Pular para o conteúdo

Odilon Wagner: “Freud é o personagem mais potente da minha carreira”

Com direção de Elias Andreato, “A Última Sessão de Freud” apresenta diálogo ficcional entre o pai da psicanálise e o escritor britânico C.S. Lewis

Odilon Wagner: “Freud é o personagem mais potente da minha carreira”
Foto: João Caldas

O espetáculo A Última Sessão de Freud fará sua terceira temporada em Porto Alegre, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, sempre às 20h, no Teatro do Bourbon Country. Dirigida por Elias Andreato, a peça tem Odilon Wagner no papel de Sigmund Freud, vivendo suas últimas semanas de vida, em setembro de 1939.

Foto: João Caldas

Assistida por mais de 170 mil pessoas em todo o país desde 2022, a montagem parte de texto do dramaturgo americano Mark St. Germain, apresentando o pai da psicanálise em diálogo ficcional com o escritor britânico C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, interpretado pelo ator Marcello Airoldi. Na conversa, o ateu Freud debate com o ex-ateu Lewis sobre questões em torno da fé e do sentido da vida.

“É uma conversa muito instigante, onde eles se provocam, se analisam, debatem firmemente, mas o exercício do diálogo é maior do que o desejo de ganhar a batalha”, afirmou Wagner em entrevista à Matinal.

Foto: João Caldas

O cenário assinado por Fábio Namatame (indicado ao Prêmio Shell pelo trabalho) reproduz o consultório onde Freud atuou em Londres, entre 1938 e 1939, após escapar da perseguição nazista. A 2ª Guerra Mundial é pano de fundo do diálogo entre o psicanalista e o escritor, ambientado em 3 de setembro de 1939, data em que o Reino Unido declara guerra à Alemanha, dois dias após a anexação da Polônia pelo Terceiro Reich.

“Freud é o personagem mais potente da minha carreira”, destaca Odilon Wagner.

Assista à entrevista:

🎭
“A Última Sessão de Freud”
Quando: 27, 28 e 29 de novembro de 2025 (quinta, sexta e sábado), às 20 horas
Onde: Teatro do Bourbon Country (rua Tulio de Rose, n.º 80)
Ingressos: entre 40 e 180 reais
Vendas online: site do Teatro do Bourbon Country
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Ricardo Romanoff

Repórter e editor de Cultura na Matinal. Também é tradutor, com foco em artes e meio ambiente, além de trompetista de fanfarra nas horas vagas. Contato: ricardo@matinal.org

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Ricardo Romanoff

Ver tudo