o Solar dos Câmara, entre outros. Tem também exposições nas galerias 506, Casa Amarela, Espaço de Arte Art Hotel e Plano B Cultural, e as intervenções de Raquel Brust e Leandro Selister, que exploram de forma poética e inovadora a relação entre a arte e a cidade, com obras de grandes dimensões na Rua Voluntários da Pátria.
Os destaques da edição de 2025 incluem ainda shows e espetáculos com La Brasa Lunera, Grupo Tholl, Bibiana Petek, Flor ET e os rappers Zudizilla e Rashid, todos na Praça da Alfândega. No palco Assembleia Legislativa o público poderá curtir Hard Blues Trio, Toró e um tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco.
A íntegra da programação pode ser acessada no site ou nas redes sociais do evento. E atenção para mudanças no trânsito no acesso ao Centro Histórico: haverá bloqueio na Rua Conceição, de sexta a domingo, quando o túnel será prioritariamente para quem necessita chegar à rodoviária.
Para não perder nenhuma nova atração do itinerário, confira abaixo o que cada local oferece.
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
(Rua Riachuelo, 1031 - Centro Histórico)
Instalado no atual endereço desde 1912, o Arquivo Público do RS (Apers) ilustra parte da história do estado marcada pela influência do positivismo, corrente filosófica que pautou a política, a economia e a organização sociocultural daquele período.
Mantido por uma equipe multidisciplinar de servidores, no âmbito da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Apers é lugar de produção de conhecimento com potencial cultural, promovendo a gestão documental do Rio Grande do Sul. Na Noite dos Museus, o espaço oferece cinco opções para se divertir e aprender.
- Exposição Arquivo Público 119 anos sob os olhares do USK POA, com 48 desenhos que retratam o conjunto arquitetônico do Apers
- 18h30min – Peça de teatro Eu, Pessoa e Os Outros Eus
- 19h30min – Show com a música afro-gaúcha do Grupo Desagravo
- 20h30min – Show com o cantor e compositor Léo Monassa, em uma mistura de gêneros, do blues ao samba
- 21h30min – Show com o rock, samba-rock, swing e groove da Casadimadera
Associação Comercial de Porto Alegre
(Largo Visconde do Cairú, 17 - Centro Histórico)

Instituição sem fins lucrativos filiada à Federasul (Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul), a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) está localizada em edifício projetado pelo arquiteto Joseph Lutzenberger. Sob gestão de Suzana Vellinho Englert na diretoria, a entidade apresenta exposição que contempla o projeto arquitetônico de Lutzenberger – fazendo jus à premissa de valorizar o patrimônio da cidade –, e também os seguintes espetáculos:
- 18h30min – Canções autorais de Izabel L’Aryan e Renato Fagundes Quarteto
- 19h30min – Show do cancionista Artur Wais
- 20h30min – Peça teatral Curiosa Mente – Do fim do Mundo ao Começo
Colégio Leonardo da Vinci – Alfa
(Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Rio Branco)

Ampliando a programação do Centro Histórico para o Rio Branco, o Leonardo da Vinci oferecerá cinco opções para quem deseja ampliar o repertório cultural. Atualmente, em Porto Alegre, o Colégio tem como sede o prédio que abrigou o Centro Universitário Metodista – IPA, adquirido em leilão no final de 2024.
Na noite de sábado (29/11) a instituição de ensino traz a exposição textual e fotográfica Cartografias do Tempo: Patrimônio, Educação e Memória, e também:
- 18h30min – Número de palhaçaria Aula de Arte
- 19h15min – Musical infantil Fantasmagórico
- 20h15min – Solo do cantor Saulo Fietz
- 21h15 – Solo da cantora e compositora Heloísa Marshall
Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki
(Rua Duque de Caxias, 350 - Centro Histórico)

Criado em dezembro de 2013, o Memorial da Justiça Eleitoral do RS passou a carregar o nome do ministro Zavascki em 2022, quatro anos após o seu falecimento. O espaço promove eventos e disponibiliza a documentação histórica dos processos referentes ao voto e ao regime democrático, auxiliando em pesquisas e realizando exposições e apresentações em escolas e universidades.
A programação do Memorial em 29 de novembro é composta pela exposição A Justiça Eleitoral no RS, e repertório com quatro atrações.
- 18h – Show com Leandro Bertolo Trio
- 19h45 – Espetáculo musical de Pablo Lanzoni e Thiago Colombo, com o projeto cancionista Delírio Geral
- 20h45min – Show Canções Duetadas, com Daniel Wolff & Fernanda Krüger
- 21h45min – Show com Lucas Ortiz
Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul
(Rua Duque de Caxias, 1029 - Centro Histórico)

Localizado no prédio mais antigo da cidade, que data de 1790, o Memorial do Legislativo do RS já foi sede da Assembleia Legislativa entre 1835 e 1967. Hoje o antigo casarão rosado ao lado do Palácio Piratini abriga a história do parlamento gaúcho, e foi reformado e inaugurado em 2010 após adequações na estrutura do edifício. A instituição pública garante a preservação, a conservação e o acesso à memória política do estado.
O local exibe a exposição Tempo e Reflexão, contando a história dos 190 anos da Assembleia, a Mostra Política de Cinema, com uma seleção de filmes que retratam as transformações históricas, culturais e políticas do Rio Grande do Sul, e mais:
- 18h – Peça de teatro Boitatá, a História Verdadeira
- 20h – Show com Nelson Coelho de Castro
Memorial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul
(Rua Sete de Setembro, 388 - Centro Histórico)

