Todos têm algo a contar. O canal "Tímpano" pretende dar voz a pessoas com olhares muito diversos e espaço para quem conta e tempo para quem escuta. O projeto estreia no YouTube e Spotify no dia 27 de janeiro, terça-feira, às 19h. O primeiro episódio traz uma conversa com a jornalista e empresária Fátima Torri, idealizadora do canal "Fala Feminina". "Tímpano" é uma criação de Eduardo Wannmacher, Daniela Corso e Zé Carlos de Andrade, que assinam direção, arte e fotografia, respectivamente.
O programa é semanal e convida personalidades das mais diversas áreas e linhas de pensamento em episódios de 30 minutos. A primeira temporada traz conversas inspiradoras com Ana Maria de Souza, a 1ª mulher negra a dirigir Biblioteca Pública do RS; o músico Carlinhos Carneiro; o ator Gabriel Faryas (do recém lançado longa "Ato Noturno"); a fotógrafa Heloísa Medeiros; o rapper Rafa Rafuagi, criador do Museu do Hip Hop; e o arquiteto e professor Rogerio Malinsky.
O slogan de "Tímpano" o define como "um projeto de escuta". O que o diferencia de um videocast convencional é o foco total em quem está sendo entrevistado. A câmera está centrada apenas no convidado e suas histórias. "Em nosso mundo caótico da informação, nós queremos que as pessoas parem e ouçam o outro", define o cineasta porto-alegrense Eduardo Wannmacher. "Todo mundo tem histórias boas para contar", complementa.
Outro ponto chave do canal é a busca pela diversidade: "Vamos entrevistar pessoas de vários campos de conhecimento, todo mundo que puder e que seja interessante, e falar coisas que uma entrevista tradicional não traz". O trabalho é gravado na Zona Norte da Capital gaúcha e resulta da união de três amigos.
O cenário de "Tímpano" é um apartamento-estúdio desenvolvido pela arquiteta Daniela Corso, responsável pela direção de arte. Com uma história repleta de memórias e objetos de arte e design, é também um protagonista do projeto e será explorado com conteúdos de divulgação ao longo do tempo. Wannmacher conduz a conversa e edita, enquanto Zé Carlos de Andrade é o responsável pela foto e faz ensaios fotográficos com os entrevistados.
Para estrear o projeto, "Tímpano" traz Fátima Torri, jornalista com passagem por grandes publicações como a Revista Isto É, Zero Hora, Correio do Povo, e Estado de São Paulo. Há mais de 20 anos comando a Fatto Comunicação, agora FTcom, que presta serviços de comunicação corporativa. É a criadora da plataforma e do canal "Fala Feminina", projeto que nasceu da sua inquietação sobre as diferenças entre os mundos masculino e feminino e tem como propósito dar voz às mulheres.
O podcast:
Estreia do canal Tímpano: um projeto de escuta no YouTube | Episódios semanais
Quando: dia 27 de janeiro de 2026 (terça-feira), às 19h
Duração: 30 min
Instagram: @projetotimpano