*Errata: Diferentemente do publicado numa primeira versão desse texto, o avanço da climatização nas escolas do municíoio de Porto Alegre subiu 6 pontos percentuais, ou seja, aumentou 30%. O texto foi alterado às 15h15 de 26/01/2026.
A volta às aulas neste ano pretende ser diferente em metade das escolas estaduais. De 2024 para cá, mais da metade das instituições de ensino da rede (52%) já estão com 100% das salas climatizadas, ante cerca de 7% que já tinham ar em todas as salas no último censo escolar.
Na Capital, o avanço na climatização foi bem inferior. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, seis ganharam um aparelho de ar em todas as salas de aula neste ano, mas todas já contam com pelo menos um aparelho de ar-condicionado. Não foi possível checar os dados com o censo, já que a edição relativa a 2025 ainda não foi publicada.
No ano passado, ondas de calor levaram ao adiamento do início das aulas. Para este ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou que 2025 foi um dos três anos mais quentes já registrados. Este ano já começa com previsão de instabilidade e extremos no clima.