Pular para o conteúdo

PUBLICIDADE

"Valor Sentimental" retrata dolorosa reconciliação familiar

Filme norueguês concorre neste domingo ao Globo de Ouro em oito categorias

"Valor Sentimental" retrata dolorosa reconciliação familiar
Retrato Filmes/Divulgação

Pré-selecionado ao Oscar em três categorias e com oito indicações no Globo de Ouro, o filme norueguês Valor Sentimental (2025) é mais um grande filme do diretor e roteirista Joachim Trier. O novo drama do realizador dinamarquês ecoa o mestre Ingmar Bergman no retrato de uma dolorosa tentativa de reconciliação familiar de duas irmãs com o pai cineasta ⎯ explorando memórias, ausências e o papel da arte na reparação.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Valor Sentimental acompanha o relacionamento do consagrado cineasta Gustav (Stellan Skarsgård) com as filhas Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas). Quando a mãe das duas irmãs morre, o pai distante reaparece com uma novidade: quer rodar o seu projeto mais pessoal na casa que era da família e com a filha mais velha como protagonista.

Retrato Filmes/Divulgação

Atriz de teatro, Nora recusa o papel, e Gustav resolve entregá-lo para Rachel (Elle Fanning), jovem e entusiasmada estrela de Hollywood, que logo percebe que se envolveu em um doloroso e íntimo drama familiar. O egocentrismo do pai, os ressentimentos das filhas e as ambivalentes relações entre vida familiar e profissional, arte e realidade, afetos e ambições acabam se interpondo entre os personagens, tanto afastando quando aproximando uns dos outros.

Joachim Trier assina o roteiro ao lado de Valor Sentimental do diretor e roteirista Eskil Vogt, repetindo a parceria que levou à indicação de ambos ao Oscar da categoria por A Pior Pessoa do Mundo (2021). A trama ecoa o conflito afetivo e artístico de Sonata de Outono (1978), clássico de Ingmar Bergman que confronta uma mãe pianista de sucesso com a filha emocionalmente instável.

Retrato Filmes/Divulgação

A densidade dramática da obra do grande cineasta sueco reverbera o tempo todo em Valor Sentimental, tanto na construção psicológica complexa dos personagens quanto na maneira inteligente e sensível como as situações se desenrolam ao longo da trama ⎯ conjugando expressões evidentes e estridentes com impressões sutis e silenciosas. Um dos pontos altos da produção é a ótima trilha sonora, assinada pela compositora, pianista e cantora polonesa Hania Rani.

Merece destaque o conjunto homogêneo e de excelência das atuações do elenco central ⎯ que, aliás, está todo disputando o Globo de Ouro neste domingo (11/1): Renate Reinsve, premiada em Cannes por A Pior Pessoa do Mundo, concorre como melhor atriz de drama, Stellan Skarsgård foi indicado como ator coadjuvante e Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas estão no páreo de coadjuvantes femininas.

Retrato Filmes/Divulgação

Valor Sentimental: * * * * *

COTAÇÕES

* * * * * ótimo     * * * * muito bom     * * * bom     * * regular     * ruim

Assista ao trailer de Valor Sentimental:

Roger Lerina

Roger Lerina

Jornalista e crítico de cinema. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa sobre artes, cultura e entretenimento, publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora.

Todos os artigos

Mais em Cultura

Ver tudo

Mais de Roger Lerina

Ver tudo