Espaço criado em 2002, que passou por dificuldades em 2015, foi reativado em 2023 e resistiu às intempéries provocadas pela maior crise climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, em 2024. Desde sua concepção o Memorial do Tribunal de Contas do estado se dedica a preservar a memória institucional, mesmo em um órgão não destinado exclusivamente à cultura em suas operações.
- Exposições: Lanceiros Negros, com réplicas de documentos, obras de arte, imagens e outros elementos da cultura afro-gaúcha; Casa dos Contos, sobre a história da sede da Corte
- 18h30min – Choro, jazz e música regional do RS com Mathias 7 Cordas Trio
- 19h30min – Montagem teatral O Sertão em Mim
- 20h30min – Show com Pedro Zani & As Ervas Doces
- 21h30min – Show de Érico Moura & Banda
Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro
(Av. Bento Gonçalves, 2460 - Partenon)

Com cerca de 200 mil obras produzidas ao longo de 30 anos, o Museu do Hospital Psiquiátrico São Pedro é o primeiro do Rio Grande do Sul a destacar a relação entre a arte e a saúde mental. A instituição possui parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela curadoria dos trabalhos. Feitos por pacientes, ex-pacientes e um público associado à assistência do SUS, os materiais reunidos trazem expressões artísticas diversas, como pinturas, esculturas, bordados, cerâmicas, textos e outras formas de expressão.
Seis atrações e uma exposição estão na programação do espaço durante a Noite dos Museus.
- Exposição SÃO PEDRO faz pARTE, com produções de frequentadores da Oficina de Criatividade, em diálogo com objetos do Memorial da Loucura.
- 18h30min - Show de César Lascano
- 19h30min - Show da banda independente Gambiarra
- 20h30min - Espetáculo de dança Trivial
- 21h30min - Show de Amanda Gabana
- 22h30min - Espetáculo circense com Grupo Tholl
- 22h50min - Show com Negra Jaque e banda Igbin
Solar dos Câmara
(Rua Duque de Caxias 968 - Centro Histórico)

Considerado um marco na paisagem porto-alegrense por representar a arquitetura residencial do século XVIII, o Solar foi construído entre 1818 e 1824 e tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1963. Em 1981 foi adquirido pela Assembleia Legislativa do RS, e restaurado como um centro cultural, de arquivo e pesquisa sobre a trajetória política do estado.
- Exposição Portas Abertas: Conservação do Patrimônio em Cena, celebrando a história, a arte e a preservação cultural
- 18h e 20h30min – Apresentação Afetos Musicais, do coral da Federação de Coros do Rio Grande do Sul
Instalações urbanas
A relação entre arte e espaço urbano também integra o circuito, proposta viabilizada em duas instalações de grandes dimensões dos artistas Leandro Selister e Raquel Brust.
No ponto de coleta e comércio de resíduos Sucatas de Carvalho, 795, Brust ocupa uma enorme fachada com o projeto Giganto. O trabalho é uma instalação fotográfica que retrata a reciclagem, os catadores e os centros de triagem.
Já Selister provoca reflexões sobre o afeto, com a intervenção O amor vem antes. O artista coloriu a entrada do POP Center – conhecido como camelódromo –, acrescentando a palavra “ame” nas escadas, em grandes proporções, com a aplicação de estêncil.

Ambas no Centro, na Voluntários da Pátria, os trabalhos ficarão disponíveis gratuitamente até 31 de março de 2026.
Circuito de galerias
Em alusão aos 90 anos de vida e criação da artista plástica Zoravia Bettiol, a Noite dos Museus elaborou um roteiro que passa por seis galerias, das quais quatro são inéditas na programação. As novidades são a Casa Amarela, o Espaço de Arte Art Hotel, a Galeria 506 e o Plano B Cultural, localizadas em diferentes pontos da cidade, da Cidade Baixa ao Bela Vista. Nesses locais, abertos somente até às 22h, estão previstos diálogos e exposições.
Casa Amarela
(Av. Américo Vespúcio, 377 - Higienópolis)

- Exposição de arte têxtil Brasília em Fios, do Coletivo Entrelinhas DF
Espaço de Arte Art Hotel
(Av. Lucas de Oliveira, 995 - Bela Vista)

- Exposição Guerreiros do Sul, com obras de artistas gaúchos
Galeria 506
(Avenida Nova York, 506 - Auxiliadora)

- Exposição Atelier Aberto: onde os jardins se encontram, uma mostra que reúne o trabalho de artistas, professores e colaboradores para celebrar o encontro entre arte, natureza e convivência
Plano B Cultural
(Rua Joaquim Nabuco, 36 - Cidade Baixa)

- Exposição com programações da Fibra – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2025, sob o tema “Consumo Consciente: sensibilização para transformar o comportamento coletivo”