A Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) e a Companhia de Ópera do RS (CORS) apresentam nos dias 6 e 7 de dezembro (sábado e domingo), às 18h, no Teatro Simões Lopes Neto, a ópera em 3 atos João e Maria.
A concepção e direção cênica serão da premiada diretora gaúcha Camila Bauer, com preparação corporal de Carlota Albuquerque e direção musical e regência de Gabriel Schirato (SP) frente ao elenco do Ópera Estúdio 2025 e da Orquestra Theatro São Pedro.
Com libreto de Adelheide Wette, João e Maria é uma adaptação em português de HANSEL UND GRETEL, do compositor alemão Engelbert Humperdinck, inspirada no clássico homônimo dos Irmãos Grimm. Originalmente concebida como um entretenimento vocal de pequena escala para crianças, se tornou uma das óperas de contos de fadas de maior sucesso já criadas. Estreou no Hoftheater em Weimar, em 23 de dezembro de 1893, sob a regência de Richard Strauss. No Brasil, foi apresentada pela primeira vez no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, em outubro de 1902.
A trilha sonora, temperada com as sofisticadas lições musicais que o compositor aprendeu com seu ídolo Richard Wagner, atribui temas musicais a certas ideias e, em seguida, transforma os temas de acordo com novos desenvolvimentos no drama. Humperdinck utiliza canções separadas (entre elas, canções folclóricas autênticas). A música, assim como as crianças, parece crescer ao longo da noite.
Quando: 6 e 7 de dezembro, sábado e domingo, às 18h
Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico)
Ingressos disponíveis no site do Theatro São Pedro